Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

17 de set. de 2011

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 4

Painel de Ações do Tutor num ambiente Interativo de Aprendizagem




             A nova tecnologia no ambiente educacional vem a cada dia ganhando mais  espaço nas escolas,  uma das grandes novidades nesses últimos tempos são os cursos educacionais feitos através da internet, mais conhecido como curso EAD (Educação a Distancia).  Apesar desse novo método de ensino apresentar significativamente como sendo um bom método no processo educativo, ainda há uma enorme discussão em torno desse assunto, principalmente a respeito das ações do tutor nesse ambiente de aprendizagem, das relações interpessoais e construção da autonomia do aluno. Na concepção de cada agente desse processo educativo, o que pode mudar nessas ações num ambiente interativo de aprendizagem, são as formas apresentadas de conceitos, de como se da esse processo, até que seja consolidada uma estrutura realmente adequada e eficaz para esse novo métodos de ensino.  Ainda assim, por se tratar de um processo continuo e que esta em constante transformação,  os conceitos em torno desse assunto  talvez nunca seja único, isso é, pode haver sempre uma nova discussão em torno desse assunto, obviamente haverá sempre perguntas pertinentes a serem respondidas.
            Apesar de não haver uma definição exata para que tutores norteiem a interatividade e o processo de ensino aprendizagem nesse ambiente, as ações que o tutor deve cumprir primeiramente, estão nos princípios básicos da educação, ter conhecimento da lei a respeito da a educação a distancia, programas e ações da Seed, a LDB (Leis de diretrizes e base) e os referenciais do MEC.
            Um dos grandes desafios não só na EAD mais em qualquer modalidade de ensino, é que tutores e professores de fato, constitua por meio da proposta pedagógica, espaço e tempo, para que o aluno tenha realmente uma aula motivadora interagindo ações que leva necessariamente ao crescimento individual e coletivo. Um ambiente onde as formas de expressão ocupam lugares de privilegio no contexto pedagógico. Segundo Myrtes. Alonso e Sonia Algretti (2003), O fato de as relações aluno-professor serem mediatizadas pelos recursos tecnológicos, (...) não significa eliminar ou subestimar a interação pedagógica, mas, condicioná-la a um novo tipo de ambiente; e são os cuidados que se tem com esses dois elementos, interação e ambiente, que definem a qualidade da Educação à distância.
            Para concluir; a reflexão é um fator fundamental não só para os tutores, mas para todos os envolvidos no processo educacional e tudo que se refere o presente contexto aqui apresentado, pois, tal processo permite o movimento da busca, da interrogação, da indagação, para uma compreensão mais apurado do assunto, através de leitura, pesquisa, busca de habilidades e competências para atualizar os conhecimentos sobre o assunto em pauta. A reflexão pode levar a eficácia e a eficácia por si só, faz com que o tutor faça um mapeamento da sua atuação em todas as situações como mediador, interlocutor e   orientador para  sistematizar e organizar o processo de ensino, promovendo consequentemente um melhor processo de ensino aprendizagem.




Referencias Bibliográficas:



ALONSO, M e ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores
a distância. In: VALENTE, J. A., PRADO, M. E. e M. E. ALMEIDA, M.E.(Org). Educação a
distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Texto base – Sistema de Tutoria de curso a Distancia. Leila Medeiros, Margarete Macedo, Sérgio Amaral  e Vera Ribeiro

Fundamentos de EaD Tarefa 4

Atividade cooperativa
Como exercer a cidadania no ciberespaço?

