Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Fóruns de participação fundamentos EAD




Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 21 outubro 2010, 23:49
Bem colegas! Segundo Cortella, Tecnologia é ferramenta. Eu não tenho uma escada para ficar parado nela, ela serve para ir a algum lugar. Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. As pessoas ficam aprisionadas pela questão da tecnologia. É possível dar uma boa aula sem o uso da tecnologia? Sem dúvida nenhuma. É possível dar uma aula melhor ainda com o uso da tecnologia? Sem dúvida. Só que eu preciso saber dar aula. (CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995)

São imensas as possibilidades de mudar a maneira de ministrar aulas através dos meios tecnológicas como. Porem é preciso desacomodar e realizar mudanças não só na maneira de como iremos trabalhar, mas também na forma de pensar. As tecnologias só têm a somar, o grande desafio é mudar as práticas pedagógicas e metodológicas, de modo que possa favorecer o conhecimento proficiente, para isso, cabe a cada profissional ir à busca de capacitação para seu aperfeiçoamento, pois, sabemos que as novas tecnologias e a globalização, tornam inevitáveis as mudanças educacionais mais do que nunca nessa atualidade.
É necessário que haja mudanças, para chegar ao novo, da mesma forma as dificuldades, o desafio nas ações pedagógicas do professor, pode dar lugar a novas experiências, isso se torna um “caminho” para uma nova experiência.

Ref: CORLELLA, M.S. Informatofobia e informatolatria: equívocos em educação 2006. Acesso: revista de educação e informática, São Paulo: FDE, n. 11, v. 5, P. 32 – 5, 1995.


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Conversa de Convés -> Grupo 14 - Conversa de Convés -> Re: Grupo 14 - Conversa de Convés
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 21 outubro 2010, 19:38


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum fale com seu tutor ou tutora -> Grupo 14 - Clique aqui para falar com sua tutora -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para falar com sua tutora
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 21 outubro 2010, 19:01
Seria seguir o conteúdo dessas etapas, mas, em tempos diferentes, como apresentado na tabela do guia do aluno?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum fale com seu tutor ou tutora -> Grupo 14 - Clique aqui para falar com sua tutora -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para falar com sua tutora
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 21 outubro 2010, 17:57
Olá Cintia! tarefa etapa 1,2 e 3 não entendi esta parte, postada ai acima.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]

CAFÉ VIRTUAL -> G 49 - Café! -> Re: G 49 - Café!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 20 outubro 2010, 19:19











Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 20 outubro 2010, 18:45
Frederico,
concordo com você alem disso, ajudaria muito se o professor refletisse sobre sua prática, nas questões das tecnológias da informação e num trabalho coletivo, certamente isso promoveria a produção de conhecimento mais eficaz e substancial para a melhoria da qualidade da educação. A investigação da realidade do aluno e suas percepções deve ser o ponto de partida do processo pedagógico é como Freire ja havia dito: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia pág. 77).

REf: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 2006.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 20 outubro 2010, 17:14
Oi Frederico! Nunca tinha parado para pensar nisso (palavra aluno) e nunca ouvi alguém se preocupar com isso. A sua colocação me deixou preocupada, e acabei achando uma outra terminologia para essa sua colocação.Não para confronta-lo, mas, para alivia-lo da sua "aflição" rsrs...

Aluno. Apresentação simples e rápida, já que este artigo não é um tratado de filologia, nem uma aula. A palavra já existe em latim (muito antes de Cristo...): alumnus, alumni, substantivo masculino da segunda declinação. 1. Sentido próprio: criança de peito. Sentido empregado por Cícero, na obra Verrinas. 2. Daí, sentido figurado: discípulo. Sentido empregado também por Cícero, na obra De finibus. – Fonte: FARIA, Ernesto. Dicionário Escolar Latino-Português. MEC, 1962. Prosseguindo.

O substantivo alumnus, por sua vez, deriva do verbo alere (alo, -is, alui, altum ou alitum, alere. Informações citadas para quem sabe consultar verbo em dicionário latino). Significados do verbo alere: 1. Alimentar, nutrir (sentido próprio e figurado). (Cícero: obra De Natura Deorum). 2. Daí: fazer crescer, desenvolver, animar, fomentar (sentido próprio e figurado). (Cícero: obra Catilinárias) – Fonte: a mesma acima citada. Fonte anexo desse texto http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=aluno&x=27&y=14
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]

Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 20 outubro 2010, 16:53

ola Victor! Ja passei por esta experiência sua, e as respostas foram a mesma, mas, não vamos desistir né! E se caderno e o lápis , um dia for substituído pelo computador, para alunos?
ola Vilma! Ja passei por esta experiência sua, e as respostas foram as mesmas, mas, não vamos desistir né! Não sei o que seria se caderno e o lápis , um dia fossem substituídos pelos computadores, para os alunos..
.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 20 outubro 2010, 15:23
Claudia,

Se conseguir eu quero sim, muito obrigada.
abraços.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 19 outubro 2010, 21:23
Olá Claudia, Boa noite! Ótima a sua contribuição acima, mas não consegui acessar o link que você colocou. As idéias de Nóvoa é muito importante na educação...Gostaria muito de poder acessar.

abraços Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Prazer em conhecer -> Grupo 14 - Prazer em conhecer -> Re: Grupo 14 - Prazer em conhecer
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 19 outubro 2010, 18:24
Olá Vilma! também sou de SP. Prazer em te "conhecer" abraços.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Tutoria e Ambiente Interativo de Aprendizagem -> Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1 -> Re: Grupo 14 - Clique aqui para participar do fórum 1
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 18 outubro 2010, 23:43
Observando a colocação do Dan, do Frederico e a Carla, lembrei-me do vídeo sugerido na videoteca no entanto, reformulo as idéias dessa forma :
Ja pensou se após um aula dessa aqui no moodle; você desliga o computador e alguém olha pra você e pergunta o que você aprendeu hoje, (como no vídeo da conversa de Paulo Freire e Papert, onde Papert, coloca que uma aluna pergunta para a professora o que ela tinha aprendido naquele dia, para então poder levar a informação para a mãe que iria lhe perguntar a mesma coisa). Assim como Paulo Freire afirma que ele é completamente antagônico ao ensino quantitativo e uma metodologia da resposta pronta e não da pergunta, ou indagação. Sou também antagônica em afirmar que é possível dizer o que você aprendeu após ter desligado o computador. A aprendizagem por esse meio é muito mais que “1,2,3 contado em japonês”, eu diria que são pequenos ou grandes fragmentos que irão se unir para chegar a algo concreto ou quase concreto, (reconfigura o campo possível como diz Alava, 2002,p.49, postado por Carla Oliveira acima) ja que as palavras transforma pensamentos e atos.
Esse vídeo ( ) que nossa tutora colocou acima e que eu também já conhecia, é um exemplo claro do conceito de transferir conhecimentos quantitativos, mudando apenas a metodologia de forma um tanto irônico más real em muitos instituições de ensino.

Então o que um tutor deve realizar em sua prática pedagógica para que seus alunos tenham comprometimento com os estudos e qualidade com o ensino é abrir novas idéias em conjunto e não se apegar cegamente as antigas.

