Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

25 de set. de 2011

Ambientes virtuais e mídias de comunicação-Texto 2


1.     Avaliação da interface: Site, Clube do Professor
Segundo a preposição de Manuel Castells (2003), “a comunicação digital deve constituir de três elementos básicos: navegabilidades, objetividades e visibilidades”. È partindo desse principio que de modo um tanto sucinto, analiso a interface do site, Clube do Professor.

2     . Organização da informação proximidade e afastamento

Figura 1.2  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
Essa interface logo de imediato chama a atenção pelo tema (Clube do Professore), pois, trata-se de um convite em apenas três palavras e tem como objetivo, criar espaço educacional na Internet brasileira, onde professores e estudantes desse ramo posam trocar experiências, informações sobre: eventos, cursos, assuntos educacionais e novidades envolvendo essa classe.
Figura 1.3  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
O site Clube do Professor possui um conjunto de informação ligado ao nome do site e todos os conteúdos são voltados para educação. Itens e informações que não estão relacionados encontram-se em caixa diferentes, próximas a outras caixas com objetivos também relacionados, como por exemplo, os temas transversais.
A organização da caixa de recursos educacionais encontra-se em forma de lista, com um tema abaixo do outro o que facilita a procura desejada.
Figura 1.4  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
As caixas de textos são separadas por cores como, verde claro, para propagandas pertinentes ao assunto, branco para jogos e atividades, preto que direciona a outras pesquisas e azul para a lista dos principais conteúdos do site.

2.1 Informações da organização e contraste
O contraste do site Clube do Professor se destaca mais pela as figuras de imagem da informação, uma das desvantagens é que, a fonte de tamanhos das palavras principais não são tão diferenciada e sim parecida no tamanho com exceção a parte de marketing.

2.2 Equilíbrios simétricos e assimétricos
Os elementos da pagina do site, são devidamente alinhadas oferecendo assim uma ligação visual com outros elementos da pagina. A simetria do design desse site, com certeza pode provocar no estudante interesse para pesquisa, pois, não existe texto centralizado permitindo o estudante uma visualização ampla do espaço do site, quando existe texto muito grande na pagina principal, pode acontecer do estudante muitas vezes se prende no texto deixando de perceber outras riquezas de detalhes, ou então desanimar por causa do tamanho do texto. No entanto a tendência é de quando o estudante se cansar da leitura a tendência é fechar o site sem mesmo ter explorando outros locais do mesmo site.
2.3 Simplicidades: A meta do projeto da pagina
A página principal do site Clube do Professor não é uma pagina simples, o tema e a meta é oferecer outras pesquisas co relacionadas, porém, permite visualizar outros portais com outras interfaces simples como, por exemplo, o link (portal educacional), hospedada na pagina do site, nele você encontra uma lista separada em duas colunas que te leva em outros portais de seu interesse. 
O que é de mais interessante no site, é que nele não existe excesso de “lixo amadorístico” (apenas um) que chama a atenção para o envio de e-mail e esse se encontra de forma bem discreta ao final da interface da página.

2.4 Eficiência
O site Clube do Professor é eficiente ao tema proposto, apesar de não ser um tema de pagina principal simples, você pode ser direcionado aos seus interesses para outros portais de dawlord rápido. Uma das eficiências da pagina principal esta nesta caixa representada abaixo, o qual oferece pesquisa na web, idioma (o que é muito importante!). Repare que na faixa preta, destacam-se por palavras em branco, fóruns, grupo de pesquisa, listas, teorias, instituições, associações e portais educacionais, com esses grupos de palavras lado a lado, facilita o retorno e a procura.
Figura 1.5  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
2.5 Usos de padrões: redução de custo cognitivo
Este site possui os padrões mais comuns encontrados em um site que é o tema e a caixa de pesquisa do próprio site ou web, histórico, favoritos e email. A interface do site não é mudada para que o usuário não se perca no que já esta acostumada reduzindo os custos cognitivos.

2.6 Navegação
A navegação deve ajudar os usuários a responder às três perguntas fundamentais: Onde estou? Onde estive? Aonde posso ir? Acredito que esse site nos da essa possibilidade.
3.    Outros requisitos
O portal Clube do Professor oferece cadastro para que os professores ou estudantes possam se associar e interagir com os objetivos do site e não pede documentos pessoais como RG e CPF, o que é uma questão de segurança para os associados. O mesmo ensina o usuário que não possui e-mail a fazer um email oferecendo direcionamento.
Ao fazer o cadastro o usuário tem a opção de colocar ou não o endereço pessoal O site também disponibiliza um link (colaborador@clubedoprofessor.com.br), para quem deseja ser um colaborador do site, o legal é que a colaboração não é feita com doações de dinheiro e sim a cooperação de outras idéias e criatividade dos associados.
Na interface principal, outros pequenos quadros de interface oferecem recursos para feira de ciências, atividades  de jogos educativos, temas transversais, projetos, recursos educacionais, recursos diversos, invente aqui, conteúdos digitais  etc. No entanto  é um  briefing para HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) das TICs que esta de acordo com o público alvo.
Figura 1.6  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
Uma das coisas que Não gostei encontra-se, no layout desse site, veja na imagem abaixo que o espaço em brando encontra-se na lateral esquerda, acredito que um layout nas duas laterais iria ficar mais interessante com relação à estética de design e conforto visual.
Figura 1.7  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)



Referências

Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, Os negócios e a sociedade. Ria de Janeiro, Jorge, Zahar Editora.
Site, Clube dos Professores, disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/, acessado 23/04/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser copiar trechos dos textos, cite o nome da autora.

(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.