Integrantes da equipe:
  • Claudia Ferraz Marques da Costa
  • Eliane Nogueira Pereira
  • Rosana Silva - 


Fundamentação Teórica: 

Segundo SANTANA (2003), ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, à comunicação, à informação, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e do complexo organismo que é a coletividade, a nação e o Estado. Para que haja um bom funcionamento todos precisam dar sua parcela de contribuição.
O computador e as redes de comunicação se converteram em elementos fundamentais do processo de comunicação virtual, oferecendo ferramentas de trabalho, prestação de serviços, diversão, favorecendo relacionamentos, além de permitir acesso a um grande sistema de informações. Há várias ferramentas que viabilizam a comunicação entre as pessoas, tais como orkut, msn, twitter, facebook e muitos outros.
Estamos vivendo em um mundo conturbado em que a globalização e a internet, abriram grandes espaços para o uso adequado e inadequado dos seus seguidores. Ai encontra-se a necessidade dos professores, dos orientadores, das instituições mediarem seus alunos conscientizando-os dos direitos e dos deveres, que devem caminhar juntos na sociedade e que ser cidadão é; primeiramente estar informado dessas ações.
A internet é um meio de comunicação inclusivo, permite a expressão pública a todos os indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Por ser um meio de comunicação eficaz, que muitos têm acesso, torna-se uma excelente ferramenta para a propagação do que seja exercer a cidadania e o professor pode ser o canal para que essas ações ocorram. Sendo assim, nessa atividade o blog será um meio de interação coorporativa que subsidiara na construção dessa tarefa.

Observação: Para a realização dessa tarefa o Tutor deverá se orientar através do passo a passo, disponível no anexo.


Área de conhecimento: Interdisciplinar



Público alvo: Alunos EAD do oitavo e nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio.



Objetivo geral:
  • Essa atividade visa conscientizar não só os alunos, mas, todas as pessoas que tem acesso à internet de como podemos fazer uso de uma ferramenta como instrumento de aprendizagem de forma a lutar por nossos direitos e deveres.
  • Necessidade de ampliar o uso das ferramentas do computador e da internet, no espaço escolar, como processo de ensino aprendizagem.

Objetivo específico:
  • · Entender a iniciativa, o senso de equipe, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange a cidadania.
  • · Estimular a cooperação e colaboração.
  • · Entender a crítica como forma de conhecimento.
  • · Perceber que a construção da competência linguística e tecnológica é uma forma de vencer o preconceito em relação à capacidade discursiva do locutor.
  • · Compreender a importância de exercer a cidadania.
  • · Perceber que é possível utilizar a tecnologia para exercer a cidadania, através da web, blog, Orkut, etc.
  • · Fazer com que os alunos entendam que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema ou assunto.


Estratégia Pedagógica




Material didático:

Material didático opcional:
  • · Pesquisa via internet e outros textos que o aluno tenha acesso.


Conteúdo:
  • · Comentários do fórum e dos textos de diferentes gêneros postados no blog.
Recursos e ferramentas de interação utilizada pelo grupo
  • Computador com acesso a internet
  • Plataforma moodle
  • Fórum
  • Blog gratuito
  • Tutores de apoio

    Metodologia:
    1. Montar 11 grupos de 2 a 4 membros, de acordo com o número de alunos no grupo todo.
    2. Cada grupo de alunos ficará responsável para postar em uma página do blog. O tema escolhido pelo grupo, e orientado pelo tutor deverá ter relação com o tema principal (Exercendo a cidadania no Ciberespaço).
    3. Um dos grupos ficará responsável para personalizar a página principal do blog do jeito que acharem melhor, considerando o tema do blog em pauta, se utilizando de imagens, filmes, músicas, links, etc. Este grupo deverá acolher sugestão pertinentes e possível de se aplicar, de colegas dos outros 10 grupos.
    4. A atividade acontecerá em três etapas, cada etapa consta de uma semana com sustentação do texto base e textos complementares do material didático indicado acima. Observação: O material didático deverá estar disponível na plataforma para os alunos.



    Tarefa a ser realizada pelo grupo nas etapas (relacionadas na metodologia acima)
    1. Primeira semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: O que significa o exercer a cidadania e Como estão distribuídos os poderes no Brasil e quais são os direitos e deveres de cada cidadão nos tempos de eleição politica?
    2. Segunda semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: Como exercer a cidadania no ciberespaço e quais ferramentas, programas de software, objeto de aprendizagem, entre outros, podem ser usados para o exercício da cidadania?
    3. Terceira semana: Elaboração da atividade de texto nas páginas do blog pelos 11 grupos.


