| Uuuuuuuuuuuuuuffffffffffffffffffffffffffá! Chegueeeeeeeeeei! Caminho longo esse hen rsrs! Esqueceram de mim 4 rsrsr, mas enfim, graças a o Bom Deus estou aqui.
Mais ou menos depois das 15:00h; a porta da plataforma se abriram para mim, então cheguei aqui para bem pertinho de vocês...
Bom primeiro quero agradecer ao Dan e a Beatriz e a outros colegas que demonstraram preocupação comigo, pois, é muito ruim a sensação de que algo esta errado...Mas, é muito bom quando se encontra anjos no caminho que pode te ajudar.
Fiquei muito feliz de saber que a maioria dos colegas anteriores estão aqui nesse grupo também e igualmente feliz por conhecer novos colegas que também estão nesse grupo.
Olha a nossa tutora, além de muito bonita é bem animada, nos trouxe uma
bela música de reflexão, estou escutando nesse exato momento, e nesse exato momento quero complicar menos, arriscar e amar mais , pedir que não o acaso mas, que Deus, nos proteja enquanto estivermos “distraído” para poder seguir sempre como nessa música de Marina Elali que ofereço a todos desse grupo
Bom! agora deixe- me eu me achar nas tarefas, já que sem querer cheguei atrasada rsrs.
Cintia! Será que você pode fonfirmar se meu nome entrou na lista? Pois, na lista que você postou em um dos fóruns não vejo meu nome.
obrigada, abraços a todos!
Eliane Nogueira
| Olá Junia ! adorei o vídeo, lembra o fato de que as pessoas ao invés de criticar de forma negativa uma tentativa de algo bom, ela possa contribuir com uma solução melhor...
Nos trabalhos em grupo por exemplo, sempre tem aquele que só critica sem apresentar uma solução, um segundo plano, deixando o "lider"do grupo "irritado"...
abraços. |
| Olá Junia ! adorei o vídeo, lembra o fato de que as pessoas ao invés de criticar de forma negativa uma tentativa de algo bom, ela possa contribuir com uma solução melhor...
Nos trabalhos em grupo por exemplo, sempre tem aquele que só critica sem apresentar uma solução, um segundo plano, deixando o "lider"do grupo chateado...
abraços. |
| Hello Dan!You found me in English green and yellow rsrsr
Thanks Dan by force!
|
|
Olá!
Tutora Cíntia
Vilma Monteiro
Rita de Cassia
Carla Cristina
Raquel Gomes
Renata Gomes
Frederico Fontora
Marcio Ribeiro
Patricia Feliciano
Alex Sandro
Maria Tereza
Solange Cristiane
Henrique Apolinario
Carla Cristina
Raquel Gomes
Eliane Maria
CLAUDIA MARCIA
Junia Carvalho
Izabella Saadi Cerutti
Márcio Freita
Prazer em conhecer todos vocês!
Olá!
CLELIA GOMES
Dan
Danila
Christian
Vilmar
Victor
Hernesto
Beatriz Luiza
Ana Maria
Claudia Marcia
José Macedo dos Santos
Ernesto
Que bom ve-los aqui!
Desculpe-me se esqueci de citar alguém, sintam-se queridos também.
Abraços a Todos
|
| Tutora Cintia
Vilma Monteiro
Rita de Cassia
Carla Cristina
Raquel Gomes
Renata Gomes
Frederico Fontora
Marcio Ribeiro
Patricia Feliciano
Alex Sandro
Maria Tereza
Solange Cristiane
Henrique Apolinario
Carla Cristina
Raquel Gomes
Eliane Maria
CLAUDIA MARCIA
Junia Carvalho
Izabella Saadi Cerutti
Márcio Freita
Prazer em conhecer todos vocês!
CLELIA GOMES
Dan
Danila
Christian
Vilmar
Victor
Hernesto
Beatriz Luiza
Ana Maria
Claudia Marcia
José Macedo dos Santos
Ernesto
Que bom ve-los aqui!
Desculpe-me se esqueci de citar alguém, sintam-se queridos também.
Abraços a Todos
|
|
ola Victor! Ja passei por esta experiência sua, e as respostas foram a mesma, mas, não vamos desistir né! E se caderno e o lápis , um dia for substituído pelo computador, para alunos?
ola Vilma! Ja passei por esta experiência sua, e as respostas foram as mesmas, mas, não vamos desistir né! Não sei o que seria se caderno e o lápis , um dia fossem substituídos pelos computadores, para os alunos..