Eliane Nogueira
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Prazer em conhecer -> Grupo 14 - Prazer em conhecer -> Re: Grupo 14 - Prazer em conhecer
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 18 outubro 2010, 20:22
Olá Junia ! adorei o vídeo, lembra o fato de que as pessoas ao invés de criticar de forma negativa uma tentativa de algo bom, ela possa contribuir com uma solução melhor...
Nos trabalhos em grupo por exemplo, sempre tem aquele que só critica sem apresentar uma solução, um segundo plano, deixando o "lider"do grupo "irritado"...
abraços.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Prazer em conhecer -> Grupo 14 - Prazer em conhecer -> Re: Grupo 14 - Prazer em conhecer
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 18 outubro 2010, 20:19
Olá Junia ! adorei o vídeo, lembra o fato de que as pessoas ao invés de criticar de forma negativa uma tentativa de algo bom, ela possa contribuir com uma solução melhor...
Nos trabalhos em grupo por exemplo, sempre tem aquele que só critica sem apresentar uma solução, um segundo plano, deixando o "lider"do grupo chateado...
abraços.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Prazer em conhecer -> Grupo 14 - Prazer em conhecer -> Re: Grupo 14 - Prazer em conhecer
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 18 outubro 2010, 20:06
Hello Dan!You found me in English green and yellow rsrsr
Thanks Dan by force!
Fórum Prazer em conhecer -> Grupo 14 - Prazer em conhecer -> Re: Grupo 14 - Prazer em conhecer
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 18 outubro 2010, 17:24
Uuuuuuuuuuuuuuffffffffffffffffffffffffffá! Chegueeeeeeeeeei! Caminho longo esse hen rsrs! Esqueceram de mim 4 rsrsr, mas enfim, graças a o Bom Deus estou aqui.
Mais ou menos depois das 15:00h; a porta da plataforma se abriram para mim, então cheguei aqui para bem pertinho de vocês...

Bom primeiro quero agradecer ao Dan e a Beatriz e a outros colegas que demonstraram preocupação comigo, pois, é muito ruim a sensação de que algo esta errado...Mas, é muito bom quando se encontra anjos no caminho que pode te ajudar.

Fiquei muito feliz de saber que a maioria dos colegas anteriores estão aqui nesse grupo também e igualmente feliz por conhecer novos colegas que também estão nesse grupo.

Olha a nossa tutora, além de muito bonita é bem animada, nos trouxe uma
bela música de reflexão, estou escutando nesse exato momento, e nesse exato momento quero complicar menos, arriscar e amar mais , pedir que não o acaso mas, que Deus, nos proteja enquanto estivermos “distraído” para poder seguir sempre como nessa música de Marina Elali que ofereço a todos desse grupo

Bom! agora deixe- me eu me achar nas tarefas, já que sem querer cheguei atrasada rsrs.

Cintia! Será que você pode fonfirmar se meu nome entrou na lista? Pois, na lista que você postou em um dos fóruns não vejo meu nome.

obrigada, abraços a todos!

Eliane Nogueira


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fale com o Tutor Presencial de seu Polo! -> Fórum de dúvidas outubro ( ENCERRADO)-PIGEAD-ITS -> Re: Fórum de dúvidas outubro-PIGEAD-ITS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 13 outubro 2010, 19:21
Olá Ricardo! vejo que a nova disciplina ja começou e eu simplismente não sei em qual grupo eu estou.Não consegui localizar nehum grupo. O que aconteceu?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Deixe aqui a sua opinião sobre a Disciplina -> Avaliação da Disciplina I - Grupo 19 -> Re: Avaliação da Disciplina I - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 8 outubro 2010, 19:48
Ana Maria!
Muito interessante essa sua sugestão! Eu iden...


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Deixe aqui a sua opinião sobre a Disciplina -> Avaliação da Disciplina I - Grupo 19 -> Re: Avaliação da Disciplina I - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 7 outubro 2010, 18:03
Ola Jean!

Gostei muito da organização da plataforma, dos fóruns das tarefas, dos módulos oferecidos, principalmente das suas mediações orientações. Tudo foi muito claro e objetivo, dúvidas as vezes aparecem, más acho que é pra isso que existe o fórum de dúvidas. Até o momento não tenho nenhuma sugestão, se no decorrer do curso aparecer enviarei na próxima avaliação.

Muito obrigada por tudo Jean!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 1 outubro 2010, 13:15
Olá! Beatriz

rsrsr é mesmo! eu não tinha reparado! wooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrdi, corrrrrrrr... rsrsr

Brinco assim, mas é muito legal os sotaques, revela a raiz a cultura das o pessoas.


Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Trabalho Equipe A
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 1 outubro 2010, 00:14
Olá equipe A, Visitei o Think Quest de vocês e adorei! ficou muito bom, eu preciso conhecer melhor o Think Quest, pois, é muito interessante.

Parabéns a vocês!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 30 setembro 2010, 02:06
Claudia abra o seu e-mail, deixei um rec. lá.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe A: Beatriz, Christian, Clélia, Débora -> Re: Fórum - Equipe A: Beatriz, Christian, Clélia, Débora
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 29 setembro 2010, 23:48
Eu também queria fazer isso, e não consegui !

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 29 setembro 2010, 23:45


Colegas!!!
Não se esqueçam que:

- A atividade que vocês devem propor é para ser realizada (
hipoteticamente) de forma colaborativa. Só para ser bastante redundante: um fórum não é um exempo de atividade colaborativa, mas um texto gerado em um Wiki ou um trabalho em equipe construído por telefone, blog, email etc., gerado a partir de discussões de um fórum é uma atividade coletiva.

- É importante que haja uma pequena conclusão ao final da tarefa!!!

Abraços,
Jean

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 29 setembro 2010, 23:39
Pessoal,

Como falei para a Gelcy, a inclusão de uma pequena conclusão na tarefa de vocês representa um fechamento importante. Assim como vocês elaboraram uma introdução/justificativa, pensem em - pelo menos - um parágrafo para a mensagem final.

Abraços,
Jean
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 29 setembro 2010, 01:51
Bom dia!
Peço que deem mais uma visualizada na atividade, e me digam se agora esta bom, acredito que esta tudo ok! Fiz as adaptações cabíveis dentro desse plano, já salvei configurei no Word. Só falta vocês me liberarem para transformar em pdf e mandar para o Jean...
Um forte abraço a todos e Rosana desculpe-me qualquer coisa, eu também sou tão ansiosa quanto você... Tudo faz parte desse desafio. Acho bom você colocar sua foto lá! rsrsr.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 21:49
Pensei nisso desde o inicio, só que eu precisava ver o projeto "terminado" para ver onde essas etapas ficaria melhor. Acho que a Claudia também estava esperando isso. Estou enganada Claudia?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 21:40
Tudo bem! então vamos passar o primeiro passo para o anexo e manter o segundo em métodologie ou estratégia. ok
pois, não é necessario curso tecnico para se construir um blog, qualquer um faz, é só se cadastrar e seguir os passos...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 20:59
ok Rosana, obrigada!
Claudia! Verifique o ano desta solicitação, essa parte foi contribuição sua, por isso não sabemos onde esta.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 20:14
Olá Rosana!
Não tenho resistência ao seu questionamento, só sinto que você ainda não entendeu 100% a proposta, isso torna a situação muito difícil devido ao tempo. Não é culpa sua e nem minha.
Você sabe que sua contribuição esta lá. Os alunos irão construir a tarefa no blog, então eles vão construir o blog de modo cooperativo a distancia. É muito cedo para falar em afinidades, procuro me dar bem com todos, é impressão sua, só que temos que ser claro sim sim ou não não devido ao tempo que é curto pra nos. Se quiser o manter o trabalho conforme você colocou tudo bem, só que eu não estou de acordo com mudança porque ao (meu ver) não esta coerente com proposta...
abç
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 21:41
Isso mesmo!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 20:59
O Christiam fez a seguinte pergunta para o Jean lá no forum cooperativotriste Pode no material ser colocadas as telas de acesso ao programa utilizado e que mostra o ambiente online utilizado, de forma a ilustrar o exposto no wiki.)

O Jean rep..

