|
Adriana e Patricia! Vejo que essa questão não é uma observação somente minha, (bom saber disso!) trata-se de realidade.
abçs
|
Raquel! Sua fala confirma o que falo acima nos dois postes do dia 28/10. Essa semana por exemplo: esta esta dificio para mim, muita correria.
abçs
|
|
Olá Solange!
É uma das situações que enfatizamos desde o início do curso não é? É isso mesmo, concordo.
abs
|
|
Olá Monica!
Não tinha pensado nisso! realmente você tem razão!
bjs
|
|
Desculpe-me o erro! (na interação social devemos..)
F."Máximas Conversacionais" de Grice e a "Teoria da Faces" de Brown e Levinson.Disponivel em: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=15092.Acessado, out, 2011.
|
|
Olá meu caro amigo Dan! Fique tranquilo tudo vai se resolver.
O seu comentario acima reforça o que diz um dos rechos destacado no texto base que:
"A interação social deveu notar que os indivíduos, procuram sempre salvar ou manter a própria face, e pra manter a conversação precisamos, portanto, preservar a face do outro". Texto base: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=15092
Abraços Any
 |
|
'Agora respondendo novamente a questão proposta nesse fórum. (de modo certo! rsr)
Eu tenho tantas dúvidas quanto a isso!
"Talves a dificuldade não seja promover interação forte, e sim reconhecer o problema da falta dessa interação".
Será que é falta de tempo ou será que é mau planejamento do tempo do individuo que deixa de se interar do fórum? Será desinteresse pela disciplina ou falta de responsabilidade? Será problemas com a internet, conexão computador? Acredito mais nessa última.
E também, acredito que; a maior dificuldade pra se promover uma interação forte entre os alunos em um fórum virtual é a indiferença do colega ou dos tutores, quando é passada a impressão (por mais que não seja) de que alguém esta rejeitando seu poste ou da impressão que esta “puxando o saco” de alguns alunos, a falta de resposta do colega, a falta de resposta do tutor ou até mesmo quando sentimos que nosso comentário não fez diferença nenhuma. Apesar de nunca ter passado por isso! Acredito que seja esse um dos fatos, ou problemas técnicos como conexão, PC etc.
|
|
Enfatizo uma outra questão: Tivemos o caso da nossa colega Mariana que mesmo de luto não deixou de participar do fórum e da tarefa. Mas pode acontecer que muitos alunos estejam passando por problemas pessoais e isso pode influenciar na não participação e interação ativa do aluno no fórum, por alguns momentos ou até muitos dias.
Dou meus parabéns para Mariana, pois eu no lugar dela talvez não agisse como ela, dependerá de cada um.
Re: Fórum da quinta semana
Olá Mônica e colegas, estou chegando agora no fórum e nas demais atividades devido ao falecimento de minha irmã, mas mesmo assim, nesse luto, quero contribuir da melhor forma possível no fórum e na tarefa!
|
|
Monica, Monica Maria e Aletheia!
Acho que entendi mal e me expressei mal, com certeza como já falei varias outras vezes em todas as disciplinas que já participei, opiniões diferentes ajudam, enriquece e valoriza o aluno...
Com relação a minha postagem acima: Quero dizer quando se trata de formação de grupo rápidos para fazer uma tarefa pedida pelo tutor, (e não nas participações dos fóruns do dia a dia) um exemplo; é o TFC até agora não estão formados todos os grupos..., porque cada um tem a sua própria ideia...Até chegar a um consenso demora não é mesmo?
Abraços Any
|
|
Réplica:
Monica Maria Toscani Se houve uma manifestação de um “líder” desde o lançamento da tarefa, esse problema é sanado rapidamente. Quando um fica esperando pelo outro vira “bagunça”...E se todos ou a maioria tomar a posição de lider em se tratando de tarefa a distancia fica melhor ainda.
Abraços
|
|
Mônica e colegas!
Para mim a maior dificuldade pra se promover uma interação forte entre os alunos é:
Opiniões diferentes entre pares e falta de consenso.
Abraços Any
|
|
Grupo E tarefa oficial postada no e-mail; Ufa! Foi difícil colocar a tarefa em uma folha só, e olha que todos tentaram de um jeito e de outro...
Há! consertem o finalzinho da parte de avaliação, pois cortou o ponto d; é apenas duas palavrinhas. Mandei orientação no email.
Amados do g E; foi muito bom trabalhar com vocês, quaisquer novidades me avisem.
abração.
|
|
Grupo B e todos os grupos
"Somos formados por milhares de outros. Cada pessoa que alguma vez tenha feito um gesto bom por nós, ou dito uma palavra de encorajamento para nós, entrou na formação do nosso caráter e nossos pensamentos, tanto quanto do nosso sucesso."(George Matthew Adams)
|
Parabéns a todos;
um grande abraço
Eliane
|
|
Grupo D. Conceituação de cooperação
Abraços Eliane
|
|
Tati! estou de acordo!O tempo é curto.abs
|
Mariana! Nem sei o que dizer nessa hora!Só pesso que Deus te console. abraços
Any
|
|
Olá! Tati por acaso é essa?