.
|
| Claudia,
Se conseguir eu quero sim, muito obrigada.
abraços. |
| Olá Claudia, Boa noite! Ótima a sua contribuição acima, mas não consegui acessar o link que você colocou. As idéias de Nóvoa é muito importante na educação...Gostaria muito de poder acessar.
abraços Eliane |
| Olá Vilma! também sou de SP. Prazer em te "conhecer" abraços. |
| Observando a colocação do Dan, do Frederico e a Carla, lembrei-me do vídeo sugerido na videoteca no entanto, reformulo as idéias dessa forma : Ja pensou se após um aula dessa aqui no moodle; você desliga o computador e alguém olha pra você e pergunta o que você aprendeu hoje, (como no vídeo da conversa de Paulo Freire e Papert, onde Papert, coloca que uma aluna pergunta para a professora o que ela tinha aprendido naquele dia, para então poder levar a informação para a mãe que iria lhe perguntar a mesma coisa). Assim como Paulo Freire afirma que ele é completamente antagônico ao ensino quantitativo e uma metodologia da resposta pronta e não da pergunta, ou indagação. Sou também antagônica em afirmar que é possível dizer o que você aprendeu após ter desligado o computador. A aprendizagem por esse meio é muito mais que “1,2,3 contado em japonês”, eu diria que são pequenos ou grandes fragmentos que irão se unir para chegar a algo concreto ou quase concreto, (reconfigura o campo possível como diz Alava, 2002,p.49, postado por Carla Oliveira acima) ja que as palavras transforma pensamentos e atos. Esse vídeo ( ) que nossa tutora colocou acima e que eu também já conhecia, é um exemplo claro do conceito de transferir conhecimentos quantitativos, mudando apenas a metodologia de forma um tanto irônico más real em muitos instituições de ensino.
Então o que um tutor deve realizar em sua prática pedagógica para que seus alunos tenham comprometimento com os estudos e qualidade com o ensino é abrir novas idéias em conjunto e não se apegar cegamente as antigas.
Eliane Nogueira
| Seria seguir o conteúdo dessas etapas, mas, em tempos diferentes, como apresentado na tabela do guia do aluno? |
| Olá Cintia! tarefa etapa 1,2 e 3 não entendi esta parte, postada ai acima. |
| Frederico,
concordo com você alem disso, ajudaria muito se o professor refletisse sobre sua prática, nas questões das tecnológias da informação e num trabalho coletivo, certamente isso promoveria a produção de conhecimento mais eficaz e substancial para a melhoria da qualidade da educação. A investigação da realidade do aluno e suas percepções deve ser o ponto de partida do processo pedagógico é como Freire ja havia dito: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia pág. 77).
REf: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 2006. |
| Oi Frederico! Nunca tinha parado para pensar nisso (palavra aluno) e nunca ouvi alguém se preocupar com isso. A sua colocação me deixou preocupada, e acabei achando uma outra terminologia para essa sua colocação.Não para confronta-lo, mas, para alivia-lo da sua "aflição" rsrs...
Aluno. Apresentação simples e rápida, já que este artigo não é um tratado de filologia, nem uma aula. A palavra já existe em latim (muito antes de Cristo...): alumnus, alumni, substantivo masculino da segunda declinação. 1. Sentido próprio: criança de peito. Sentido empregado por Cícero, na obra Verrinas. 2. Daí, sentido figurado: discípulo. Sentido empregado também por Cícero, na obra De finibus. – Fonte: FARIA, Ernesto. Dicionário Escolar Latino-Português. MEC, 1962. Prosseguindo.
O substantivo alumnus, por sua vez, deriva do verbo alere (alo, -is, alui, altum ou alitum, alere. Informações citadas para quem sabe consultar verbo em dicionário latino). Significados do verbo alere: 1. Alimentar, nutrir (sentido próprio e figurado). (Cícero: obra De Natura Deorum). 2. Daí: fazer crescer, desenvolver, animar, fomentar (sentido próprio e figurado). (Cícero: obra Catilinárias) – Fonte: a mesma acima citada. Fonte anexo desse texto http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=aluno&x=27&y=14
|
| Realmente Beatriz! A evasão escolar é um dos assuntos principais discutidos no meio educacional das escolas presenciais. Em se tratando de EAD o assunto parece mais pertinente, pois, não se sabe o que esta acontecendo, então vem a pergunta, será que ha uma preocupação de modo a resolver ou esclarecer esse caso? Eu por exemplo não consegui participar na primeira semana dessa disciplina, Se eu não enviasse um email informando que eu não estava tendo acesso ao grupo e a disciplina, alguém me enviaria um email dizendo que a nova disciplina começou e houve um “erro” que estaria sendo resolvido e em breve eu teria acesso?