Oi, Christian,

Vocês podem colocar as imagens das telas como acharem melhor. Caso haja muitas telas, sugiro que sejam colocadas ao final do projeto, como anexos.

Abraço,
Jean

Então vou fazer isso!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 20:49
Tudo é mais ou menos como o jean fez com a gente. Nosso trabalho não fictício colocado pelo Jean termina com a nossa construção de atividade no wyki, certo? Nos não passamos por uma aula para aprender lidar com o wyki, simplesmente foi falado, que deve ser através do wyki. E no nosso trabalho os alunos fictícios vão terminar a aula elaborando texto no blog, ao invés do wyik... Deu uma clareada ou não rsrs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 20:39
rsrs calma Rosana! o trabalho ainda esta em construção, a construção do blog e mais detalhes irão ficar no anexo:

abs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 19:32
Rosana!
É isso mesmo Rosasa, a atividade vai acontecer em momentos distinto, eu não coloquei (cronograma)coloquei (Acontecerá em 4 etapas, cada etapa uma semana) como esta ai abaixo,
(em sequecia de semana)

Acontecerá em 4 etapas, cada etapa uma semana:
  1. Primeira semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: O que significa o exercer a cidadania? Como estão distribuídos os poderes no Brasil e quais são os direitos e deveres de cada cidadão?
  2. Segunda semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: Como exercer a cidadania no ciberespaço?
  3. Terceira semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: Quais ferramentas, programas de software, objeto de aprendizagem, entre outros, podem ser usados para o exercício da cidadania?
  4. Quarta semana: Elaboração da atividade de texto nas páginas do blog pelos 11 grupos.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 26 setembro 2010, 18:24
Claúdia! você sempre responde as minhas perguntas na ordem certa, e isso esta sendo muito bom pra mim e pra você...

Então sobre a sua colocação acima, é isso mesmo, como eu ja havia dito, precisamos readaptar algumas coisas.

abraços.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 26 setembro 2010, 18:18
Tertuliano, Rosana e Claúdia.

podemos usar o blog como ferramentas dentro da plataforma assim como o Jean fez com o wyki, temos que elaborar o plano via plataforma e colocar ficticiamente questões sobre o nosso tema no fórum de atividade também, assim como faz o Jean com nos alunos. O produto final não fictício nosso é postar atividade proposta pelo Jean no wyki, Na nossa aula fictícia, o produto final de nossos alunos fictícios será postar o texto no blog. ok entenderam?



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 26 setembro 2010, 11:29
Olá Rosana, Tertuliano e Claudia! Necessito de respostas de vocês, mandei e-mail pela plataforma perguntando algo para vocês...

abraços! bom domingo!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 25 setembro 2010, 14:16

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 25 setembro 2010, 00:45
Nossa Claudia! Acredita que as divisões que você fez ficou parecidíssimo com o meu, até parece que eu e você estavamos conectada em pensamentos,pois eu estava montado assim também e depois que a sua colaboração (que ficou ótimo)! chegou reformulei...

Rosana e Claudia! Já que o Tertuliano não apareceu, (espero que ele esteja bem!) tomei a decisão de enviar para vocês uma copia do que eu consegui montar no nosso quebra cabeça.

  1. vocês leiam, analisem e vejam o que precisa melhorar.
  2. Temos que dar uma enxugada nos objetivos e justificativos, pois ficou muito amplo para uma atividade.
  3. A justificativa seria para dar inicio ao desdobramento do plano, como foi feito de fato, não sei se é necessário mandar também para o wiky no nosso trabalho, temos que perguntar ao Jean.
  4. Preciso que vocês analisem se é melhor colocar (as imagens de como criar o blog) separadas das explicações, ou entre a instrução da proposta do jeito que vou mandar para vocês. Opá! Blog? É; a ideia que eu tive utiliza blog, se vocês acharem que é melhor usar outro meio de aprendizagem vai ter que ser reformulado (fique a vontade para fazer isso!).
  5. Irei enviar pelo e-mail de vocês.ok?
Essa é só uma ideia, se vocês não gostarem pode descartar, e mande outra proposta afinal somos uma equipe.
Abraços!
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 24 setembro 2010, 17:53
Corrigindo:

"Como exercer a cidadania no ciberespaço da internet"

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 24 setembro 2010, 17:35
Ola Pessoal! compartilho om vocês alguns conceito do que é o ciberespaço
Ciberespaço ok! estava condicionada a escrever esse nome errado! (Eliane)
As origens da palavra "ciberespaço" já trazem consigo uma idéia do seu significado. Empregado frequentemente nas discussões sobre novas tecnologias, o termo tem sido cada vez mais utilizado na mídia. Muito embora nos interesse aqui o ciberespaço proporcionado pela Internet, a abrangência dessa expressão e do seu significado vai muito além dessa nova mídia, pois, como veremos a seguir, envolve toda infraestrutura das redes telemáticas, bem como as informações e até os seres humanos. O próprio termo surge antes mesmo do advento da Internet propriamente dita.
Esse termo foi criado em 1984 pelo escritor norte-americano Wiliam Gibson no seu livro de ficção científica Neuromance e depois empregado em larga escala pelos criadores e usuários das redes digitais. Para Gibson, o termo designa todo o conjunto de rede de computadores nas quais circulam todo tipo de informação. É o espaço não físico constituído pelas redes digitais. Conforme assinala Lemos, esse conjunto das redes digitais, na obra de Gibson , é povoado pelas mais diferentes tribos. É uma "alucinação consensual", novo espaço gerador da civilização pós-industrial onde os cibernautas vão penetrar.
Para Lévi, o ciberespaço de Gibson tornou a "geografia móvel da informação", normalmente invisível, em algo sensível e como resultado o termo foi logo adotado pelos desenvolvedores e usuários das redes digitais. Mas Lévi tece o seu próprio conceito e passa a chamar o ciberespaço de "rede". O novo espaço de comunicação proporcionado pela interconexão mundial de computadores e das memórias dos computadores. Incluindo aí todos os sistemas de comunicação eletrônica que transmitem informações oriundas de fontes digitais ou que sejam destinadas à digitalização. Lévi insiste no aspecto da codificação digital, pois esta condicionaria "o caráter plástico, fluido, calculável com precisão e tratável em tempo real, hipertextual, interativo e, resumindo, virtual da informação" (1999, p. 92). Este último - virtual - ao seu ver, é a característica essencial do ciberespaço. Na introdução da obra Cibercultura,
o filósofo francês apresenta um conceito sucinto e claro do ciberespaço:
[...] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVI, 1999. p. 17).
Como afirma Lévi, o ciberespaço é "o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores". A partir disso, seria possível identificar a Internet como sendo esse novo meio e concluir que são a mesma coisa. Entretanto, também para Lévi (1999, p. 32), existe uma diferença fundamental a ser considerada. "As tecnologias digitais surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado de informação e do conhecimento." Assim, a Internet pode ser vista como parte dessas tecnologias digitais, ou como a infraestrutura de comunicação que sustentao ciberespaço, sobre as quais se montam diversos ambientes, como a Web, os fóruns, os chats, e o correio eletrônico, para ficar apenas com os exemplos mais comuns e disseminados. Em suma, o ciberespaço é o ambiente e a Internet uma das infraestruturas.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/22537/1/O-que-e-Ciberespaco/pagina1.html#ixzz10TsiGNgf

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 24 setembro 2010, 16:29
Olá Claudia!

Eu não recebi seu e-mail. Tenta enviar pela nossa plataforma, clik na minha foto que vai direto lá. ok

abraços!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Top Blog
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 23 setembro 2010, 23:58
Minha intenção também é essa, pois, estou em desvantagem, me escrevi só na ultima semana.
Eu tinha salvado o top Blog nos meus favoritos para não perder a data e acabei trocando de PC e me esqueci, graças a postagem da Rosana acima, é que pude participar a tempo.

