Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

14 de dez. de 2011

Três aspectos deste curso que efetivamente contribuem para a criação e/ou a manutenção do foco no aluno e sugestões pra que esse foco no aluno possa se aprimorar ainda mais neste curso.


Aspecto 1 - Gratuidade do curso: A escola moderna inserida nos dias de hoje deve ser competente para cumprir seu papel social. Para isso deve redefinir seu papel e adequar sua estratégica operacional a essa nova realidade.

Fatores tais como liberdade, custo, flexibilidade são estratégicos para a condução bem sucedida de projetos educacionais mediados por computador. Para o setor educacional, muitas vezes carente de recursos, o software livre é uma alternativa viável e que deve ser considerada seriamente”. [ALMEIDA, 2002]
Aspecto 2 - Inclusão digital: A inclusão digital acorda o aluno da escola da velha ditadura capacitando o aluno a se auto instruir no curso e se fazer cidadão, aprendendo a informar e se informar através das oportunidades que a o meio do sistema moodle pode oferecer e tem oferecido. Outro fator dentro dessa inclusão,  é fato do curso possibilitar o aluno fazer o seu próprio horário ou o ato de poder fazer o adiamento de uma disciplina por impossibilidades e retorno da mesma por algum tempo, ou seja; flexibilidade de tempo.
Aspecto 3 - Metodologia dos conteúdos: Uma estratégia que permite ao aluno um bom entendimento da proposta, levando-o automaticamente o aluno ao uso da estratégia espiral por ocasião do próprio meio digital que traz um acervo de informação através de mídias de comunicação e interatividade com pessoas culturalmente diferentes. A metodologia da aplicação dos conteúdos faz com que o aluno não exerça as atividades de modo mecânico, para tanto as reflexões propostas ocorrem através dos procedimentos adotados pelo curso.
Sugestão de aprimoramento: A utilização de multimídias de som e imagem poderia ser ampliada, para tutores e alunos, possibilitando os mesmos, fazer e criar sua própria mídia utilizando os conteúdos proposto, percebo que a escrita no sistema moodle esta sendo supervalorizada, isso é bom! Porem, muitas vezes som e imagens fala mais que uma infinidade de textos. “O grande desafio que se impõe hoje à universidade e à educação em geral se encontra na compreensão da profunda mudança do universo do conhecimento, que potencializado pela revolução tecnológica tem alterado de modo significativo as formas de ensinar e de aprender”. [FELDMANN, 2005]

Referencia: (ALMEIDA, Rubens Queiroz de. Software Livre na Educação. In Boletim EAD. Campinas: UNICAMP, 2002. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2009.) (FELDMANN, Marina G. (org.). Educação e Mídias Interativas: Formando Professores. EDUC, 2005. Edição 1, p. 09-19).

Se quiser copiar trechos dos textos cite o nome da autora juntamente com o código como no exemplo abaixo: PEREIRA.Eliane Nogueira, 20102011. Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Três motivações externas que funcionaram para fazer este curso de PIGEAD:




·        Flexibilidade de tempo;
·        Habilidades com a internet e o computador;
·        A parceria do LANTE com a UFF e a UAB;

A Flexibilidade de tempo permite ao aluno, por exemplo; pausar a aula em um determinado horário e voltar retomando exatamente do ponto onde ele parou, é algo muito novo e pertinente.
Ter Habilidades com a internet e o computador nos tempos atuais se faz necessário, com certeza torna-se um dos fatores fundamentais para o aluno que deseja ampliar seu portfólio de conhecimento, com o pesquisar que a leva descobrir novas possibilidades e novidades. “Através da pesquisa é possível descobri as oportunidades, como por exemplo; o processo seletivo do LANTE”. 
A parceria do LANTE com a UFF e a UAB proporciona segurança quanto à legitimidade e a qualidade do curso PIAGAD, com certeza torna-se um dos fatores fundamentais. Embora nessa tarefa tenha pedidos apenas três aspectos de motivação para fazer o curso PGEAD, Não posso deixar de dizer que; um dos fatores que também pode motivar o aluno a realizar o curso, é, a não obrigação de encontros presenciais, esse é um aspecto que envolve vários outros aspectos importantes de motivação, como distancia horário, disponibilidade, etc.

