Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

25 de set. de 2011

Ambientes virtuais e mídias de comunicação-Texto 1

Qual a importância do design didático hoje no ensino?


Introdução
Levando-se em consideração que a sociedade almeja uma escola comprometida com a busca de uma sociedade justa, capaz de desenvolver nos jovens habilidades, conhecimentos e atitudes funcionais ao mundo do trabalho, da produção, e ao desenvolvimento econômico, buscando uma educação de qualidade, com vista à construção coletiva e o reconhecimento da importância da EAD. Vemos-nos diante da necessidade de tirar as ideias criativas do papel ou do pensamento e colocá-los em prática para que haja de fato a inovação na educação. Uma das maneiras de concretizar essa ação pode ser definida ou encontrada em designer didático e já que estamos na era da informática, a qual nos oferece milhares de caminhos como imagem, áudio, cores..., temos mesmo é que trabalhar para por em pratica a criatividade buscando como uma das fontes o design didático.


Desenvolvimento

Para uma boa idéia em designer didático é preciso duas concepções básicas:
·         Criatividade 
·         Indagação
 A criatividade por uma questão de lógica deve fazer parte da vida de todo educador, pois, ser educador, exige ser criativo e ser criativo pode fazer muita diferença não somente na escola, mas, no mundo. Ser criativo é permiti-se crescer como pessoa e como profissional e a indagação nos leva a uma sucessão de fatos nas quais, encontramos efeito, problemas e soluções.  
É evidente e não há como evitar que a globalização influencie e modifique os planos culturais do Brasil e do mundo, Contudo, temos observado que, o que acontece fora da escola, ainda não pertence ao mundo da escola, apesar dos esforços de alguns professores, dos novos currículos, dos novos livros e dos materiais pedagógicos inovadores, ainda há uma distancia muito grande entre a realidade da escola e ao mundo das tecnologias isso normalmente ocorre pelo medo de arriscar.
Ken Robinson em suas palestras sobre criatividade comenta que, precisamos perder o medo de arriscar, pensando apenas no erro.  Precisamos um pouco da pureza dos pequeninos a fim de nos libertarmos de nossas ''prepotências’’, com certeza a observação do comportamento delas tem muito a nos ensinar.
Nas sociedades, industrializadas, a crise generaliza-se a todos os setores da sociedade e a educação sofre como nunca a pressão da mudança profunda e em alguns casos permanente. No mundo tecnológico atual, temos como novidade a ser aperfeiçoada a educação a distancia concretizadas através da TICS, isso explica o porquê é tão importância discutir essas abordagens,

A inovação é, pois, uma mudança deliberada e conscientemente assumida, visando uma melhoria da ação educativa através da pesquisa, da ação para transformação. Não aceitar o mundo como imutável é o primeiro passo e desafio de alguém que quer exercer um trabalho de transformação”. 
 (FREIRE, Paulo, BETTO, Frei... 1994 pg. 16).

Todo educador consciente sabe que a globalização, automaticamente modifica as fontes de conhecimento e exige maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, e o caminho mais curto para o ajuste técnico/cientifico no meio educacional é a conscientização do que é ser de fato educador no mundo moderno e ser educador no mundo moderno é também reconhecer a importância do design didático como inovação e criatividade que seja capaz de modificar os meios.






Conclusões
           O design didático é importante por ser capaz de nos oferece a partir da nossa intencionalidade o desejo de desenvolver nos ambientes educacionais, aulas que sejam de fato funcionais, e de modo a identificar estratégia de aprendizagem e programar-la dinamicamente nesses ambientes.
            O professor que busca modificar seu ato pedagógico, quando percebe que esta sendo “inconveniente” o seu método de ensino e que não há possibilidade de transformar com liderança e obter resultados satisfatórios,  podem buscar através do design didático, da criatividade a inovação, porque “Quem forma se re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. FREIRE. Paulo.
          O designer didático esta no centro das ciências humanas, ciência da informática e ciência da administração, sendo assim, é possível que cada educador, cada aluno, na escola presencial ou EAD, descubra formas de investir nos projetos de criatividade e inovação.  É preciso encontrar através do indagar, uma forma de construir planos e projetos pedagógicos, que expresse e de importância as novas tecnologias no sentido geral e o designer didático é um desses caminhos.


Referências:


FREIRE, Paulo. (Pedagogia da autonomia pág. 23)

FREIRE, Paulo, BETTO, Frei... 1994 pg. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser copiar trechos dos textos, cite o nome da autora.

(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.