Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora.PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).
Ok entendi!No meu não abre e pode não abrir em outros computadores também.
Veja bem como é estranho! Um exemplo do que acontece nos “erros técnicos da plataforma”. Na caixa de texto dessa plataforma eu não tenho ferramentas de formatação de texto e na plataforma de teste tenho todas as opções para ser usado, e uso o mesmo computador e o mesmo navegador, até pensei que fosse o navegador, mas, ja fiz o teste e não é! As vezes quero destacar texto e não posso, pois não aparece ferramenta para mim...ao contrario da plataforma de teste...
abçs
Fórum :: Discussão das Avaliações -> Fórum da Semana 7 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 7 - Grupo 14
Ressalvo que o problema não é somente o link que as vezes abre e as vezes não abre.O problema é; "isso" entrar como avaliação na parte de usabilidade para nos avaliar. Pois estamos diante de problemas técnicos e não de erro humano.Quantas vezes isso aconteceu aqui na plataforma? várias vezes!
" Se o professor não começar a exercer a capacidade de reflexão, de crítica, de intervenção, como é que as estruturas educacionais poderão mudar"
Celso Vasconcellos
Para que possamos ter novas reflexões critica sobre nossa prática no sentido de captar nossos avanços, tomando decisão para melhorar o que achamos realmente conexo no ponto de vista de alguém que nos avalia; devemos levar em consideração a crítica do avaliador, observando se realmente essa critica tem nexo. Só assim estaremos colaborando de fato para a melhora da educação.
Na primeira disciplina desse fórum um dos meus tutores me descontou um ponto na minha tarefa, e explicou aplausívelmente o porquê de ter descontado aquele 1 ponto. Não precisei contestá-lo e procurei não cometer o mesmo erro que ele avia colocado como argumento na avaliação para com a minha tarefa. Isso é ótimo para mim! Uma avaliação que de fato me leva a melhorar...
Porém contexto avaliação com critica onde o erro pode ser interpretado de forma ambígua, isso é o avaliador não tem certeza se o aluno atingiu a meta ou não, onde a avaliação pode ter opiniões diferentes, como em um grupo de avaliadores, no qual, metade acha que esta certo, outra metade acha que esta errado, isso no mínimo é intolerante.
Então nas minhas avaliações de trabalhos com ambigüidades de opiniões, sempre terá nota máxima, mas, nos casos onde 1+1=2 sempre direi onde esta a falha, assim como fez o meu tutor (da primeira disciplina) citado acima, com intuito de não desmotivar a pessoa mas de capacitá-la e leva-la cada vez mais para a realização de um bom trabalho.
Gosto do termo coerência dos fatos, avaliar não é tão difícil, difícil é fazer o avaliado compreender seu ponto de vista.
As grades de avaliação (já prontas e muitas vezes sem coerência) tem ponto muito positivo nas tarefas realizadas, porque avalia-se o que foi feito e não como foi feito, se avaliássemos como foi feito teríamos que dar ou nota máxima; ou nota mínima nos trabalhos, alem de ter que; discutir muito com nossos alunos.
Me desculpem vou direto ao ponto pois, já não há muito tempo para pedi averiguação do ocorrido, até La já me descontaram ponto.
Eu já iria cometer uma grande injustiça com uma colega que estamos avaliando, tive que torcer o meu nariz quando percebi que algo estava errado. Antes de fecharem a plataforma de teste eu conferi todos os meus links para ver se tudo estava abrindo para não perder ponto com a questão (usabilidade).
Agora vendo o problema que surgiu no trabalho da colega que estamos avaliando no qual o link não quer abrir e o vídeo da Malu que foi tirado do ar pelo proprietário, resolvi verificar o meu novamente, e para minha surpresa o meu link não esta mais abrindo.
Tenho certeza que antes de fecharem a plataforma estava tudo ok.
E a minha colega que eu estou avaliando não vai perder mais esse ponto comigo... pelo menos da minha parte de jeito nenhum!
Agora estou pensando se isso realmente cabe na grade de avaliação.
Desculpem-me a franqueza, mas, nesse ponto gosto de ser bem justa...
Malu; mandei-te dois e-mails, esse que você leu é o segundo, no primeiro eu te faço a mesma pergunta que você esta fazendo acima. Tem coisas que eu não vou me sentir a vontade para falar por aqui...