    Produto final:
    • · Um blog cooperativo onde todos podem ter acesso e fazer comentários.


    Avaliação:
    Na avaliação será observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados levando-se em conta:
    • A forma de identificar o sentido denotado de vocabulário utilizado em seguimento de um texto.
    • Coerência do tema com tema principal.
    • Participação do aluno nos quatros fóruns de discussões. (Fórum da primeira semana, fórum da segunda semana, fórum de cada grupo separado e fórum do grupo todo).
    • Elaboração do texto no blog.
    • Construção do home - página do blog .




    Conclusão
    De acordo com Referenciais de qualidade para Educação Superior a distancia, “o uso inovador da tecnologia aplicado à educação, e mais especificamente, à educação a distância deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento”.
    A sociedade almeja uma escola comprometida com a busca de uma sociedade justa, capaz de desenvolver nos jovens, habilidades, conhecimentos e atitudes funcionais ao mundo do trabalho, da produção, e do desenvolvimento econômico, buscando uma educação de qualidade, com vistas à construção coletiva.
    Este trabalho aborda como o professor reflexivo pode atuar e refletir sobre sua prática pedagógica e o trabalho coletivo. Com isso, certamente promoverá a produção de conhecimento mais útil e substanciais para a educação. Não basta que o profissional da educação seja um “reprodutor” de conhecimento é necessário ação e determinação para solucionar o problema enfrentado pela sociedade nas redes sociais de comunicação.





    Bibliografia:
    • web: http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm. Por JAIME PINSKY Historiador, doutor e livre docente pela USP e professor titular da Unicamp, é autor de vasta obra (acessado em 26/09/2010) as 7:30 h
    • Web: http://www.tre-ac.gov.br/maiscidadao/Download/cartilha.pdf . acessado em 26/09/2010 as 20:00 h
    • web:http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v11/m317144.pdf. Acessado em 26/09/2010 as 21:35 h
    • FUNDAMENTOS da educação a distância, mídias e ambientes virtuais / Fernanda C. A. Campos ... et al.?. - Juiz de Fora: Editar, 2007. 48 p. ilust. REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Brasília,
    • SANTANA, Marcos Silvio - O que é cidadania – Disponível em : www.advogado.adv. br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidadania.htm
    • BARBOSA, B. Falta de informação limita participação popular. Cidadania na Internet. Rio de Janeiro, nov. 2003. Disponível em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp
    • http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle??.pdf - acessado em 27/092010
    • http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=13 - acessado em 27/ 09/2010
    • http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0? acessado em 26/09/2010
    • http://www.youtube.com/watch?v=gnJUqYeFRpE&feature=related - acessado em, 26/09/2010
      Anexos:
      Para essa tarefa o Tutor deverá seguir os seguintes passos:
      1. Criar um blog, no blogspot ou blogger.
      2. Configurar para que somente o grupo escolar visualize o blog, até que esse seja finalizado, cabendo ao professor com autorização de todos os autores a decisão de liberar ou não para que o mundo tenha acesso.
      3. Colocar como tema na página principal do blog: (Exercendo a cidadania no ciberespaço).
      4. Escolha um modelo que mais combine com tema proposto na aula.
      5. Configurar o blog de modo que todos os alunos do grupo possam ter acesso, ser o autor e interagir. (Na configuração é possível adicionar até 100 autores)
      6. Sugestão: Pode-se disponibilizar uma “infinidade” de temas para que os alunos escolham um.
      7. O blogger, blogspot ou blog além da página principal, oferece mais dez páginas dentro do mesmo blog, sendo assim cada grupo será responsável por uma página para postar seus textos.
      8. Além dos fóruns onde serão feitos as discussões das questões propostas, o tutor devera criar mais 12 fóruns via plataforma, um para cada grupo discutirem suas ações das atividades de textos e outro para orientar, mediar e esclarecer dúvidas de todos os grupos para a realização dessa tarefa.
      9. O tutor devera disponibilizar o link do endereço do blog na plataforma moodle e nos fórum de atividades também da plataforma, para que os alunos possam ter facilidade de acesso.