O que esta acontecendo com esses nossos amigos Marcia Cippiciani de Andrade
José Macedo dos Santos e Ernesto Turman? Desistiram dessa disciplina? Estão em outro grupo? Ou não conseguem contato?
abraços |
| Olá Cíntia! Estou estranhando muito o Ernesto não ter aparecido, pois, ele era do meu outro grupo e participava muito.Eu também enviei uma mensagem para ele, e não tive resposta, será que aconteceu alguma coisa com o Ernesto? se aconteceu espero que ele tenha ganhado na loteria rsrsrs e não tenha acontecido nada de ruim...
bjs |
| Google acadêmico no olhar digital...
|
| 123, plataforma moodle chamando! procura-se Ernesto...Esta fazendo falta. |
| Bem colegas! Segundo Cortella, Tecnologia é ferramenta. Eu não tenho uma escada para ficar parado nela, ela serve para ir a algum lugar. Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. As pessoas ficam aprisionadas pela questão da tecnologia. É possível dar uma boa aula sem o uso da tecnologia? Sem dúvida nenhuma. É possível dar uma aula melhor ainda com o uso da tecnologia? Sem dúvida. Só que eu preciso saber dar aula. (CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995)
São imensas as possibilidades de mudar a maneira de ministrar aulas através dos meios tecnológicas como. Porem é preciso desacomodar e realizar mudanças não só na maneira de como iremos trabalhar, mas também na forma de pensar. As tecnologias só têm a somar, o grande desafio é mudar as práticas pedagógicas e metodológicas, de modo que possa favorecer o conhecimento proficiente, para isso, cabe a cada profissional ir à busca de capacitação para seu aperfeiçoamento, pois, sabemos que as novas tecnologias e a globalização, tornam inevitáveis as mudanças educacionais mais do que nunca nessa atualidade.
É necessário que haja mudanças, para chegar ao novo, da mesma forma as dificuldades, o desafio nas ações pedagógicas do professor, pode dar lugar a novas experiências, isso se torna um “caminho” para uma nova experiência.
Ref: CORLELLA, M.S. Informatofobia e informatolatria: equívocos em educação 2006. Acesso: revista de educação e informática, São Paulo: FDE, n. 11, v. 5, P. 32 – 5, 1995.
| Olá Cintia! Adorei esse mapeamento que você colocou acima, é muito importante essa orientação, eu também não acho conveniente texto muito grande no fórum, pois, da a impressão que só um esta "falando" ...
abraços, Eliane |
| Olá Regiane tudo bem? Seja bem vinda ao nosso grupo.
Você fez a seguinte colocação acima: "pois o que vejo nas ações e reações de meus colegas de trabalho é muito entusiasmo e pouco conhecimento..."
De quais colegas você se refere? Os colegas dessa plataforma ou de outros? |
| Oi Cintia! fico muito feliz em saber que esta situação foi resolvida e que temos mais cinco integrantes. Com certeza a tua ação de interver junto a equipe foi um papel fundamental para que isso fosse resolvido. Aproveitando o assunto; Isso faz parte das ações do tutor nessa modalidade de ensino? Bom até o momento acredito que sim....bjs |
| Realmente Christiam! É uma questão primordial a ser levantada, questionada e avaliada cuidadosamente.
abraços |
| Olá Rita e colegas!
Rita, a figura que você postou acima me fez lembrar desse vídeo e fui busca-lo para compartilhar com você e o grupo. O video fala dos sete saberes necessário do futuro e termina com uma figura de quebra cabeça e com uma conclusão que com certeza define de uma maneira muito rica a nossa discussão nesse e outros foruns. Gostaria muito que meus colegas e tutora assistisem se ainda não assistiram...