Quanto a avaliação, concordo com a Raquel o melhor e seguir somente a grade de avaliação:
O Rafael ja deixou disponível aqui, segue abaixo:
> O tema do módulo segue o que foi pedido? ---- valor: 1,0;
> Os aplicativos contém aspectos criativos ou inovadores? ---- valor: 2,0;
> Os conteúdos dos aplicativos estão relacionados com o tema? --- valor: 1,0;
> A interface está de acordo com os conceitos de usabilidade discutidos no curso? --- valor: 1,0.
Total 5,0
Avaliar não é fácil, mas com a grade fica menos estressante!
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
É que antes estava funcionando de uma forma diferente, conforme o "tutorial" que dei a colega Vilma, e não era cruzinha...
Ja vi que tem outras configurações na plataforma...
Agora tem que clicar, segurar e arrastar... Descobri o enigma rsrs
Abraços
Fórum :: Trabalho de grupo :: Avaliação -> Fórum da Semana 6 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 6 - Grupo 14
Cipriano Luckesi não é meu preferido, gosto de Philippe Perrenoud. O nome foi só uma sugestão por estar dentro do assunto, pode ser grupo Perrenoud, Luckesi, web.nos, EMR.web, (EMR = Eliane, Maria e Raquel) ou outro que vocês quiserem pra mim tanto faz.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fiz o "modelo de tarefa" para meus alunos fictícios, criei link, mas não abre, acredito que seja a configuração do meu computador...
Você ou algum colega tem alguma dica com relação ao problema?
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Depois que terminarmos a tarefa da plataforma de teste é para “salvar e mostrar” ou deixar somente no “salvar e voltar ao curso”?
Aliás! “Se salvar e mostrar” tem como editar depois?
Fórum :: Trabalho de grupo :: Avaliação -> Fórum da Semana 6 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 6 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Como o yotube foi atualizado e o video acima mostra o yotube antigo, faça o seguinte:
1 - abra o yotube no vídeo que você quer
2 – clik em, compartilhar
3- clik em, incorporar
Sobe a tela da janela, você vai ver o código já selecionado, antes de copiar o código, marque essa opção abaixo:
Usar código de incorporação antigo [?]
Agora é só copiar o código e colar como mostra o vídeo do tutorial.
Se você não quer que o vídeo apareça aberto direto na tela, copie somente o link de compartilhar ou do navegador sem alterar HTML. No blog é do mesmo jeito .
abraços
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Cuidado alguns sites com essas “gracinhas” costumam ter muitos vírus, faça isso somente se seu computador tiver um bom ante vírus.ok?
Então vamos lá! procure no busca; (gifs de risada) ou o que você deseja, copie o código e cole na caixa de postagem. Se não da certo, mude o formato abaixo da caixa de poste para HTML.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Esse mesmo, mas no meu não aparece como cruz aparece como uma ancorazinha...
Rafael
Estou sem acesso na plataforma de teste, hoje o suporte lante me mandou uma refinição de senha e também não deu certo, vou esperar até amanhã, se não dar certo novamente te aviso.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Vai no primeiro íconezinho preto visualizando da esquerda pra direita de acordo com a tarefa que você quer mudar de ordem; clique nele ,espere abrir as caixinhas retangular .depois que abrir as caixinhas clique na caixa que quer que fique a atividade. Não sei se te ajudei.
Estou sem acesso a plateforma de teste, problemas com senha novamente.Hoje consegui resolver o problema para entrar nessa plataforma do curso.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Na plataforma de teste, se oriente somente nessa parte:
[3] Nas tarefas seguintes você vai montar sua aula utilizando os recursos do Moodle..
Tarefa 4: Encontre seu nome em um dos tópicos do ambiente e verifique se ele está correto. Este será seu ambiente de trabalho. Tome cuidado para não entrar no tópico com o nome de seu colega. Edite somente o tópico que tem seu nome.
Tarefa 5: Insira uma tarefa
Tarefa 6: Insira um link da mídia criada ou de uma outra que você escolheu na internet.
Tarefa 7: Insira um chat.
Tarefa 8: Insira um fórum.
Tarefa 9:Insira um recurso que pode ser um arquivo PDF ou HTML.