Bom café!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 23 setembro 2010, 23:39

Oi Rosana! Sem a justificativa (problema levantado) torna-se impossível o desenvolvimento do plano, pois, a justificativa é o pondo de partida para qualquer projeto. Não entendi a sua colocação com relação a frase acima; (não sabia que só podia haver uma justificativa.)

Não sei se você leu o que te enviei por e-mail da plataforma.

Gostaria de saber a posição do Tertuliano e da Claudia.
Não fique ansiosa tudo esta acontecendo no tempo certo.
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 23 setembro 2010, 19:24
Olá!

Vim compartilhar com vocês esse video.

Reflexão para quem trabalha em equipe...


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 23 setembro 2010, 17:18
Rosana! Esse tema leva cada pessoa a varias dimensões de pensamentos, por exemplo, o seu pensamento tomou um rumo interligado ao meu, porém diferente. Já pensando nisso que coloquei para cada um colocar uma justificativa para que posteriormente fosse escolhida uma.
A sua segunda justificativa tais como:
- Necessidade de ampliar o uso da Web muitas vezes vista somente como ferramenta de entretenimento pelos jovens.
- Diminuir o analfabetismo digital, principalmente entre as pessoas mais velhas.
- Desmitificar o uso do computador...
Novamente cabe dentro dos objetivos gerais e especifico, vou poder usar na minha justificativa, se acaso for escolhido...


Vou enviar minha justificativa no mensagem aqui da plataforma, a minha justificativa cabe para todas os níveis escolar. Cabendo ao professor realizar a tarefa de acordo com a idade. E peço desde já, a tua ajuda para melhorar o vocabulário, já que es professora de português.

Vou manda para a Claudia e o Tertuliano também.
Obrigada até mais!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 19:50

Creio que o objetivo colocado no projeto acima da nossa colega Rosana caberá nos objetivos do nosso tema. Analise e vê se concordam, mudei algumas palavras.
Objetivo
  • Compreender a importância de exercer a cidadania.
  • Entender a iniciativa, o senso de equipe, o aperfeiçoamento da cidadania, leva a percepção de mundo como elementos fundamentais para possíveis soluções do ecossistema.
  • Estimular a cooperação e colaboração no exercício da cidadania.
  • Entender a crítica como forma de conhecimento, no  Cyber espaço  da internet.
  • Perceber que a construção da competência, tecnológica é uma forma de vencer o preconceito em relação ao uso das ferramentas tecnológicas.



  • Perceber que possível utilizar a tecnologia  para exercer a cidadania, através da web, blog, Orkut, etc.










Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 19:47

Creio que o objetivo colocado no projeto acima da nossa colega Rosana caberá nos objetivos do nosso tema. Analise e vê se concordam, mudei algumas palavras.
Objetivo
  • Compreender a importância de exercer a cidadania.
  • Entender a iniciativa, o senso de equipe, o aperfeiçoamento da cidadania, leva a percepção de mundo como elementos fundamentais para possíveis soluções do ecossistema.
  • Estimular a cooperação e colaboração no exercício da cidadania.
  • Entender a crítica como forma de conhecimento, no ciberespaço a da internet.
  • Perceber que a construção da competência, tecnológica é uma forma de vencer o
  • Preconceito em relação ao uso das ferramentas tecnológicas.
  • Perceber que possível utilizar a tecnologia  para exercer a cidadania, através da web, blog, Orkut, etc.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 18:55
Plano B, OK.
Então o tema será    " Como exercer a cidadania na era da Internet?"
 

Plano C,  Então vamos para justificativa do projeto,  
De acordo com esse tema, Justifique o seu plano de aula, respondendo,  porque vou dar essa aula para os alunos???
Depois que escolhermos a justificativa vai ficar mais fácil de elaborar o resto.
Se alguém não tiver de acordo com as estratégias usada aqui, por favor, não deixe de explicitar juntamente com uma nova sugestão. “Só podemos jogar um lápis pequeno quando já temos um novo”. (criei agora, não sei se existe essa frase rsrs!)
para melhor entendimento da justificativa do projeto:
http://www.slideshare.net/KHAYMMAN/projetos-justificativa  depois de aberto, vai clicando e pausando.
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 18:11
 O primeiro vídeo fala sobre o que é wiki e o segundo ensina tirar códigos do texto no wiki. Vendo um descobrem-se outros. Até mais!
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c&feature=related<\/font>" class="mediaplugin mediaplugin_youtube" type="application/x-shockwave-flash" data="http://www.youtube.com/v/jaZESDWmm-c&feature=related&fs=1&rel=0" width="425" height="344">

http://www.youtube.com/watch?v=16h5xb3oJDw<\/font>" class="mediaplugin mediaplugin_youtube" type="application/x-shockwave-flash" data="http://www.youtube.com/v/16h5xb3oJDw&fs=1&rel=0" width="425" height="344">


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 18:07
Olá pessoal! Alguns de você já devem ter visto esse vídeo e outros não, por isso, para quem quiser... O primeiro vídeo fala sobre o que é wiki e o segundo ensina tirar códigos do texto no wiki. Vendo um descobrem-se outros. Até mais!
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c&feature=related<\/font>" class="mediaplugin mediaplugin_youtube" type="application/x-shockwave-flash" data="http://www.youtube.com/v/jaZESDWmm-c&feature=related&fs=1&rel=0" width="425" height="344">

http://www.youtube.com/watch?v=16h5xb3oJDw<\/font>" class="mediaplugin mediaplugin_youtube" type="application/x-shockwave-flash" data="http://www.youtube.com/v/16h5xb3oJDw&fs=1&rel=0" width="425" height="344">


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 16:48
Olá Claudia!

A atividade proposta é fictícia. Depois dependendo de como vai sair o produto final, vai depender de quem é professor querer utiliza-lo ou não.
2 votos para o Tertuliano, Rosana você esta de acordo?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 02:39
Claudia e Rosana, não desconsiderando a sugestão de vocês... Fico com a sugestão do Tertuliano e vocês?  
Plano A perfeito!
Plano B em andamento!
Próximo passo plano C – rsrsr  Após o tema for definido; Seria interessante cada um elaborar uma justificativa e o objetivo do tema escolhido e mandar para cada um por e-mail, (privacidade) rsrs.. Para que possamos avaliar cada um e ver o que melhor cabe na proposta, para então introduzir o objetivo especifico, público alvo, tempo estimado, material didático, metodologia, avaliação, etc.
Se for para marcar um encontro no msn, creio que é preciso que a justificativa do tema esteja pronta, pois,  marcar um encontro sem nada definido é "bobeira"!!!
O que vocês acham?  Vocês tem alguma ideia melhor?
Espero que até sexta feira o plano C, meu ou de vocês, tenha sido resolvido...
Só temos mais uma semana, sugiro que entre mais vezes no fórum daqui pra frente... Desculpe-me se eu estiver sendo chata, é que não gosto de deixar nada pra última hora, creio que o tempo é difícil para todos...
Tertuliano! Não tenho skayp!
Claudia, Rosana e Tertuliano meu msn é: edukares2008@hotmail.com.
abraços a todos! Eliane
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 22 setembro 2010, 00:13
Rosana: Não se preocupe todos nos estamos na mesma situação. A contribuição, a indagação, a sugestão de todos é muito importante e você colocou muito bem a sua proposta, como disse o Jean uma rica contribuição.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 21 setembro 2010, 17:53
Olá Rosana!