      Passo a passo de como criar um blog no blogspot, clique ou acesse o link abaixo:


      Passo a passo de como convidar autores (alunos) para atividade cooperativa no blog.
      1. Acesse o site www.blogger.com
      2. Faça o login e clique entrar.
      3. Depois de dar um click no enter, irá aparecer um painel que contem o link com o nome (configuração), click nesse nome.
      4. Aparecerá uma nova janela, na parte superior destacados com a cor azul tem um link com o nome (permissões) clique nesse nome.
      5. Nessa nova janela aparecerão dois quadros um para adicionar autores e o outro, leitores. Clique em adicionar autores e coloque o endereço de e-mail dos alunos que serão convidados a tralhar no blog. Clique em (convidar) para que seus alunos recebam o convite por e-mail e aceite – no segundo quadro abaixo configure como achar melhor. (seria melhor liberar para todos somente depois que certificar se o blog esta coerente e sem erros gramaticais)
      Passo a passo de como criar novas paginas no blog:
      1. Acesse o site www.blogger.com.
      2. Faça login e clique entre.
      3. Nessa nova janela clique em editar postagem.
      4. Novamente entrará uma nova janela, clique em editar pagina escrito de azul logo abaixo de configuração, entrará outra tela.
      5. Nessa tela clique em nova pagina pronto. (Repita todos esses procedimentos até completar as dez pagina, você pode colocar o nome do grupo no titulo da pagina junto com o tema escolhido por eles, exemplo: Grupo A: Como votar consciente nessas eleições).


      Passo a passo de como editar no blog:
      1. Acesse o site www.blogger.com
      2. Faça login e clique em entre.
      3. Nessa janela clique em editar postagem, aparecerá todas as paginas dos grupos nessa mesma janela. (O aluno localiza seu grupo e clica em editar, pronto é só começar). O grupo que irão trabalhar no home pagina devem clicar em nova postagem e configurações.


      Breves considerações: O que é moodle ? e o que é blog?

      Moodle -Existem várias plataformas de Educação a Distância, também conhecidas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), e o Moodle é uma das mais utilizadas atualmente. No Brasil, várias instituições adotam esse ambiente nos seus projetos de EAD.
      http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle?.pdf
      Blog – é uma página web atualizada frequentemente de acordo com o assunto e artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados, pode ser bem amplos ou sucintos.
      http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0?




      Fundamentos de EaD texto 3



      Descrição das características de usabilidade (facilidade de uso, facilidade de aprendizagem, navegabilidade, manual dos usuários e outras) que a plataforma Moodle tem que facilitam a interação do aluno/usuário.


      Como diz um dos textos complementar, a colaborativa através de um conjunto variado de mecanismos e ferramentas[i], nos traz muitas vantagens sendo o moodle a principal ferramenta para estudante EAD.
      As características são muitas; os fóruns, o chat e a forma como estão organizados, facilitam muito as interações com outros usuários da plataforma, além de oferecer oportunidade de trocar experiência de modo interdisciplinar e oportunidade de reavaliar os conceitos estabelecidos por cada aluno e preestabelecidos por nos, usuário.
      O Guia de suporte e informação para o uso do moodle é um dos mais preciso, pois, nos da instrução importantes quanto ao uso das ferramentas, sem precisar ter o trabalho de entrar em contato pessoal para tratar desse assunto, ou ficar trocando e-mail para resolver esse mesmo assunto, por se encontra adequadamente na primeira pagina, facilita a visualização e utilização.
      O cronograma de disciplinas permite preestabelecer os estudos das próximas aulas, também nos da oportunidade de saber os dias de inicio e términos das atividades. Esse quadro ficaria ainda melhor, se tivesse uma terceira coluna com os subtítulos que serão abordados. Como no exemplo abaixo:
      Oferta de disciplinas - Turma 2010
      Disciplina: 04/08 – 13/10/2010
      Trancamento: 25/08 – 31/08/2010