Duas motivações internas que funcionaram para eu fazer este curso de PIGEAD:

·        Não ter que memorizar conteúdo;
·        Permitir o aluno ter múltiplas experiências de construção do conhecimento;

             Não ter que memorizar conteúdo é o mesmo que não ter que responder exatamente aquilo que o tutor espera de forma pré-estabelecida por ele, ou por um conteudista que elabora o material didático, é um aspecto fundamental para ser motivado a fazer o curso PAGEAD. Essa é uma maneira de aprender a pensar e respeitar a opinião do aluno desde que esse seja coerente, no entanto, um modo de não ignorá-lo e avaliá-lo respeitando a opinião própria do aluno. 
Organizadores, Tutores e coordenadores que permite ao aluno ter múltiplas experiências de construção do conhecimento, da a ele, a; oportunidade de ampliar sua autonomia através das estratégias de conteúdos com qualidades disponibilizadas na plataforma moodle, ou outra ferramenta, oferecendo ao aluno à chance de apropriar-se desse conhecimento, fazendo haver o chamado “empoderamento”, isso é fundamental para um aluno pesquisador e autodidata.
Não ter que memorizar conteúdo e permitir ao aluno; múltiplas experiências de construção de conhecimento é uma característica um tanto democrático no mundo das novas TICs da educação, especificamente EAD. “Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las.”

Fonte: Texto base, disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=15073. Acessado em: outubro de 2011.
FREIRE P.. (1982) Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra (6ª edição), pp. 09-12
Se quiser copiar trechos dos textos cite o nome da autora juntamente com o código como no exemplo abaixo: (PEREIRA.Eliane Nogueira 2010 e 2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Plano de aula para uma atividade cooperativa


Desenvolvimento de curso com foco no aluno
Tarefa 5: Construindo uma atividade cooperativa

Autores: Eliane Nogueira Pereira

Disciplina: Fundamentos em EaD
Tema: Vantagens e desvantagens em EaD
Recurso: Fórum.

Comando:
Caros Alunos!
 A primeira atividade é: Vocês terão a missão em se separar em dois grandes grupos (A e B) e postem os grupos que pertencem.
A segunda atividade é: Após a leitura do material sugerido e fontes adequadas; GRUPO A: Deverão comentar as vantagens da EaD. GRUPO B: Deverão comentar as desvantagens da EaD.
Lembre-se que vocês deverão fundamentar as suas ideias utilizando fontes adequadas.
Após realizarem suas argumentações, realizem uma ou mais réplicas dos membros do outro grupo.

Tutoria: Inicialmente o tutor irá solicitar para os alunos se organizarem em grupo e ajudará a formação dos dois grupos (A e B). Em seguida deverá instigar o grupo (A) postar sobre as vantagens e o grupo (B) postar as desvantagens. Caso algum aluno fugir do tema ou postar além do limite de palavras permitido, o tutor deverá interagir com o aluno orientando a melhorar a postagem.
Depois que os grupos já tiverem postado o suficiente, incentivar os grupos a fazerem uma réplica ao outro grupo. No final do debate, o tutor poderá fazer a conclusão do fórum com os principais destaques das vantagens, desvantagens e, também, as réplicas interessantes.
A qualquer momento o tutor deverá intervir caso algum aluno fuja do tema ou tenha um desvio de conduta.
Avaliação: Este fórum valerá 10 pontos e será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Coerência com a proposta de discussão; 3.0 pontos.b) Réplica justificada; 3.0 pontos. c) Interação com o tutor e com os demais cursistas; 3.0 pontos. d)
Identificação da fonte de pesquisa. 1.0 ponto


Se quiser copiar trechos do texto acima cite os nomes dos autores.

Processo de aprendizagem: Motivação, atenção e memória



Nesse processo considere as classificações abaixo segundo o texto base dessa aula:
·         Aspectos energéticos
·         Aspectos teleológicos
·         Aspectos genéticos
·         Consciência ética, social e política
·         Atenção externa, interna, passiva e espontânea
·         Motivação e ênfase