Primeiro quero lhe dizer que gostei muito do seu projeto com sequencias didáticas, pois, nos permite abordar todas as ideias aqui postadas se destrincharmos em planos de aula. Porem, depois da sua postagem me bateu uma grande dúvida quanto ao que foi pedido...
Eu tinha entendido que era para planejar uma atividade (um plano aula) com bases no projeto de ensino EAD, e não um (projeto de aula com sequencias didáticas) encima do projeto EAD como como você colocou , aqui no nosso fórum.
Ja pedi esclarecimento ao Jean e aguardo resposta.
abraços!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 20 setembro 2010, 17:50
Minha sugestão!
Bom já que estamos falando em ênfase da tecnologia, proponho uma atividade que pode ser trabalhada em vários níveis escolares desde o fundamental I ao superior com a seguinte questão: “A tecnologia e a globalização para vida ou vida pela tecnologia e globalização?”. Um assunto que leva a interdicisplinaridade, decompondo vários assuntos ao mesmo tempo, visando pontos negativos e positivos no conteúdo.


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 19 setembro 2010, 23:28
Planeta virtual chamando o grupo E, rsrs
Pessoal do grupo E, entre no nosso fórum, pois, postei uma pergunta e fiz uma colocação vejam se estão de acordo.

obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 19 setembro 2010, 23:18
Penso que primeiramente cada um deveria apresentar um tema para essa atividade, e postar abaixo somente o tema sem explicitar nada, cada um avalia a abrangência do tema e vota em um, depois de sabermos qual vai ser o tema começaremos montar o plano através do tema escolhido.
Que tal segunda feira todos postar um tema, na terça feira fazer à votação e logo em seguida após o tema definido mãos a obra?
Os Referenciais de Qualidade do MEC apresenta alguns parágrafos importantes para a nossa última tarefa, o Jean colocou nas instruções do fórum e eu dei mais uma resumida para transportar para cá, esses textos nos revela que devemos nos nortear através dos passos (resumidos) abaixo para elaborar a atividade.
1 - Não devemos esquecer-nos da epistemologia de:
  • Educação
  • Ensino
  • Aprendizagem
  • Perfil do aluno
  • Avaliação
2 – Devemos nos perguntar como desenvolver o processo de produção que alicerçarão o desenvolvimento ensino aprendizagem através do:
  • Material didático
  • Comunicação
  • Avaliação


3 - Deve ser contemplado no projeto:
  • Interdisciplinaridade
  • Contextualização
  • Competência especifica
  • Conjunto de mídia compatível com a proposta e com o contexto socioeconômico do publico alvo.
Obs. Desenvolver uma situação apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de; Interagir desenvolver projetos compartilhados, respeitando diferentes culturas e construção de conhecimento.
Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o estudante a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos estudantes e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem.

Abraços a todos!

Fonte: Referenciais de qualidade do MEC para Educação Superior a Distancia
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 19 setembro 2010, 21:54
Pessoal! "Tomei liberdade", e já coloquei o cabeçalho e meu nome. Por favor, entre no wiki e acrescente o nome de vocês.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 19 setembro 2010, 17:09
Olá colegas!
Poderemos começar esse fórum com cada um apresentando uma ideia de atividade coorporativa, o que vocês acham?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 18:50
É isso mesmo! Ja vou colar no anexo.

O anexo é apenas para auxiliar o Tutor...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 15:12
Tertuliano ou Rosana !

Um de vocês dois pode conferir se todas as citações estão na bibliografia e coloca-los em ordem alfabética?


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 13:57
Claudia será que você pode? Fazer uma breve descrição do que é a plataforma moodles (AVA) e breve descrição do que é blog Indicando o site para ser acessado com máximo 5 linhas contando com os dois.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 28 setembro 2010, 13:22
No anexo: tem um link que direciona ao passo a passo da construção do blog caso o professor não saiba como criar um blog. Rosana, você também pode mudar o que você acha que esta mal colocada ...vc tem esse direito!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano -> Re: Fórum - Equipe E: Cláudia Ferraz, Eliane, Rosana, Tertuliano
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 27 setembro 2010, 21:47
Para os alunos o blog vai estar pronto para edição de texto e midias.
O tutor ou professor, vai simplismente se cadastrar com uma conta no blog, e adicionar autores que são os alunos.
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 18 setembro 2010, 22:27
Jean!

Pode fechar o grupo E amanhã, se até lá aparecer alguém solicitando para entrar no nosso grupo, pode colocar. Ok! Pois, talvez eu não veja a solicitação, agora vou entrar somente amanhã. Acredito que os colegas desse grupo também estão de acordo!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Congresso de Objetos de Aprendizagem
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 18 setembro 2010, 18:47
Mudei minha categoria para comunicação!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 18 setembro 2010, 17:59
I understand! Jan!



Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 18 setembro 2010, 17:24
O Ernesto apareceu! e agora cadê o Dan?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 17 setembro 2010, 23:20
Grupo E:

  1. Claudia
  2. Tërtuliano
  3. Eliane
  4. Rosana (Confirmar) G.E ou B
  5. Falta 1, amanhã fecha-se esse grupo. ok! vocês estão de acordo?

Já vamos pensando na elaboração do projeto ok! Importante lembrar que sou tão aprendiz quanto vocês! Vamos aprender a aprender juntos.
Abraços!



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 17 setembro 2010, 23:01
Ola Tertuliano!

Seja bem vindo ao grupo E!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 17 setembro 2010, 22:59
Olá Claudia!

Considere-se no grupo E ok

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 5 - Trabalho em equipe -> Grupo 19 - Trabalho em equipe -> Re: Grupo 19 - Trabalho em equipe
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 17 setembro 2010, 09:52
Olá Rosana!

Sinta-se a vontade para entrar no grupo E, se acaso escolher o grupo E já seremos duas .ok!
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 15 setembro 2010, 19:46
Olá Débora! não sei se vou te ajudar mas, resumi o que foi pedido dessa forma:
Identificar na Web objetos de aprendizagem de uma área de seu interesse, colocar as características de qualidade que ele deve ter para ser reutilizado no material didático e apontar um exemplo de objeto de aprendizagem que você reutilizaria por possuir essas características que você descreveu.

Jean! desculpe-me a intromissão!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 4 - Mídias de comunicação e tutoria -> Grupo 19 - Mídias de comunicação e tutoria -> Re: Blogs
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 15 setembro 2010, 11:10
Ola Christian!

Suas dicas são muito precisas, obrigada por citar o meu blog, Já visitei o seu e achei muito interessante. O legal do blog é que ele oferece “infinitos meios de utilização”.
Abraços!