abraços a todos |
| É Carla, palavras faladas e soltas ao vento, o vento leva...Agora palavras escritas pode significar “suicídio”, mesmo assim ainda há aqueles imaturos ou “vacilão” que acaba se enforcando em suas próprias palavras e muitas vezes não estamos livres de cometer esse erro, pois até nossos pensamentos e opiniões as vezes nos trai. É como você colocou , precisamos medir muito bem o que falamos ou melhor o que escrevemos... bjs |
| Assistindo esse vídeo eu me perguntei: Quem é que saberá unir e como unir? Quem é que tem o tombo maior, aquele que empurrou ou aquele que caiu? Quem saberá viver sozinho se de acordo com esse vídeo, até para "derrubar alguém" as vezes precisamos de ajuda? Eu tive que rir rsrsrsr, Esse vídeo é muito engraçado e uma boa reflexão para essa tarefa. Pois, como diz Fernando Pessoa, postado pela nossa tutora acima: Nada sabemos da alma Senão da nossa; As dos outros são olhares, São gestos, são palavras, Com a suposição de qualquer semelhança No fundo. (Fernando Pessoa)
abraços, Eliane |
| Compartilhando com meus colegas
Mude o clima de pessimismo de sua vida ...
Preserve o ambiente de esperança de seus sonhos ...
Proteja o Homem: trabalhador, honesto, sincero, corajoso, sério ...
Não desperdice o seu tempo com desejos maldosos ...
Recicle os seus hábitos e virtudes ruins ...
Despolua o coração e a mente dos maus sentimentos ...
Plante a semente do Bem ...
Não use “agrotóxico” ...
Defenda a Verdade e a Justiça sempre ...
Salve da extinção o Amor ...
Site http://www.belasmensagens.com.br/reflexao/ecologia-humana-1024.html
Abraços, Eliane |
| Olá Cíntia, Clelia e colegas!
Eu tenho aprendido muito com esse grupo, e tenho certeza que também contribui com alguma coisa boa, estamos aqui para aprender a aprender e não somos perfeitos, porque o dia que chegarmos a ser quase perfeito nessa plataforma, não será aqui o nosso lugar.
Obrigada a dodos desse grupo, eu aprendi muito com vocês. |
| Boa noite Cíntia!
Fico feliz em saber que vai além das ações do tutor, nos cursos presenciais nem sempre é assim, por isso fiz essa pergunta.
Obrigada! beijos, Eliane |
| Como poderá o professor/tutor/moderador identificar no decorrer do processo ensino-aprendizagem, a natureza desse silêncio em rede? Se for um curso para maiores de idade o tutor pode perceber a natureza do problema, quando o aluno não se manifesta com justificativa adequada e coerente quando é provocado a posicionar-se diante do problema para solucão da mesma, nesse caso o tutor saberá que se trata de um aluno que não esta interessado no curso. |
| Cíntia! Assim como nos cursos presenciais é fácil criticar o professor ou tutor nas suas ações quando o aluno não participa ativamente da aula. Não podemos esquecer que como Rogers diz: " A aprendizagem qualitativa acontece quando o aluno participa responsavelmente neste processo (Rogers, 1974: 390). Temos que avaliar sempre os dois lados da moeda para saber da sua autenticidade...Em se tratando de EAD, medidas mais significativas deve ser tomadas para que não haja essa irresponsabilidade, e para que ambos tutor e aluno consiga viver em harmonia. Como poderá o professor/tutor/moderador identificar no decorrer do processo ensino-aprendizagem, a natureza desse silêncio em rede? Se for um curso para maiores de idade o tutor pode perceber a natureza do problema, quando o aluno não se manifesta nem para responder uma pergunta particular para solucionar o problema, ele saberá que se trata de um aluno que não esta interessado no curso. Se tratando de silencio virtual dessa natureza, acredito que essas medidadas a serem tomadas, é papel da instituição em não do tutor. abraços
Ref: ROGERS, Carl (1974) A Terapia Centrada no Paciente, Lisboa Moraes Editores
|
| É Junia! Isso porque o aluno aprende num determinado contexto. A forma como este contexto se organiza e as relações que se dão, vão influir tanto quanto os métodos utilizados para ensinar. Daí é necessário que o contexto seja avaliado permanentemente em função dos resultados obtidos.
Abraços, Eliane |
|
Que bom que gostou Frederico! É Frederico, mas, a raça humana é pior (se é que da para comparar!) porque não somos irracionais, não agimos com maldade por instinto e nem por questão de sobrevivência como os animais da floresta, pois, na minha concepção questão de sobrevivência da humanidade é amar e protegem o ecossistema em um todo, para que aja equilíbrio e não"ser parceiro da concorrência com inconsequência." Mas, infelizmente não é assim que acontece com a humanidade né!