Antes de postar a tarefa faça um teste em cada recurso. Para fazer o teste edite pelo menos 3 letras nas pag. aberta, salve e veja o que saiu, se é o que você quer vai em frente.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Não estou conseguindo abrir o último link,(Tutoriais compactados :: Descompacte todos os arquivos na mesma pasta e abra o arquivo html com o navegador) do roteiro da semana 5,aparece uma mensagem de erro.
Também; não estou conseguindo entrar na plataforma de teste dessa aula, esta rejeitando meu nome de usuário.
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Olá Rafael! Pode ficar tranqüilo, estou estudando a proposta um a um, até agora não pintou dúvida e se pintar pergunto. ok ? Sentiu “ciúmes” da Hena ou da Débora? Srs . Não fique com “ciúmes”, foi só uma maneira de agradecê-la, não tenho motivos relevantes para não estar satisfeita com sua tutoria, tudo esta sendo muito legal até aqui.
Abraços
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Olá Maria! Achei muito legal a idéia,e ja estou te seguindo. Tenho uma blog onde eu posto todas as minhas atividades do lante, apenas não liberei a público ainda, mas, pretendo.
Tenho também o blog:
(http://politicaseducacionaisnobrasil.blogspot.com/)
Este blog esta participando do top blog, a partir do dia 20 começa a votação. Quem achar que meu blog merece pode votar. Rsrsrs. Há! Maria eu concedo a patente do meu vídeo rsrs
Fórum :: Tire aqui suas dúvidas com seu/sua tutor/tutora sobre as tarefas da semana. -> Fórum da Semana 5 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 5 - Grupo 14
Já que não deu tempo para agradecer no fórum 4; deixo aqui meu agradecimentos pelo o elogio da Debora, Henna e a todos os colegas a respeito do meu vídeo, infelizmente poderia ser melhor mas, uma semana é pouca para uma boa produção juntamente com a tarefa.
Olha! Parabéns para todos, gostei muito de ver a produção de todos; aprendo muito com essa interatividade... Hena gostei muito do seu vedeo também! Parabéns! Debora queria que você fosse minha tutora! rsrsr.
Se é que eu entendi, é para fazermos um trabalho usando uma das ferramentas da web 2.0 de nossa escolha, (usando a criatividade) e colocar como conteúdo alguma parte do texto/a (ou) texto/b de modo direto ou relacionado.
Eu por exemplo, fiz um vídeo(bem genérico! rsrsr), vou mandar daqui a pouco.
No modelo do trabalho deve ser colocado o objetivo, o tema, a ferramenta e o link do seu trabalho já pronto.
Agora não sei se estou ajudando ou, atrapalhando mais ainda! rsrsr.Mas, o objetivo é ajudar vocês.
Fórum da Semana 4 -> Fórum da Semana 4 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 4 - Grupo 14
Quem fez esse questionamento na verdade foi nosso tutor, eu apenas respondi.
Gostei muito da sua observação é uma pena que nosso colega Dan fechou essa disciplina, ele também gostava de rir nesse fórum. Alias! Falando em Dan! Ele mandou um abração para todos do grupo, ele não queria sair dessa disciplina, foi por necessidade mesmo, correria com o mestrado dele, é uma pena! Mas sei que ele vai voltar, gosto muito das contribuições dele.
Você tem razão, que legal que lembrou!Olha! eu até me assustei com o número de cópias que foram feitas e alguns muitos genéricos, achei um que parece ser o original mas não sei se é, pois o ano passado era somente um vídeo agora tem mais de 100 rsrsr.
Nas minhas pesquisas para o meu blog, eu já tinha me deparado com essa noticia que você postou através do link, essa noticia com certeza é um estimulo para todos nos professores.
Olá Débora, Por isso as aspas, com certeza a vida moderna, agitada, com tantos perigos e demandas nos levou a esse espaço virtual, mas, infelizmente tem muitas pessoas nessa situação de “escravidão” mas nem sempre são pra coisas boas como o nosso caso de estudar, se informar e informar...
Tentei colocar um mapa esquemático aqui, explicando o primeiro parágrafo do poste acima e não consegui. Não sei o porquê minha caixa de ferramentas não aparece na minha caixa de texto aqui na plataforma.
Não tem nem como colorir, grifar, aumentar enfim formatar o meu texto ao meu modo.
Se tiver alguém ai que possa me ajudar agradeço desde já.