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 4 - Mídias de comunicação e tutoria -> Grupo 19 - Mídias de comunicação e tutoria -> Re: Grupo 19 - Mídias de comunicação e tutoria
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 15 setembro 2010, 11:03
Ola Jean!
Acredito que a interação entre aluno com aluno, aluno e tutor, vai acontecendo gradativamente, assim como nos grupos presenciais, Sinto até que é mais fácil interagir com quem não se vê do que com quem se vê todos os dias. (sou tímida!)
A forma de comunicação textual também revela traços e características de cada um na medida em que o tempo vai passando. O tutor pode incentivar o aluno através de orientação e orientação também é auxilio, por tanto faz o auno se sentir bem.
Jean! Gosto muito que você me oriente nos meus desacertos, pois, sinto que você esta preparado para isso, pode ter certeza que, quem tem mais a ganhar com as orientações de alguém preparado, é o próprio aluno...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 10 setembro 2010, 21:43
Jean!
Sobre a tarefa 4, pode usar como exemplo objeto de aprendizagem de qualquer nível educacional ou somente nível universitário? 
obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Agendamento do chat -> Agendamento do Chat - Turma 19 -> Re: Agendamento do Chat - Turma 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 10 setembro 2010, 18:46
Eu posso no domingo 18:00 ou 14:00 h.
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 20:10
Jean e colegas!
Comecei a refletir se é possível pensar em moodle como um ambiente fechado, o moodle é como se fosse uma parte pequena dentro do grande “moodle internet”, sendo assim um se torna inerente ao outro, é possível falar do moodle, sim! Porem, impossível não desviar do assunto quanto ao uso da internet, porque sem internet, não haveria moodle.
Não acho que o moodle seja uma ferramenta popular, pois a maioria das pessoas que conheço e tem acesso a internet, não sabem o que é moodle, e quando se fala em curso pela internet através de moodle as pessoas não dão credibilidade. Isso revela a falta de conhecimento do moodle, muitos nem se quer ouviu falar. Acredito que ele é bem popular somente entre estudantes e através dos estudantes outras pessoas vão conhecendo, assim como aconteceu com MSN, Orkut, etc.
Como usuária do moodle confesso que estou surpresa, pois, o curso esta exigindo muito mais de mim do que eu imaginava.Isso é bom e ao mesmo tempo ruim, bom no aspecto de aprendizagem e ruim no aspecto de tempo que gasto em frente ao computador.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 17:23
Por favor! desconcidere o conceito bom na minha pergunta, bercebi que esse conceito cabe na avaliação enviada em Pdf. obrigada

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 16:02
Então esses critérios de avaliação abaixo, são somente para as discursão no fórum estou certa? Pois, o conceito bom e muito bom não cabe nas tarefas enviada em Pdf, se eu estiver certa, qual será o critério para essa avaliação quando for de conceito bom e muito bom, nas tarefas enviadas em Pdf?
Muito obrigada pela sua atenção! Abraços

Vejam a seguir quais são os critérios de avaliação da participação de vocês nos fóruns do LANTE que devo usar, segundo a coordenação do curso.

Bom trabalho!
Jean

TIPO DE CONTRIBUIÇÃO NO FÓRUM
CONCEITO
Postagem de opinião que não contribui para a discussão e não demonstra conhecimento do conteúdo em pauta
Baixo
Contribuição pontual (acrescenta informações sobre o tema em pauta)
Regular
Contribuição questionadora (apresenta alternativas e pede posicionamento dos colegas e/ou tutor)
Bom
Contribuições debatedoras (comenta contribuições anteriores com propriedade, responde aos questionamentos e/ou apresenta contra-argumentos (pró e contra)
Muito bom
Contribuição sintetizadora (coleta segmentos das contribuições, ajusta, adapta e elabora parecer conclusivo com sistematização complementar sobre o tema em pauta)
Ótimo

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 15:39
Corrigindo! A minha comparação do cérebro com o computador quanto ao mal uso, "eu quis dizer desorganizado, atrapalhado bagunçado. Então chega a hora de fazer a desfragmentação

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 15:23
Ok Dan! Muito obrigada pela sua colocação, não vou escrever muito, pois meu cérebro já esta precisando ser desfragmentado rsrsrsr. Mas vai aqui uma cola da web.

Rita Guarezi diz: Isso nos mostra que o desafio vai além de tecnologias e também das metodologias. Há que se levar às pessoas a refletirem seus esquemas mentais, a entenderem a importância e os ganhos que terão ao participarem de processos interativos. Podemos dizer que é uma mudança cultural de como as pessoas aprenderam a aprender. Falar em mudança de cultura é mexer fortemente em crenças e verdades. Deu para perceber o desafio que temos nas mãos?

Mas penso que o fato de estarmos aqui refletindo sobre isso, já mostra que o caminho está aberto e que pesquisadores como eu e como você, leitor, podem contribuir para que a geração de nativos digitais e a de não-nativos possa crescentemente entender e assim usufruir das possibilidades educacionais da Web

Fonte de anexo: http://imasters.uol.com.br/artigo/14870/elearning/a_web_20_muda_os_processos_de_aprendizagem/
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 14:52
Olá Vilmar e colegas!
Eu também não sou expert das tecnologias, comecei a "fuçar “no computador por distração quando eu ainda não tinha net, e depois por necessidade de acesso a internet, com isso insisto em dizer que muitos professores tem que quebrar certos paradigmas com relação ao uso do computador, como fizeram esses professores (que o você citou) de Piraí. Pois o ramo da educação necessita que professores sejam autodidatas nesse assunto já que a parte governamental das politicas educacionais, que deveriam dar capacitação e assistência a esses professores deixa a desejar..., e para ser autodidata é preciso começar e não saber. Assim como estão fazendo alguns colegas nosso, aqui da plataforma, que dizem não dominar esta ferramenta, mas estão interagindo de um modo muito eficiente

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 14:13
Olá Ernesto !
Todos nos desse grupo estamos no mesmo barco, a diferença é a bagagem de conhecimentos trazida por cada um de nos, e é isso que enriquece o grupo, na verdade todos nós, pode se sentir um pouco deslocado em determinadas situações, eu me senti muito deslocada no primeiro fórum de discursão, porem isso tem mais a ajudar do que atrapalhar.
Quanto as muitas tecnologia!
Sei da sua importância no mundo de hoje, eu também não sou expert em informática, mas acredito que todas as pessoas devem entender pelo menos o básico, que é o meu caso, (Não por querer ou gostar, mas, por necessidade) pra ser franca eu também não me sinto confortada, pois, o humanitarismo entre as pessoas ficaram fragilizadas. Costumo dizer que o mal uso da internet deixa o nosso cérebro “desfragmentado”, temos que ter cuidado como diz o velho ditado, tudo tem que ter a medida, o tempo e a hora certa.


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 7 setembro 2010, 14:04
Olá Rosana!

Você fez uma ótima observação com relação a música, pois, involuntariamente (sem pensar na colocação feita por você), eu havia colocado o som no mudo para poder fazer a leitura. Concordo com você...

Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 6 setembro 2010, 00:10
Olá christian!

Era hábito até algun tempo atrás reformar a educação de maneira puramente empírica, sem base sem fundamento lógico. Nossa época exige que decisões de importância das que incidem sobre a educação, tenham uma base mais rigorosa possível, pois, cada vez mais as mudanças se sucedem e alastram a todo o globo e, de uma forma ou de outra, as diferentes sociedades e culturas têm de enfrentá-las, à sua maneira.
Nas sociedades, industrializadas, a crise generaliza-se a todos os setores da sociedade e a educação sofre como nunca a pressão da mudança profunda e em alguns casos permanente. A escola torna-se, então, um lugar de grande importância para discutir essas abordagens, estando o educador, naturalmente, no centro delas para a resolução de freqüentes problemas educacionais que estamos e estaremos enfrentando no mundo de hoje.
Mas, as palavras do Dan me trazem um certo conforto, pois, os que forjam as coisas de modo geral, não conseguem permanecer dessa forma, ou ele se conserta ou ele desiste.
Obrigada Christian!
(Fonte: trecho tirado do meu TCC de graduação, Prof.Indagador e transformador da pedag.Eliane Nogueira)


Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 5 setembro 2010, 23:53
OI Dan! Eu também ouvi a mesma frase com relação ao analfabetismo com Fredric Litto em um dos vídeos do you tube.
 Percebo que ainda é grande a dificuldades dos professores quanto ao uso do computador.
Na escola onde trabalho, alguns professores sempre pedem para eu fazer tais coisas para eles no computador, pois, eles não sabem, eles nunca pedem para eu ensinar essas tais coisas e muito menos prestam atenção quando vou fazer essas tais coisas para que aprendam... No outro dia me pedem a mesma coisa...Quando insisto em ensinar, eles me decepcionam dizendo que não vai adiantar eu explicar...Acho que ainda precisam sofrer um   insight, quanto a importância do uso do PC tanto na vida pessoal quanto na escola.

