Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa das Semanas 5 e 6 |
|
|
Planejamento da Aula |
1. Descrição do tema proposto: Para a Semana 1 Coerência educacional: Atividades, tarefas, design e interface O conteúdo de um programa ou ferramenta digital é muito importante na atualidade, no entanto, nos dias atuais, temos que ter maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, para nortear projetos e planos de aula envolvendo as TCS com objetivos que sejam realmente pertinentes. |
2. Objetivos a serem atingidos: Espera-se que o aluno perceba que:
|
3. Descrição dos itens da aula: 3.1 Rápida descrição dos itens que compõem o texto PDF abaixo: [PDF]Na Interface Entre a Comunicação e a Educação: Questões críticas. Esse texto referes-se a: Interface, comunicação e educação 3.2 Descrição do que será pedido como tarefa; A tarefa começa com uma citação de Cortella como fagulha: É pedido para o aluno realizar a tarefa, pensando no que diz Cortella a respeito da tecnologia, mais precisamente em design, interface para a criação de atividades inovadoras, criativas e que sejam realmente pertinentes para o aluno que ira participar da aula. Na tarefa o aluno primeiramente deverá ler o texto da aula 1, destacado no link acima e assistir o vídeo 2 (Interface interativa em EAD) esse vídeo tem por objetivo ajudar o aluno em alguma idéia, para criar a atividade usando uma das ferramentas de aprendizagem dada como exemplo no vídeo. Na atividade o aluno é orientado a colocar Justificativa, Objetivo, desenvolvimento e Conclusão, e usar no máximo 3 paginas, letra TNR 12, espaço 1.5, margens 2 cm e enviado em formato pdf. 3.3 Descrição do que será discutido no Fórum; Depois de assistir o vídeo 1 (Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação) e com apoio do texto 1, o aluno deverá participar do fórum respondendo a seguinte questão: Pedagogicamente falando: que características a interface e o design devem ter, para que o aluno tenha uma participação ativa em um curso EAD? E Como deve ser o processo de ensino-aprendizagem voltado nos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação para que seja de fato pertinente no processo de ensino/aprendizagem? 3.4 Mídias As mídias são compostas por dois vídeos do you tube e é descrito como vídeo 1 e vídeo 2. Os links dos vídeos são: 3.4.1 Endereço do trabalho que foi feito na semana 4: O trabalho da semana 4, contextualiza com a atividade proposto aqui, pois, teve como objetivo de aprendizagem, fazer o aluno perceber a iniciativa, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange uma ferramenta de ensino/aprendizagem da web 2.0. e perceber que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema. 3.4.2 Citar o endereço de um vídeo, áudio ou imagem, contextualizando-o na sua aula; 3.5 Descrever o tema a ser tratado no Chat. Será perguntado para o aluno: Qual a opinião dele como aluno/usuário sobre o ambiente virtual de aprendizagem no quesito identidade visual do design de tarefas e atividades e o que é uma aula que seja de fato importante. Alem de responder essa pergunta ele poderá levantar outras questão inerente ao assunto. 3.6 Valor de cada uma dessas atividades. |
4. Referências: CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995. Sites: |
Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).
Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.
7 de out. de 2011
Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 5
Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 4
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 4 |
|
|
Web 2.0 e ferramentas de ensino/aprendizagem |
Ferramenta de compartilhamento youtube |
Objetivo da aprendizagem: · Perceber a iniciativa, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange uma ferramenta de ensino/aprendizagem da web 2.0. · Perceber que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema . |
Link do trabalho: |
Referências: Aula 4 a – Ferramentas da web 2.0 e as comunidades de praticas. Rosa Maria E.M e Vânia Marins. Disponível em: Acessado maio/2011 Aula 4b – Ambiente virtual de aprendizagem. Rosa Maria E.M e Vânia Marins. Disponível em: Acessado em maio/2011 |
Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 3
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 3 |
Aluna: Eliane Nogueira Pereira |
Pólo: Itapecerica da serra |
Design, interface nas atividades e tarefas Que os meios digitais devem possuir uma ótima interface e design para aguçar a curiosidade e interesse do aluno é fato. O conteúdo de um programa ou ferramenta digital é muito importante na atualidade, no entanto, nos dias atuais, temos que ter maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, para nortear projetos e planos de aula envolvendo as TCS. E é pensando nessa Epistemologia que faremos essa atividade. |
Conteúdo: · Vídeo 1 - Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação Clique aqui ou http://www.youtube.com/watch?v=hFFhtodEVjs&feature=related · Vídeo 2 - Interface interativa em EAD ou, http://www.youtube.com/watch?v=VZYFWh4FAoc&feature=related |
Fagulha: - Cortella diz; que a tecnologia é ferramenta. (e vai mais fundo dizendo), Eu não tenho uma escada para ficar parado nela, ela serve para ir a algum lugar. Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. As pessoas ficam aprisionadas pela questão da tecnologia. É possível dar uma boa aula sem o uso da tecnologia? Sem dúvida nenhuma. É possível dar uma aula melhor ainda com o uso da tecnologia? Sem dúvida. Só que eu preciso saber dar aula. (CORTELLA, 1995). Você irá realizar a tarefa abaixo, pensando no que diz Cortella a respeito da tecnologia, mais precisamente em design, interface para a criação de atividades inovadoras, criativas e que sejam realmente pertinentes para o aluno que ira participar de sua aula. (CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995). Tarefa Para a realização dessa tarefa primeiramente você deverá ler o texto da aula 1, e assistir o vídeo 2 (Interface interativa em EAD) esse vídeo poderá te ajudar em alguma idéia, lembrando que, sua idéia poderá sim ou não ter relação com o conteúdo do vídeo. Depois: Crie uma atividade de aprendizagem interativas voltados para alunos EAD, usando um dos elementos mostrado no vídeo 2 (Interface interativa em EAD). Na sua atividade deve conter: · Justificativa · Objetivo · Estratégias · Conclusão Para essa tarefa use no máximo 3 paginas, letra TNR 12, espaço 1.5, margens 2 cm e enviado em formato pdf. |
Fórum: Depois de assistir o vídeo 1 (Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação) e com apoio do texto 1, participem desse fórum respondendo a seguinte questão: Pedagogicamente falando: que características a interface e o design devem ter, para que o aluno tenha uma participação ativa em um curso EAD? E Como deve ser o processo de ensino-aprendizagem voltado nos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação para que seja de fato pertinente no processo de ensino/aprendizagem? |
Chat: Qual a sua opinião como aluno/usuário sobre o ambiente virtual de aprendizagem no quesito identidade visual do design de tarefas e atividades? Alem de responder essa pergunta você também poderá levantar outras questão inerente ao assunto. |
Mídia: Vídeos do you tube |
Assinar:
Postagens (Atom)