Rafael você questionou: Como fazer uma boa escolha? Como selecionar uma mídia que realmente seja estimulante, motivadora e relacionada com o conteúdo? Primeiramente devo dizer que um conteúdo nem sempre é um conteúdo rsr, quero dizer, Um conteúdo esta no centro de uma teia que muitas vezes automaticamente ramificam-se em outras e nos obriga muitas vezes a pro fundarmos em outros detalhes para que a informação desejada seja lapidada de acordo com o primeiro conteúdo proposto.
O que deve ser bem colocado em uma mídia é a mensagem que realmente ela quer passar aos seus interlocutores. No comercial do vídeo abaixo, não tem avenida, não tem carro, não tem farol...Mas todos entendem qual a mensagem que o vídeo quer passar.
Fórum da Semana 4 -> Fórum da Semana 4 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 4 - Grupo 14
Olá Christian! Sinceramente eu não entendo muito sobre hegemonia não! Mas fiquei curiosa e acabei pesquisando um pouco, e encontrei o seguinte para compartilhar com nossos colegas.
Williams (1979, p. 113) nos ajuda a entender a hegemonia em Gramsci:
A hegemonia é então não apenas o nível articulado superior de ‘ideologia’, nem são as suas formas de controle apenas as vistas habitualmente como ‘manipulação’ ou ‘dominação’. É todo um conjunto de práticas e expectativas, sobre a totalidade da vida: nossos sentidos e distribuição de energia, nossa percepção de nós mesmos e nosso mundo. É um sistema vivido de significados e valores –constitutivo e constituidor– que, ao serem experimentados como prática, parecem confirmar-se reciprocamente. Constitui assim um senso da realidade para a maioria das pessoas na sociedade, um senso de realidade absoluta, porque experimentada, e além da qual é muito difícil para a maioria dos membros da sociedade movimentar-se, na maioria das áreas da sua vida.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Eu prefiro vídeo com imagens, animações e outros conteúdos, até mesmo aqueles que não possuem uso de linguagens faladas! Fica mais fácil de entender o assunto sem ter que fazer uma longa leitura. Porque como diz NASCIMENTO (2005), o processo de visualização envolve o sentido humano que possui maior capacidade de capitação de informação.
Dos que foram postados aqui gostei de todos, mas o que me chamou a atenção foi a do Ken Robson, embora eu já conhecesse o vídeo do Ken; sempre que revejo é uma novidade de tanto que gosto, pois, ele fala de uma forma bem humorada, simples e criativa é uma das maneiras interessantes de nos chamar a atenção para o assunto.
NASCIMENTO, Hugo A.D. e FERREIRA, Cristiane B.R. ferreira. Visualizações de informações – uma abordagem prática. XXV congresso da sociedade brasileira da informação. Disponível em: WWW.unisinos.br.Acessado em abril de 20010.
Antes de responder o que pede exatamente esse fórum; gostaria de contribuir com um conteúdo extra, (no qual acredito que tem tudo haver com o curso). Fiz de tudo para usar esse vídeo na minha ultima tarefa, mas acabei optando por outro, esse vídeo abaixo nos faz refletir uma serie de questões, como por exemplo, Nos tempos atuais o computador é facilitador do nosso tempo ou conhecimento das utilidades do computador é que facilita o nosso tempo? Somos “escravos” do computador ou ele é que “é nosso escravo”? Enfim vejam o vídeo tenho certeza que vão gostar.
Concordo com Beatriz e acrescento que; o tempero de uma aula se da, quando o aluno sabe de onde parte a aula e aonde ela vai chegar, no entanto temos inicio e fim. Partindo desse principio “como fica o meio”? Acredito que a mediação do tutor deva ser de igualdade, considerar a argumentação do aluno quando esse é pertinente, fazer readaptações quando for necessário, isso é reconhecer que o professor não é mero transferidor de conhecimentos e sim um ser capaz de constante transformação, atualização que vem através de um processo interativo.
“Se for assim não precisaremos de advogado para saber por que Marie morre”. rsrs.
Adriana, no ensino presencial,(não desconsiderando os ótimos professores) o que vemos, é; professores e coordenadores, se preocupando em aprender a usar a impressora de tonner, para imprimir cruzadinhas, eu até hoje não sei para que serviu os coquetéis que o governo mandou até o ano passado. Estou tentando fazer um blog interativo de texto e leitura para os alunos da minha escola, mas, tem gente que faz cara feia quando toco no assunto e aparece cada desculpas esfarrapadas rsrs.