São imensas as possibilidades de mudar a maneira de ministrar aulas através dos meios tecnológicas como, por exemplo, o computador. Porem é preciso desacomodar e realizar mudanças não só na maneira de como iremos trabalhar, mas também na forma de pensar. As tecnologias só têm a somar, o grande desafio é mudar as práticas pedagógicas e metodológicas, de modo que possa favorecer o conhecimento proficiente, para isso, cabe a cada profissional ir à busca de capacitação para seu aperfeiçoamento, pois, sabemos que as novas tecnologias e a globalização, tornam inevitáveis as mudanças educacionais mais do que nunca nessa atualidade.

Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 5 setembro 2010, 01:34
Olá Jean!
Recebemos notas de avaliação do texto enviado, de modo PDF ok! Como será as notas de participação dos forum? Separados ou avaliação é conjunta? pode me esclarecer mulhor essa dúvida?

abraços obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 5 setembro 2010, 00:31
Olá pessoal!
A maioria das postagens desse fórum, feita pelos colegas aqui tem haver indiretamente ou indiretamente ao que a Ana Maria colocou (o ensino a distância forma o aluno independente, autônomo, reflexivo, com possibilidade de aprender sozinho com flexibilidade de horários, espaços... O moodle, oferece essa oportunidade de aprendizagem e interação necessárias ao aluno em processo de auto formação).Sem dúvida nenhuma Concordo plenamente com os postes postados por todos, inclusive da Ana Maria, (peguei o trecho postado por ela por esta muito bem resumido e bem colocado) Porém; existe algo que deve ser alvo de discursão e acredito que estamos aqui para isso, por exemplo: vamos supor que eu seja um aluno “fantasma”, isto é; pago para alguém fazer as minhas tarefas e interajo me inteirando de modo sucinto no assunto EAD já que não estamos em um curso presencial...
São amplos os comentários que podem surgir aqui a partir desse meu comentário, seja ele positivo ou negativo, mas, acredito que o objetivo aqui é esse mesmo...
A pergunta é: Como evitar esse tipo de situação nos cursos EAD? Será que uma prova semestral com os conteúdos do semestre sendo abordado, seria uma das soluções para avaliar se realmente esse aluno interagiu no fórum e nas leituras dos textos sugeridos? Tutores também poderia ser um funcionário fantasma? Ou essas minhas perguntas são um dos paradigmas que devem ser quebrada, pois, isso não tem importância?

Achei as informações contidas nesse vídeo muito interessante, pois tem muito haver com os assuntos desse forum. Quem quiser dar uma olhadinha

abraços! Eliane




Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 4 setembro 2010, 01:10
Olá Vilmar!
Fui nesse link (http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/124.a.pdf) que você passou, foi muito útil, pois, tem muitas informações que para mim eram inéditas...Essa é uma das formas de contribuições que o fórum do moodle pode nos oferecer. Obrigada até mais!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum 3 - Plataformas de EAD -> Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19 -> Re: Fórum da ETAPA 4 - Mídias e Plataformas de EAD - Grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 4 setembro 2010, 00:37
Olá Jean e colegas! Boa noite!
Como aluno/usuário sobre esse ambiente virtual de aprendizagem...
Como diz o texto base, as tecnologias quebram barreiras. Pedagogicamente o mais interessante é o poder de colaboração de forma interdisciplinar de modo rápido e prático.
As características (pedagógicas, de gestão, técnicas, de interface, de suporte, entre outras) contribuem para que plataforma Moodle seja tão popular, pelo fato de termos Todos os dias novidade na internet, com grandes números de atualizações, o texto base diz que esses avanços tecnológico esta sendo frutos de novas e muitas demandas  sociais e dos setores públicos, a frase que caberia melhor ai é: Os crescimentos de setores produtivos e demandas sociais são frutos dos avanços tecnológicos.
Sem dúvida nenhuma a contribuição para usuários das ferramentas tecnológicas é muito grande, pois, ela oferece uma infraestrutura muito satisfatória. Não só a web , mas,  em outros componentes   que permite realizar videoconferência com audiovisuais  e textuais, além das gerações analógicas e digital.

Fonte de pesquisa: FUNDAMENTOS da educação a distância, mídias e ambientesvirtuais / Fernanda C. A. Campos ... [et al.]. - Juiz de Fora: Editar, 2007.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 18 - Café e descontração -> Re: Grupo 18 - Café e descontração
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 1 setembro 2010, 22:29
Olá Pessoal! Sou do grupo 19, estou passando por aqui, para tomar um cafezinho de vizinho com vocês.
Abraços!
Apareçam por lá! Rua Tutor Jean, Nº 19
Fale com o Tutor Presencial de seu Pólo! (APENAS PARA LEITURA) -> TP - PIGEAD - Itapecerica da Serra -> Re: TP - PIGEAD - Itapecerica da Serra
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 17:43
Olá Ricardo!

Desculpe-me pela demora de te cumprimentar!
Olha! Tem uma um pessoal bem animados na nossa turma, eu também estou...
prazer em te conhecer e acho que vamos trocar muitas informações boas...
Até mais!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Turma 41 - Bate papo no café -> Re: Turma 41 - Bate papo no café
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 17:07
Ola José Carlos!

Fiquei maravilhada com essa noticia, através disso abrem-se as portas para novos horizontes em outras escolas.
Com certeza vou fazer bom proveito dessa informação.
Muito obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Turma 41 - Bate papo no café -> Re: Turma 41 - Bate papo no café
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 16:59
Olá pessoal!

vim tomar um cafezinho para relaxar e esquentar esse frio de SP!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 16:46
rsrsrsr

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 14 agosto 2010, 22:25
Olá Jean!
Neste caso em especial, o feedback deve ser constante no contexto ao que se refere ao mundo virtual quanto ao seu uso e benefício nas escolas públicas e privadas, é visível que a globalização automaticamente modifica as fontes de conhecimento e exige maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, e o caminho mais curto para o ajuste técnico/cientifico no meio educacional é a conscientização do que é ser de fato educador no mundo moderno. O ensino erudito que esta vinculada aos conteúdos formais e querendo ou não, ainda é identificada como a classe dominante pela maioria dos docentes.
Com relação ao texto base referente ao feedbak, acho que as informações acima complementam ao que Alves diz no ultimo parágrafo sobre comportamentalismo.
Aqui esta a referencia de Brousseau:
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la Didactique des Mathématiques. In: BRUN, J. et ali. Didactique des Mathématiques. Paris: Delachaux et Niestlé S.A, 1996.

Não sei te informar se Cortella esta disponível na web, pois, ainda não encontrei
CORLELLA, M.S. Informatofobia e informatolatria: equívocos em educação 2006. Acesso: revista de educação e informática, São Paulo: FDE, n. 11, v. 5, P. 32 – 5, 1995.
Fale com o Tutor Presencial de seu Pólo! (APENAS PARA LEITURA) -> TP - PIGEAD - Itapecerica da Serra -> Re: TP - PIGEAD - Itapecerica da Serra
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 17:43
Olá Ricardo!

Desculpe-me pela demora de te cumprimentar!
Olha! Tem uma um pessoal bem animados na nossa turma, eu também estou...
prazer em te conhecer e acho que vamos trocar muitas informações boas...
Até mais!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Turma 41 - Bate papo no café -> Re: Turma 41 - Bate papo no café
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 17:07
Ola José Carlos!

