Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

7 de out. de 2011

Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 5


Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa das Semanas 5 e 6





Planejamento da Aula


1. Descrição do tema proposto:
 
Para a Semana 1

Coerência educacional: Atividades, tarefas, design e interface

O conteúdo de um programa ou ferramenta digital é muito importante na atualidade, no entanto, nos dias atuais, temos que ter maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, para nortear projetos e planos de aula envolvendo as TCS com objetivos que sejam realmente pertinentes.



2. Objetivos a serem atingidos:

Espera-se que o aluno perceba que:

  • Não basta a importância de um bom design didático e interface sem uma pedagogia de ensino/aprendizagem que tenha sentido e pertinência para o aluno nos ambientes virtuais. 




3. Descrição dos itens da aula:

3.1 Rápida descrição dos itens que compõem o texto PDF abaixo:

[PDF]Na Interface Entre a Comunicação e a Educação: Questões críticas. Esse texto referes-se a: Interface, comunicação e educação


3.2         Descrição do que será pedido como tarefa;

A tarefa começa com uma citação de Cortella como fagulha:

É pedido para o aluno realizar a tarefa, pensando no que diz Cortella a respeito da tecnologia, mais precisamente em design, interface para a criação de atividades inovadoras, criativas e que sejam realmente pertinentes para o aluno que ira participar da aula.
Na tarefa o aluno primeiramente deverá ler o texto da aula 1, destacado no link acima e assistir o vídeo 2 (Interface interativa em EAD) esse vídeo tem por objetivo ajudar o aluno em alguma idéia, para criar a atividade usando uma das ferramentas de aprendizagem dada como exemplo no vídeo.  Na atividade o aluno é orientado a colocar Justificativa, Objetivo, desenvolvimento e Conclusão, e usar no máximo 3 paginas, letra TNR 12, espaço 1.5, margens 2 cm e enviado em formato pdf.

3.3         Descrição do que será discutido no Fórum;

Depois de assistir o vídeo 1 (Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação) e com apoio do texto 1,  o aluno deverá participar do fórum respondendo a seguinte questão:

Pedagogicamente falando: que características a interface e o design devem ter, para que o aluno tenha uma participação ativa em um curso EAD? E Como deve ser o processo de ensino-aprendizagem voltado nos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação para que seja de fato pertinente no processo de ensino/aprendizagem?

3.4         Mídias

As mídias são compostas por dois vídeos do you tube e é descrito como vídeo 1 e vídeo 2.

Os links dos vídeos são:



  •  


3.4.1  Endereço do trabalho que foi feito na semana 4:

O trabalho da semana 4, contextualiza com a atividade proposto aqui, pois,   teve como objetivo de aprendizagem, fazer o aluno perceber a iniciativa, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange uma ferramenta de ensino/aprendizagem da web 2.0. e perceber que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema.  

3.4.2 Citar o endereço de um vídeo, áudio ou imagem, contextualizando-o na sua aula;




3.5  Descrever o tema a ser tratado no Chat.

Será perguntado para o aluno: Qual a opinião dele como aluno/usuário sobre o ambiente virtual de aprendizagem no quesito identidade visual do design de tarefas e atividades e o que é uma aula que seja de fato importante. Alem de responder essa pergunta ele poderá levantar outras questão inerente ao assunto.



3.6  Valor de cada uma dessas atividades.








4. Referências:

CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995.

Sites:








Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 4




Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 4






Web 2.0 e ferramentas de ensino/aprendizagem


Ferramenta de compartilhamento youtube 


Objetivo da aprendizagem:
· Perceber a iniciativa, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange uma ferramenta de ensino/aprendizagem da web 2.0.
· Perceber que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema .


Link do trabalho:


Referências:

Aula 4 a – Ferramentas da web 2.0 e as comunidades de praticas.
Rosa Maria  E.M e Vânia Marins. Disponível em:
 Acessado maio/2011

Aula 4b – Ambiente virtual de aprendizagem.
Rosa Maria  E.M e Vânia Marins. Disponível em:
 Acessado em maio/2011


Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 3






Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 3


Aluna: Eliane Nogueira Pereira

Pólo: Itapecerica da serra



Design, interface nas atividades e tarefas

Que os meios digitais devem possuir uma ótima interface e design para aguçar a curiosidade e interesse do aluno é fato. O conteúdo de um programa ou ferramenta digital é muito importante na atualidade, no entanto, nos dias atuais, temos que ter maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, para nortear projetos e planos de aula envolvendo as TCS. E é pensando nessa Epistemologia que faremos essa atividade.



Conteúdo:



·         Vídeo 1 - Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação Clique aqui ou http://www.youtube.com/watch?v=hFFhtodEVjs&feature=related  





Fagulha: - Cortella diz; que a tecnologia é ferramenta. (e vai mais fundo dizendo), Eu não tenho uma escada para ficar parado nela, ela serve para ir a algum lugar. Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. As pessoas ficam aprisionadas pela questão da tecnologia. É possível dar uma boa aula sem o uso da tecnologia? Sem dúvida nenhuma. É possível dar uma aula melhor ainda com o uso da tecnologia? Sem dúvida. Só que eu preciso saber dar aula. (CORTELLA, 1995). Você irá realizar a tarefa abaixo, pensando no que diz Cortella a respeito da tecnologia, mais precisamente em design, interface para a criação de atividades inovadoras, criativas e que sejam realmente pertinentes para o aluno que ira participar de sua aula.

 (CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995).

Tarefa

Para a realização dessa tarefa primeiramente você deverá ler o texto da aula 1,  e assistir o vídeo 2 (Interface interativa em EAD) esse vídeo poderá te ajudar em alguma idéia, lembrando que, sua idéia poderá sim ou não ter relação com o conteúdo do vídeo. Depois:

Crie uma atividade de aprendizagem interativas voltados para alunos EAD, usando um dos elementos mostrado no vídeo 2 (Interface interativa em EAD). Na sua atividade deve conter:

·         Justificativa
·         Objetivo
·         Estratégias
·         Conclusão

Para essa tarefa use no máximo 3 paginas, letra TNR 12, espaço 1.5, margens 2 cm e enviado em formato pdf.




Fórum:

Depois de assistir o vídeo 1 (Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação) e com apoio do texto 1,  participem desse fórum respondendo a seguinte questão:

Pedagogicamente falando: que características a interface e o design devem ter, para que o aluno tenha uma participação ativa em um curso EAD? E Como deve ser o processo de ensino-aprendizagem voltado nos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação para que seja de fato pertinente no processo de ensino/aprendizagem?


Chat:

Qual a sua opinião como aluno/usuário sobre o ambiente virtual de aprendizagem no quesito identidade visual do design de tarefas e atividades? Alem de responder essa pergunta você também poderá levantar outras questão inerente ao assunto.


 Mídia: Vídeos do you tube