Gracias, abraços, Eliane |
| Olá Marcia! Realmente é tudo isso que você colocou e um pouco mais, sua postagem me fez lembrar que a sena do vídeo também é um tipo de buling um problema muito serio nas escolas.
Muito boa a sua observação! Gracias
beijos, Eliane |
| Frederico,
Para quem acredita na bíblia que é o meu caso; ela diz que, iria chegar um tempo que o amor de muitos se esfriariam começando pela família...me parece que esse tempo chegou e a muitos feridos nos campos do mundo pela falta de amor, muito sangue, muita morte e isso ninguém precisa provar que nos últimos tempos isso tem aumentado surpreendentemente, a começar de pai jogando filho pela janela e dai por diante... Acho difícil acreditar que a maioria das pessoas de hoje tem se alimentado do cachorro do bem apesar de querer acreditar... Mas, para aqueles que lutam a favor do amor e tudo que envolve o verdadeiro amor, eu tiro meu chapéu, pois, não suporto a intolerancia sem sentido, principalmente quando ela é cometida contra as nossas crianças. Salve algumas raridades de pessoas que se alimento do cachorro do bem dentro de si.
Eliane |
| Olá Claudia! que bom que esta aqui! vou assistir esse filme, deve ser muito importante.
bjs |
| Cíntia! pensei nesta possibilidade quando postei meu comentário, por isso especifiquei abaixo do meu poste, pois, o tempo para me corrigir já havia acabado, mas, veja que logo abaixo esta assim:
"Se for um curso para maiores de idade, o tutor pode perceber a natureza do problema, quando o aluno não se manifesta com justificativa adequada e coerente quando é provocado a posicionar-se diante do problema para solução da mesma..."
Isso é, ele tem contato com o tutor, (que não é o caso dessa sua aluna que estava na CTI) porém deixa claro que o curso não é tão importante pra ele e pode levar em "banho maria". Sei que existem: - alunos e professores que querem fazer tudo ao mesmo tempo e não da conta com nada;
- Alunos e professores que da conta de tudo porem vive estressado;
- Alunos e professores que não sabem administrar e organizar seu tempo, porque pra ele tanto faz;
- Alunos e professores que sabem muito bem administrar e organizar seu tempo de forma ecepcional, sem prejudicar a si mesmo como professor e aluno, e sem prejudicar os seus alunos, isso pra mim é uma questão de responsabilidade, a tempo para todas as coisas e muitas vezes temos que fazer escolhas...
Como tutor jamais podemos afirmar que o aluno não esta interessado no curso, mas diante da possibilidade do aluno não esta interessado no curso é preciso investigar a natureza desse desinteresse, para então poder tentar solucionar o problema de forma cabível para o aluno e incentivá-lo a participar sendo parte do grupo e não a parte.
Falando nisso, cadê o meu colega muito participativo Ernesnto? Eu não ousaria dizer que o Ernesto esta desinteressado no curso rsrs.
bjs Cíntia, embora já esperava; gostei do seu questionamento. |
| Olá Cíntia! Adorei esse filme, cada dia estou aprendendo mais,... como sou muito chorona, tive que chorar no final né! rrsr, quando ela ficar parando todos os homens de óculos pensando ser o administrador da TV. Valeu a persistência dela...Acredito que todo professor são mestre na persistência de ensinar, caso contrario não teriam chegado a ser professor de verdade. Você já assistiu (como estrelas na terra)? Com todo respeito, acho que todos os professores deveriam assistir esse filme, é uma grande lição de vida para quem esta nessa carreira. Não sabia que tinha no youtube, tentei procurar e achei, quem quiser assistir .Garanto que não vai se arrepender.