Do fórum 1, entre tantas que são pertinentes, escolui o poste do ROGERIO DA COSTA RIBEIRO [APosa210] - segunda, 18 abril 2011, 21:54
Designer e criatividade se completarem... A meu ver, a criatividade e o designer didático parecem possuir uma ligação forte entre si, toca no âmago da educação, conjugando diagramação e diversas técnicas ao conteúdo próprio de cada área, disciplina, curso e faixa etária destinada. A sua aplicabilidade está estritamente atrelada aos objetivos e fins educativos visados. Neste sentido, é necessário aprofundar na criatividade para tornar o processo educativo algo agradável, que instigue a curiosidade, a investigação, o levantamento de hipóteses e os designers didáticos vêem o valor do desafio e da provocação como o motor propulsor da mudança, inovação e criação.
comentário
Por uma questão de lógica de fato o design e criatividade se completam, pois para criar um design é preciso ter criatividade. Como diz Rogério: “No âmago da educação, conjugando diagramação e diversas técnicas ao conteúdo próprio de cada área...”.
Em questão de EAD, essa conjunção torna se quase que automática mesmo quando sucinta, diferente da maioria das escolas presenciais que ainda encaram as TICs como um bicho de “sete cabeças”, ignorando a existências das salas de informática dentro das escolas, quando o mundo de hoje não funcionam mais sem elas. Eu particularmente por outras questões; não queria, mas, Temos que entender e encarar as TICs como algo necessário e não só um meio para descontração ou passa tempo. Interface, design, criatividade, ambos levando mais do que tudo informação, agilidade, facilidade, conhecimento,... Mais do que nunca faz parte do mundo moderno e mais do que fazer parte é necessário.
Entre tantos postes relevantes, escolhi 2 postes por estar interligados ao texto da aula 2 e a citação de Castells.
- Poste da Claudia,
“O layout da interface não se relaciona apenas à sua aparência, que contribui para a experiência subjetiva e emocional de recepção.
Na verdade o layout, com o estilo visual, fontes, cores, imagens, é parte integrante do design da informação e da funcionalidade dos aplicativos.”
“ Além de criar uma empatia imediata, o layout influencia o grau de facilidade de encontrar os fragmentos de informações de maneira intuitiva. Uma interface saturada, com muitas instruções, sinais, rótulos, demanda mais tempo de aprendizado de uso e maior esforço para a localização das informações.”
- Poste do Dan,
Clareza na arquitetura da informação – é essencial que o usuário consiga discernir o que é prioritário e secundário no site. Os usuários devem ser ajudados, fornecendo-lhes a possibilidade de entender a maneira como as informações estão estruturadas e podem ser localizadas. Uma das alternativas é, por exemplo, incluir um mapa do site b) Facilidade de Navegação – o usuário deve conseguir acessar a informação desejada no máximo em três cliques. c)Simplicidade – o navegador precisa rapidamente encontrar e imediatamente interagir com seu objeto de busca. d)Relevância do conteúdo – é um dos itens mais importantes, pois está ligada a capacidade de prender a atenção do usuário. Um texto na mídia eletrônica, por exemplo, precisa ser o mais conciso e objetivo possível.
- Justificativa:
O poste do Dan vai de encontro com o texto proposto na aula 2 e é confirmado com o poste da Claudia que contextualiza com que Castells (2003) diz: " A comunicação digital deve, constituir de três elementos básico: navegabilidades, objetividades e visibilidades"
Abraços
Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, Os negócios e a sociedade. Ria de Janeiro, Jorge, Zahar Editora.
Olá colegas! Gostaria de agradecer a todos pela contribuição na certeza de que, mais uma vez aprendi com cada um de vocês. É uma pena que não da para comentar todos os postes
Assim como fez nossa colega Eliza, deixo essa reflexão Segundo a preposição de Manuel Castells (2003)." A comunicação digital deve, constituir de três elementos básico: navegabilidades, objetividades e visibilidades"
Abraços
Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, Os negócios e a sociedade. Ria de Janeiro, Jorge, Zahar Editora.