Tabela 1: Paradigma Antigo X Paradigma novo
Onde é para colocar? Pois não consigo ver onde cabe a ideia...
abçs
|
|
Olá Tati! Já passei por esse sufoco durante muito tempo. Depois de tentar de tudo no meu computador e pedir ajuda para os golegas, descobri que o problema não era no meu PC e nem comigo e sim na plataforma... Mande um e-mail o coperlante para que eles possam configurar, pois talvez o problema seja lá também.
Abraços
|
|
Ok Jorge! Eu também.
abçs
|
|
Grupo E, terça é dia da entrega.
vamos tentar domingo as 17h00minh ou segunda as 20h00min (só estou em casa nesse horário durante a semana).
|
Sidineia! e G E
Como se trata de um curso EAD, melhor que seja especificamente para esse curso.
Abaixo esta a minha sugestões de disciplina e tema:
Disciplina | Tema |
Fundamentos EAD | Vantagens e desvantagens da EAD |
Vocês tem outra ideia?
abçs
|
|
Tatiane! de qual conteudo você esta falando?
Da tabela que você anexou? da tarefa? ou do wiki?
abçs
|
|
Olá Sidineia e grupo E!
Meu msn é edukares2008@hotmail.com
Que tal a gente começar escolhendo um tema da tarefa aqui?
Quem pode começar com uma sugestão de tema?
|
|
Olá Tatiane! desculpe-me acho que você estranhou te chamar de Tati!
|
Tati! esta tabela esta como imagem? pois, se for como imagem não aparece no wiki.
abçs
|
Vai nessa janelinha  que tem lá no wiki e vê se é o que voçê quer.
Estamos aqui para nos ajudar abçs.
|
|
Discutir uma conceituação de aprendizagem cooperativa
Analisando os conceitos segundo Smyser, sem a responsabilidade individual todo o esforço do grupo fica “desfragmentado”. É preciso saber que o sucesso do grupo depende de cada um e o sucesso de cada um depende da ação do grupo todo.
Ter a consciência de que a interatividade gera habilidades interpessoais é um fator importante na aprendizagem cooperativa.
|
|
Apresentar uma conceituação de aprendizagem cooperativa:
A aprendizagem cooperativa é um meio utilizado por um grupo de alunos que se ajudam entre si no processo da aprendizagem de uma determinada tarefa pré estabelecida por um tutor, ou não. Os alunos atuam como parceiros com a orientação do tutor que é também a parte do grupo. Para a autora, Smyser, 1993. A aprendizagem cooperativa deve apoiar-se em:
- Responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo;
- Interdependência positiva, de forma que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos o tenham;
- Melhor forma de entender um dado material, tendo que explicá-lo a outros membros de um grupo;
- Desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na vida do sujeito;
- Desenvolvimento da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas;
- Forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes;
- Um enfoque interessante e divertido.
Smyser, B.M. (1993). Active and Cooperative Learning
|
|
Tati! esta tabela esta como imagem? pois, se for como imagem não aparece no wiki.
abçs
|
|
Olá Tati, Jorge e sidnéia!
Tati! Creio que você tem razão conceituação esta ok! Acredito que agora deveríamos partit para:
(Discutir uma conceituação de aprendizagem cooperativa).
Sidnéia! O sei terceiro parágrafo cabe nessa discussão. Pode mover de lugar?
Jorge já percebi o seu post e esta ótimo!
Não se esqueçam que ainda temos que combinar a tarefa que também será feito em grupo.
Abraços carinhosos
|
|
Olá Jorge! Não sei exatamente se aceita imagem ou não, mas, tudo bem!
Vamos em frente...
abraços
Eliane
|
|
Ola Grupo E, Legal estar e poder contar com cada um do grupo...
Eu já estive lá no wiki e dei o meu parecer conceitual, (não sei se entendi a proposta!) acredito que sim, se alguém achar que deve fazer alguma alteração sintam se a vontade.Tentei colocar uma figura como essa  abaixo do titulo e não consegui...
Abraços.
|
Olha Dan! muito lindo essa citação, realmente prendeu minha atenção e me fez refletir.
A verdadeira educação comunica esta sabedoria. Ensina o melhor uso não somente de uma, mas o de todas as nossas habilidades e aquisições.http://www.ellenwhitebooks.com/?l=36&p=225
Vou ler mais!!!
abraços
|
|
Maria! Realmente todo professor (principalmente do ensino fundamental) deveria assistir...
abraços
|
|
 É dificil não rir ao tocar no assunto Marie!
|
|
Adriana eu tambem não sossego enquanto não encontro a imagem adequada.
bjs! ja viu esse filme?
|
|
Eliel!
Acredito que os professores que tem formação em pedagogia vai sair com uma certa vantagem desse curso. Agora falando de um modo geral! aqueles que se dedicaram no curso esta sim bem apto para coloca-lo em prática.
Abraços
|
Monica!