Aspectos energéticos: Se a definição da motivação é aquilo que faz mover, seria contradição dizer que não houve motivação, a motivação provoca reação, a reação ação. Já que a motivação pode proporcionar o desejo de aprofundamento ou de abandono, esse não foi o caso nessa disciplina ao contrario, quanto mais longe parece o caminho, mais quero seguir.
Aspectos teleológicos: Não só nessa semana, mas, em todas as disciplinas foi possível antever os fins com segurança e êxito, tendo consciência ética, social e política dos fatos ocorrida nessa disciplina.
Aspectos genéticos: Experiência somente evolutiva, nada me afetou de forma negativa ou de forma apenas motivacional.
Apreensão e tomada de consciência do valor do estimulo nas leituras dos textos base que me aguçavam o desejo de pesquisar outras fontes semelhantes e o relacionamento subjetivo com a aprendizagem. Não me atei à atenção externa e nem interna, talvez a minha atenção tenha sido passiva aos comentários do fórum com relação à Marie do filme a identidade de Balner, já que conforme o texto base, a atenção passiva, independe do meu interesse.
A manifestação do meu interesse pelas aulas dessa semana ocorreu de forma sustentada ao desejo de interagir nos fóruns e entender o texto proposto, junto à atenção espontânea, esforçada por esta se tratar do meu interesse.
Concluindo; todos os comentários do fórum serviram como uma ênfase para antever como será a minha relação futura como tutora e as situações que poderão ocorrer. 

Se quiser copiar trechos dos textos cite o nome da autora juntamente com o código como no exemplo abaixo: (PEREIRA.Eliane Nogueira 2010 e 2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Análise de dois postes contendo "Máximas Conversacionais" de Grice e a "Teoria da Faces" de Brown e Levinson.



Em um fórum de um curso o tutor lançou a seguinte pergunta e colocou observações abaixo da seguinte questão:
·         Será que algumas características da EAD são também observadas nos cursos presenciais?
Lembre-se que este fórum será encerrado na quinta-feira (26/08). Bom trabalho!!!
Prestem atenção nos enunciados. Entrem no fórum e interajam! Essa atividade será avaliada e contará pontos.

Veja a participação do aluno (no primeiro poste) considerando o dia da entrega da tarefa e o dia do poste do aluno.
1º poste (aluno); Re: Fundamentos da EAD - grupo 100
Por Funlando de tal [Apise21] - quinta, 26 agosto 2010, 17:34/Como um bom brasileiro, além de deixar para fazer as leituras em cima da hora, também deixei para entregar a tarefa em cima do horário marcado. Mas não foi somente para me justificar que estou aqui. Como é bom estar novamente estudando e estar atualizando as informações. E poder participar deste universo da informação digitalizada e mais do nunca poder conhecer e discutir as possibilidades de formação profissional através da EAD, que eu achei que já conhecia e vejo que era totalmente leiga no assunto. Como é bom exercitar a mente, através da leitura mesmo que não obrigatória. E conhecer a infra-instrutora, inovações e metodologias tão necessárias em nossos dias.
Fulando de tal
Comentário: No poste acima temos um exemplo de falta de “máxima de relação”, no qual o aluno não falou sobre o assunto tratado e usou de “máxima qualidade” de uma informação não exigida no fórum. Percebe-se também que o aluno perdeu a fase de “discussão instrucional” da disciplina que ele estava cursando. A “tomada de turno” da “fala” do aluno começou muito tarde, isso é, quase no termino da aula, não dando tempo para ele fazer o que pede o tutor abaixo em resposta ao aluno.

2º poste (tutor); Re: Fundamentos da EAD - grupo 100
Por Tutor Sicrano de Tal [TD] - quinta, 26 agosto 2010, 18:21
Oi, Fulano e tal! Que bom você ter vindo ao fórum! Você poderia responder às questões colocadas no fórum? Assim, sua participação seria perfeita!!!
Abraços, Sicrano de Tal

Comentário: Percebe-se aqui que o tutor utilizou-se de manifestação de “máximas de maneira” e “preservação da face” na resposta ao aluno, uma forma eficaz de intervenção do tutor que ajude a corrigir o problema preservando a face do aluno. "A interação social deve notar que os indivíduos, procuram sempre salvar ou manter a própria face, e pra manter a conversação precisamos, portanto, preservar a face do outro” [i]Sugiro que nos próximos fóruns o tutor Sicrano faça um reparo de informação na estrutura de linguagem escrita.


[i] ."Máximas Conversacionais" de Grice e a "Teoria da Faces" de Brown e Levinson.Disponivel

Se quiser copiar trechos dos textos cite o nome da autora juntamente com o código como no exemplo abaixo: (PEREIRA.Eliane Nogueira 2010 e 2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.