Fórum da Semana 2 :: Adiado até quarta 27/04 às 23 h 55 -> Fórum da Semana 2 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 2 - Grupo 14
Analisando o site indicado pelo tutor, sem entrar no conteúdo que deve ser bem interessante! O design e a interface deixam muito a desejar, as caixas poderia estar mais e melhor distribuídas em todos os espaços da área que estão sobrando, as letras poderiam ser maiores, a palavra VEGETARIANISMO aparece três vezes e muito próxima uma da outra, bastaria o tema centralizado acima e as outras duas ficariam melhor se tivessem distribuído um em cada lateral. Agora esse verde escuro, deve ser para fazer os alunos lembrar-se daquela verdura chamada de couve rsrs. Resumindo, o assunto parece interessante, mas, é bem provável que o pesquisador procuraria outras opções antes de explorá-lo.
Não falo de uma ou duas palavras piscando na interface principal; falo de site que exageram em gifs brilhantes e muitas palavras piscando sem parar, é como tocar sempre a mesma música! Nestes casos, “Tento ler, e meus olhos automaticamente são desviados pelo pisca pisca rsrs . Mas, é sabido que há público para todos os gostos não é? A interface de um site torna até interessante quando tem uma ou duas palavrinhas piscando, mas 10, 20,30 rsrsr, não! não!
tem um blog de atividades e planos de aula, com essa menininha dançando sem parar, não consigo deixar de prestar atenção nessa coisinha rsrs!
Me ensina a fazer um resumo como o seu!rsrs muito bom!
Como utilizar a interface - com melhor legibilidade, cor, desenho, links, imagens e outros - e não ficar preso a uma estrutura que reduza a criatividade? Apesar de acreditar que havendo cor, desenho, links, imagens [...], dificilmente alguém poderá perder a criatividade, penso que; Temos que oferecer uma estrutura com outras opções como; temas e objetivos diferentes, de modo a aguçar a curiosidade e a criatividade, do aluno para que a mesma não seja perdida diante de uma só atividade, é preciso indagação, levantar e descartar hipótese, despertar no aluno novas possibilidades.
abraços
Fórum da Semana 2 :: Adiado até quarta 27/04 às 23 h 55 -> Fórum da Semana 2 - Grupo 14 -> Re: Fórum da Semana 2 - Grupo 14
Olá Carla! Contribuição muito importante da sua parte! Realmente a interface pode tanto agradar como decepcionar logo no primeiro contato, os lojistas e os fabricantes de aparelhos eletrônicos devem sempre se atualizar nas novidades dos produtos, pois, as pessoas querem algo que facilite a vida e os mais jovens são sempre os mais exigentes. Hoje em dia o que é melhor; apertar ou rodar um botão ou clicar com o dedo no ícone desejado? Falando em ícone, esse deve ter um design que as pessoas saibam realmente do que se trata.
Recapitulando; Na interface de um site o que me desagrada, por exemplo, é uma interface cheios de propagandas e aquelas palavras luminosas que ficam piscando.
As ferramentas são úteis, pois oferece organizações com base de dados, facilita em questões da memória, estabelece interação, da ideia de novas situações de aprendizagem.
Para Wertschi, o conceito de ação mediada é alicerçado pela corrente sócio cultural.
Aproveitando essa aula gostaria de compartilhar esse vídeo, que poderá nos ajudar nessa aula.
O design do material sem criatividade e incentivo tem algum sentido didático?
Não, O material didático por uma questão de lógica exige criatividade.
O incentivo pode partir do próprio ego por questões cognitivas e depende de como foi a "formação" de cada ser humano no decorrer de sua vida. Porém, Se o incentivo vem da pessoa próxima ele torna estimulador.
Agora entendi a sua colocação, no qual algumas situações criativas devem ser dirigida ou mediada pelo professor para não sair do objetivo da aula.
Essa situação de aclopamento estrutural entre dois sistemas cognitivos: do professor e do estudante que se encontra no texto complementa dessa aula. , mas há criatividade que somente o próprio aluno poderá desenvolver, aquela criatividade que tem dentro de cada um de nos, criatividade que os outros muitas vezes são incapazes de compreender, principalmente em se tratando de design didático, a nossa colega Hena nos enviou um vide de um comercial que explica bem o que quero dizer, o vídeo de Ken Robson também tem outro exemplo, quando ele conta a História da menina que desenhou o rosto de Cristo.
A questão que a maioria da escola incentiva a criatividade, tenho uma opinião diferente da sua.