Fiquei maravilhada com essa noticia, através disso abrem-se as portas para novos horizontes em outras escolas.
Com certeza vou fazer bom proveito dessa informação.
Muito obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Turma 41 - Bate papo no café -> Re: Turma 41 - Bate papo no café
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 16:59
Olá pessoal!

vim tomar um cafezinho para relaxar e esquentar esse frio de SP!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 15 agosto 2010, 16:46
rsrsrsr

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 14 agosto 2010, 22:25
Olá Jean!
Neste caso em especial, o feedback deve ser constante no contexto ao que se refere ao mundo virtual quanto ao seu uso e benefício nas escolas públicas e privadas, é visível que a globalização automaticamente modifica as fontes de conhecimento e exige maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, e o caminho mais curto para o ajuste técnico/cientifico no meio educacional é a conscientização do que é ser de fato educador no mundo moderno. O ensino erudito que esta vinculada aos conteúdos formais e querendo ou não, ainda é identificada como a classe dominante pela maioria dos docentes.
Com relação ao texto base referente ao feedbak, acho que as informações acima complementam ao que Alves diz no ultimo parágrafo sobre comportamentalismo.
Aqui esta a referencia de Brousseau:
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la Didactique des Mathématiques. In: BRUN, J. et ali. Didactique des Mathématiques. Paris: Delachaux et Niestlé S.A, 1996.

Não sei te informar se Cortella esta disponível na web, pois, ainda não encontrei
CORLELLA, M.S. Informatofobia e informatolatria: equívocos em educação 2006. Acesso: revista de educação e informática, São Paulo: FDE, n. 11, v. 5, P. 32 – 5, 1995.
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 14 agosto 2010, 18:38
Gostaria de pedir desculpas aos meus colegas, pois, ao reler o meu 1º texto acima, percebi que algumas palavras só ficaram no meu pensamento, isso é; não completei a frase (Que tipo de feedbak), gostaria de explicar que o feedbak do qual eu me refiro no texto acima, seria do mundo digital em geral, quanto ao seu uso nos cursos presenciais, que deixam muito a desejar apesar das tecnologias no mundo de hoje, e a EAD vem quebrando esse retrocesso...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 14 agosto 2010, 00:55
Ola Cristina!

Um dos motivos para que isso aconteça, é o fato do aluno "ser forçado a ser um autodidata" para isso é necessário que ele pesquise por si mesmo, isso faz com que eles ampliem seus conhecimentos...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 14 agosto 2010, 00:47
Boa noite amigos!
Boa noite Vilmar!
Concordo plenamente com você. Acho que não me expressei muito bem! O que eu na verdade queria dizer é que através de uma idéia que começou com john Napier (1550 - 1617), escocês inventor dos logaritmos, surgiu uma maquina de calcular... Isso permitiu que novos autores fossem criando e inovando até chegar o computador, a internet, o mundo digital..., e essa idéia surgiu através de uma pessoa, que passou para outra pessoa, que reformulou, até chegar a era da internet hoje, de modo que a maioria das pessoas não consegue viver sem ela devida a sua utilidade...Resumindo eu quis fazer uma comparação cuja resposta você acabou me dando, quando você mesmo diz: que devemos repensar o aluno e o processo de ensino-aprendizagem a todo momento, adaptando aos novos autores.
Nesse caso o nosso discurso aqui apresentado, de certo modo leva a melhorias ao que se refere às didáticas dos cursos EAD. Brousseau coloca como idéia básica, aproximar o trabalho do aluno ao trabalho de um pesquisador, testando conjecturas, formulando hipóteses, provando, construindo modelos, conceitos, teorias e socializando os resultados, com o devido auxílio do professor, que deverá providenciar situações favoráveis para que o aluno aja sobre o saber, transformando-o em conhecimento para o mesmo. Nesse caso esses alunos somos nós que de forma antagônica, ou seja, de forma a desafiar a nos mesmo, a encontrar respostas das situações problemas dos curso tanto presencial como a distancia.
Fórum Fundamentos da EAD -> Fundamentos da EAD - grupo 19 -> Re: Fundamentos da EAD - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 12 agosto 2010, 00:37
Bom! Vou tentar resumir no mais breve possível a minha opinião; desculpe-me se eu estiver errada ou equivocada com relação a esse assunto. O assunto é amplo mas vou tentar dar rumo para a amplitude desse assunto.
A meu ver, a maioria das características identificadas é sim, exclusiva da EAD. Uma das características que dificilmente é observado nos cursos presenciais se refere ao feedback que embora haja uma serie de definições... É um assunto pouco conhecido e debatido nos cursos presenciais... Segundo Wikipédia em administração o feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente, Sendo assim; é de suma importância a sua discussão em um grupo ou mais de pessoas.
Com relação à vantagem e desvantagem no curso EAD; no meu ver existem mais vantagens do que desvantagens, como por exemplo, exclusão do processo tradicional, que limita ou impossibilita a interações de pólos, a sociabilizarão e trocas de experiência, a educação inclusiva, a acessibilidade...Alem de contribuir para que haja menos gastos tanto pela instituição como para o aluno.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Tira dúvidas com o tutor -> Fórum tira-dúvidas -> Re: Fórum tira-dúvidas
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 10 agosto 2010, 23:20
<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->
Oi Jean! Tudo bem?

Na minha página (minhas disciplina), na frente dos links fórum de noticias, café virtual e tire suas duvidas, esta escrito: Nº de mensagens não lidas... O que significa isso? Sendo que eu não só li como também participei...
E porque aparece esses códigos como esses acima do meu poste?

Desde já agradeço pela sua ajuda. Até mais

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Grupo 19 - Cibercafé 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 10 agosto 2010, 19:52
rsrssr...Toma o seu cafézinho Ernesto!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Grupo 19 - Cibercafé 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 10 agosto 2010, 19:49
Bom Ernesto! Ja fiquei mais animada não é tão longe de onde moro como havia imaginado, só um pouco rsrsrsr. Obrigada

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Grupo 19 - Cibercafé 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 10 agosto 2010, 19:28
Nossa Dan! Nem pensei na possibilidade de olhar no mapa, pois, pensei que você morasse em Itapecerica...Acabei te dando trabalho! muito obrigada mesmo!
Fórum conhecendo o grupo -> Conhecendo os colegas - grupo 19 -> Re: Conhecendo os colegas - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 9 agosto 2010, 20:06
pensativopensativo

maneiromaneiro obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Grupo 19 - Cibercafé 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 9 agosto 2010, 19:47
Olá Dan!

Você pode me dizer a quantos Km de distancia a partir do centro de Itapecerica o polo fica?
Obrigada! Que bom que gostou do polo! Assim nos anima. Até...+

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
CAFÉ VIRTUAL -> Grupo 19 - Cibercafé 19 -> Re: Grupo 19 - Cibercafé 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 9 agosto 2010, 19:35
Olá! vim só para um cafézinho e ja estou saindo...Até mais!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum conhecendo o grupo -> Conhecendo os colegas - grupo 19 -> Re: Conhecendo os colegas - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 6 agosto 2010, 20:47
Olá VSSB! Éssa eu descobri! agoraaaaaaaaaaa E = MC² !!! pensativo ???????????

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum conhecendo o grupo -> Conhecendo os colegas - grupo 19 -> Re: Conhecendo os colegas - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 6 agosto 2010, 20:40
Olá Carla! Gostei da sua frase, pois, uma idéia é como uma semente se não for plantada, não haverá vínculo para uni-la. Abraços




Fórum conhecendo o grupo -> Conhecendo os colegas - grupo 19 -> Re: Conhecendo os colegas - grupo 19
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 6 agosto 2010, 20:34
Obrigada Chistian! Parabéns a você também pelo o que você representa em nossa sociedade!