      Fundamentos EAD
      2.      Ambientes virtuais (plataforma moodle)
      O perfil de cada usuário torna a plataforma muito melhor, trazendo a sensação para o aluno de não estar sozinho, além de permitir que o aluno saiba um pouco do perfil de cada colega do seu grupo e de outros grupos. Nesse mesmo quadro, tem o link que abre todas as mensagens postadas por nos aluno, permitindo autoavaliação e Análise de nossa participação.
      O uso adequado e coerente da plataforma moodle, com certeza auxiliar na EAD, porem, sabe-se que existe perguntar fastidiosas a serem respondidas e cada um de nos somos sujeito colaborativos nessa ação, pois, a impossibilidade só existe na não tentativa das práticas.  PEREIRA, Eliane Nogueira (2010)



      Referências:

      [i] A Prática Interdisciplinar em Programas de Educação a Distância num Cenário de Novas Tecnologias da Informação e
      Comunicação Teresinha Quadros, Joberto S. B. Martins

      Fundamentos de EaD texto 2


      Reflexão sobre como e por que as concepções da educação e do currículo definem também os modelos de avaliação a serem adotados.



      As concepções de educação e do curriculum define o modelo de avaliação a serem adotados porque se deve ter clareza dos problemas a serem enfrentados, pois, deve haver um diagnostico das situações reais para então gerar soluções e alternativas.  O processo de ensino e aprendizagem é extremamente complexo, não sendo possível uma analise simplificada.
      É importante ter a clareza que as intervenções das composições da educação do curriculum requerem reflexão das conciliações de cada uma delas nas instituições. As concepções devem ser um subsidio para educadores desenvolverem planos de ensinos adequados aos seus contextos, com princípios e objetivos da ação educativa, como por exemplo: que tipo de sociedade se deseja formar dentro desta instituição escolar acadêmica.
      Objetivos gerais devem ser desdobrados em objetivos específicos que possam orientar as práticas nos sistema de comunicação, no material didático, nos grupos e equipes, na infra-instrutora de apoio, na sustentabilidade financeira e tudo que envolve a administração de gestão acadêmica. Daí a importância da avaliação.
      A avaliação por sua vez, deve ser abordada como parte constitutiva do planejamento do curriculum. Pois, a avaliação prévia dos efeitos de uma ação oferece oportunidade de fazer uma seleção de solução ideal, uma estratégia implícita, que revelaria a intencionalidade das ações das concepções da educação e do currículo, não podendo ser isolado, pois, um é inerente ao outro. No entanto esse conjunto de ação entre a avaliação e curriculum, é uma questão de necessidade. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010)

      Fundamentos de EaD texto 1


      Como o estudo dos fundamentos da Educação a Distância poderá subsidiar sua prática nos projetos de cursos a distância.


                  Os fundamentos de educação a distancia são diversos; de modo que poderá ajudar nas minhas práticas dos projetos de cursos a distancia de variadas formas. A educação a distancia nos trouxe uma nova perspectiva no que se refere ensino aprendizagem, produções, conteúdos, designes..., Alguns de certo modo mais rápidos.     Os recursos temáticos que são oferecidos nesse meio nos ajudam a formular distinta abordagem através da interação com os colegas e tutores nos fóruns de participação e nos pólos presenciais, os diferentes graus de complexidade também se tornam um forte aliado para novas reformulações de idéias.
                  Para Almeida [2] (2001), participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações experiências e produzir conhecimento. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo em que Se transforma e volta a agir no grupo transformado e transformando o grupo.
                  Portanto, para a minha prática nos projetos de cursos a distancia, um dos subsídios mais significativo no momento em que estou em plena adaptação com essa modalidade de curso, é a interação através dela. Pois a principio, esse programa moodle é um dos fundamentos extraordinário no momento para aprender a apreender com os recursos por ele oferecidos, tal como, planejar, desenvolver ações, enviar e receber informações, etc., além de desenvolver autonomia e competência para resolver problemas em grupo e de grupo.  PEREIRA, Eliane Nogueira (2010)




      Referencias:
      Almeida, M. E. B. (2002). Tecnologia de informação e comunicação na
      Escola: novos horizontes na produção escrita. PUC/SP. Mimeo.