Escolas estimulam a criatividade? A meu ver não. É raríssima essa situação, o que vemos são alunos inovando fora da escola com ajuda do computador e da internat,equipamento que, na maioria das escolas só servem para ajuntar poeira. Somente depois que esse aluno ganha algum prêmio; é que a escola fica sabendo, depois fala do assunto como se fosse ideia da organização escolar.
Desculpe-me, mas, se eu entendi o que você quis dizer, vou discordar de você.
Liberdade = criatividade.
Só quem pode colocar limites na liberdade é eu e você, ou seja, nós, por mais que queiram ninguém pode podar a nossa liberdade a não ser nos mesmo.
Liberdade nada tem haver com libertinagem, e o que acontece em algumas escolas, é ação de libertinagem, trazidas de casa por alguns alunos e até professores para a escola, e que não combina com criatividade. Por isso o vídeo não é exagero.
Quando você diz: fico até com medo de participar, o grupo está fazendo ótimos comentários! De uma certa maneira você esta podando a sua liberdade para postar.
E Eu, tenho medo de dizer que não estou de acordo com algum comentario, e nesse momento estou tentando me livrar desse medo, pois acredito que é bom para ambas as partes.
"por que você tem que ser igual aos outros?" Essa frase também me chamou muita atenção pelo fato de já ter trabalhado em um terminado ambiente em que, os meus colegas também professores eram condicionados a serem antipáticos com as crianças, e usavam de argumento de que elas não iriam respeitar você se acaso desse um sorriso para elas. Ao colocar o pé na escola, onde eu não conhecia as normas, já foram logo me avisando; olhe feio para eles! Não sorria para eles! ... Fiquei preocupada, mas lembrei das imagens dos pingüins que um dia me apresentaram em uma aula na faculdade, onde tinha 10 pingüins virados de frente e apenas um virado para trás, e foi perguntado para nos alunos, o que tinha de diferente naquela imagem. O objetivo da aula era mostrar que podíamos fazer diferente.
Então pensei! Porque tenho que ser igual a eles? Depois de um tempo descobri que eu era super carismática com aquelas crianças, pois, percebi que elas abraçavam e beijavam somente a mim na chegada, na saída e na hora do intervalo.
Percebi também que não perdi o respeito delas só pelo fato de ser carismática com elas. O carinho delas comigo eram tão grande que já não sabia mais onde guardar tantas cartinhas de demonstração de carinho daquelas crianças. Aconteceram mais coisas interessantes, porem não cabe comentar aqui, só sei que valeu muita apena ser o que eu realmente sou com as crianças.
você perguntou: Um material didático cheio de textos, figuras, gráficos, vídeos, etc poderia produzir uma poluição visual? As informações produziriam significados?
As crianças hoje conseguem decifrar jogos de games sendo a maioria deles disponibilizado em outras línguas, e com uma serie de figuras e listas de palavras do outro mundo, que é um verdadeiro enigma para alguns adultos. No entanto eles conseguem entender, apreciar, gostar e viciar rsr nesse tipo de jogo. Tem jogos que oferecem muitas informações e aprendizagens.
“ design compreende a concepção de um produto..., é uma atividade que mobiliza a criatividade...” (aula 2 design didático, pág. 5) conforme você também colocou.
Em resposta a sua pergunta; vou inverter duas palavrinhas dessa afirmação acima (é uma atividade que mobiliza a criatividade) então ficará assim:
É uma criatividade que mobiliza para a realização da atividade. As informações produzem significados mesmo quando nos da à impressão de poluição visual, tudo dependerá do objetivo dos envolvidos, locutor e interlocutor.
Você tem razão; eu trabalho em uma escola que não valoriza muito "o novo" tenho muita vontade de apresentar um projeto que envolvem as TICs, mas confesso que temo uma possível repressão. Mesmo assim vou tentar.
O texto apresentado da aula 1 me chamou atenção o seguinte trecho: “Podemos afirma que designer é uma atividade que mobiliza a criatividade”.
Segundo Stuart 2003 designers parece partilhar um conjunto de atitudes que são úteis na produção inovadoras e excitantes.
Um deles é:
Eles vêem o valor do desafio e da provocação como motor da mudança.
Eu já conhecia esse vídeo de Ken Robinson e já havia disponibilizado em outro fórum, e acho interessante que os colegas e o tutor assistam a esse vídeo do meu amigo Denis o qual sou fã. Ele representa muito bem a situação do trecho que destaquei acima.