É um processo "natural", mas, da para evitar se nos policiarmos. É com erros que aprendemos não é? Também sou professora e já passei pela frustração de querer ajudar e receber um reação contraria do que eu esperava, é ai que eu aprendo um novo método para não ser mau compreendida novamente, procuro ser o mais justo possível com meus alunos, procuro sempre me colocar no lugar deles.
BJS
|
|
Monica! Obrigada pelo Mosaico de fotos, ficou lindo!
Feliz dia dos professores pra você também e todos os colegas.
Abraços
|
|
Monica!
Muito bom saber que você também gosta da Clarice, tenho uma afinidade muito grande com as palavras dela.
Concordo que devemos nos pautar do tema proposto, mas, não como reprodutores. É isso o que eu quis dizer. Focar o assunto nem sempre é manter opinião segundo o autor.“Para tanto, devemos transformar muitas coisas: A simples memorização de assuntos em a cultura do pensar; a transmissão do conteúdo em construção do conhecimento; o reprodutivismos em incentivo a autonomia e a autoria, a “cabeça cheia em cabeça bem feita” (Morim 2004)
Abraços
|
|
Eliel! Respondi no chute rsr, que ela morreu com um tiro. O tutor disse que a resp. estava correta. Mas, a minha própria resposta não me convenceu rsr.
Abraços
|
|
Eliel! Gostei mais do debate que gerou o fórum de ouvidoria do que a tarefa em si apesar de ter chutado certo e tirado nota máxima. Eu aprendi demais com aquele forum da ouvidoria srsr "Por isso tanto os conteúdos quanto os métodos da educação, devem respeitar os motivos individuais e os da comunidade que vive os educanos". http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=15078
abraços
|
|
Dan! Mas a verdade é que ninguém descobriu ainda; do que Marie morreu, apesar da belíssima argumentação do nosso colega Advogado Vilmar rsrsr.
Eu també gostei da atividade apesar de não ter concordado com a resposta que para o tutor era o certo com relação a morte de Marie. Não houve democracia, não deram valor as opiniões do aluno que por sinal era muito cabivel na tarefa (por que Marie morre?)...
Abraços
|
|
Gizely Falou tudo que eu gostaria de dizer, tenho afinidade com tudo colocou sem contar que adoro as ideias de Ken Robson.
abraços
|
|
Dan! Mas a verdade é que ninguém descobriu ainda; do que Marie morreu, apesar da belíssima argumentação do nosso colega Advogado Vilmar rsrsr.
|
|
Claudia eu também gostei muito da plataforma de teste, o mesmo se fez necessário para nós né? bjs
|
|
Ok Hena!
Colegas - outra coisa que me desanima! É quando as regras dos tutores começam aparecer junto com a avaliação ou depois da avaliação da tarefa avaliada. Como se tivéssemos que adivinhar certas coisas... E ainda perder ponto isso!
Já aconteceu com vocês?
|
O que prende a minha atenção nos fóruns são tirinhas, vídeos e comentário de opiniões próprias que não seja “achismo”, mas, bem convincente. “Paulo Freire, Ruben Alves Clarice Lispector entre outros, foram um dia anônima como eu, e nada impede que eu seja um dia como eles!” Todos nos somos capazes em alguma coisa..., isso não é presunção; e sim valorização de ideias, do novo e de dar o valor a si mesmo. Gosto também de comentários com fundamentos científicos com, ou sem citações.
Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada. Clarice Lispector
O que tira a minha atenção é: Textos longos, cola de texto da internet (isso eu mesma procuro!)
|
|
Luciana concordo com você!
Mesmo porque descontar ponto não ensina ninguém ser melhor, "um puxão de orelha" vale mais que isso para o aluno que quer realmente aprender.E não acredito que "puxão de orelha" seja descontar ponto.
E sim o que você colocou; "Mas direcioná-lo para que a próxima tarefa ou avaliação seja incorporada os itens que ele deixou de completar. E neste fato se apresenta a importância do feedback da tutoria. Desta forma, o conhecimento é construído..."
abraços
|
|
Continuando:
Maria de Fátima, Regiane, Claudia Marcia, Patricia, Dan, Monica e todos os colegas:
EAD deve representar e dar maior importância ao item postado acima e não (por exemplo!) descontar nota na avaliação do aluno porque ele não reproduziu exatamente aquilo que o tutor ou professor pediu deixando de incentivar a autonomia e a autoria.
Abração!
|
|
Para tanto, devemos transformar muitas coisas:
A simples memorização de assuntos em a cultura do pensar; a transmissão do conteúdo em construção do conhecimento; o reprodutivismos em incentivo a autonomia e a autoria, a “cabeça cheia em cabeça bem feita” (Morim 2004)
|
|
Olá Jorge! Parabéns pelo talento e pelo projeto, anseio por esse tipo de movimento na educação... Muito interessante e importante.
Abraços Any
|
|
Alethea e Gisely Lendo os seus comentarios me lembrei desse video que de certa forma conclui a argumentação de vocês...
|
|
|
|
|
|
|