abraços a todos. |
| Olá Junia! Exatamente! É um dos meios para gerar a autonomia. Tanto para ele próprio ao fazer uma auto indagação e também para o aluno ao questioná-lo de forma à aguçar sua curiosidade para a busca da resposta mais coerente. A pesquisa adequadamente aplicável à educação é a que desenvolve a teoria, que pode ser comprovada pelos professores. É nesse contexto que se faz o professor como atividade central da aula, e da pesquisa como base para o ensino que os estudantes desenvolvem as virtudes para a compreensão, curiosidade, paciência, tenacidade, persistência, abertura mental, valor intelectual, honradez consigo mesmo e humildade (Elliot, 1990, página 293). E se tratando de EAD a responsabilidade é maior, pois não são palavras faladas e sim editadas, no entanto a ocasião torna-se mais propicia e um insight importante pode acontecer. Beijos REF. ELLIOT T. J. (1990). La investigaciónacción en educación. Madrid: Morata. |
|
Rita, Renata, Cíntia, Junia, Solange, Dan, Danila, Frederico, Patricia, Cleia, Christiam, Claudia e todos os colegas! Ótimo a colocação de todos e só para complementar: O ensinar e o aprender estão diretamente ligados ao indagar, que é inerente a pesquisa e a autonomia sem essa ação, não há ensinamento e nem aprendizagem, no entanto é preciso indagar e saber o porquê dessa indagação. “Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago”.Paulo Freire. A indagação vem da curiosidade e do desejo da busca crítica que não deixa de ser autonomia. Ver essa profissão do ser professor de modo minúsculo observando apenas de forma linear para pautar as atitudes no desenvolvimento do aluno, deixa a indagação sem anseios, consequentemente sem transformação, pois, “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar”. Paulo Freire. Precisamos abrir caminho para o novo primeiramente dentro de nós, e aceitar o novo do outro e de nossos alunos, essa atitude amplia os saberes tecnológicos e científicos.
Ref. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 2006.
Como diz a nossa tutora Cítia; bjs com autonomia srsrsr
|
| Olá pessoal, tudo bem? Que bom terceira etapa! Nesse fórum eu ainda quero insistir nesta história, pois, tenho certeza que o vídeo indicado abaixo fecha com chave de ouro o que eu quero dizer. Uma vez uma professora pediu para as crianças que fizessem desenhos livres. Havia uma menina que não se interessava muito pelas aulas, mas nesse dia, a professora percebeu que a menina estava muito concentrada em seu desenho, então ela se aproximou da menina e perguntou a ela, o que ela estava desenhando, a menina respondeu que era o rosto de Deus, e a professora argumentou _ mais ninguém sabe como é Deus! E a menina respondeu: Então vai saber em um minuto. Beijos a todos vocês. |
| Olá Carla! Você esta absolutamente certa: Não devemos colocar limites e nem técnicas de comentários e postes, ou ficar apenas imitando alguém famoso só porque esse já é reconhecido cientificamente, somos diferentes e quem sabe grandes autores do futuro e é isso que deve nos da entusiasmo. Isso é uma cruel falta de criatividade, pessoas limitadas aos seus contextos pre formulados...
Você já ouviu essa história?
Uma vez uma professora pediu para que as crianças fizessem desenhos livres. Havia uma menina que não se interessava muito pelas aulas, mas nesse dia, a professora percebeu que a menina estava muito concentrada em seu desenho, então ela se aproximou da menina e perguntou a ela, o que ela estava desenhando, a menina respondeu que era o rosto de Deus, e a professora argumentou _ mais ninguém sabe como é Deus! E a menina sabiamente respondeu: Então vai saber em um minuto.
bjs |
| Obrigada Cíntia! adorei o vídeo professores apaixonados porque eu sou uma.
bjs
| Obrigada Dan! também achei muito bom esse modo de interagir com todos que puderam participar.
abraços |
| Dia 15 segunda, as 21:30 é bom pra mim. |
| Olá Cíntia e colegas! Eu não conhecia essa histórinha! gostei muito, bem, o menininho estava bem condicionado ja né?
Por isso, o docente não deve ser um mero transmissor de conteúdos previamente definidos, mas um sujeito que pensa e analisa criticamente seu ofício.
bjs |
| Que pena Cíntia! 14:00h hoje! Não vou poder participar do chat, entro as 14:00 h no curso de inglês...
Fica para próxima! bjs |
| Dia 15 é bom pra mim também! Depois das 19:00h |
| Olá Cíntia!
Na tarefa 4 é para fazer um tipo de resumo envolvendo as 3 etapas considerando o fórum 4? pois, é o que deu para entender.
obrigada! bjs |
| Olá grupo!
Tarefa 1
B) A reflexão pode levar a eficácia e a eficácia por si só, faz com que o
tutor faça um mapeamento da sua atuação em todas as situações como mediador,
interlocutor e orientador para sistematizar e organizar o processo de ensino,
promovendo consequentemente um melhor processo de ensino aprendizagem.
Eliane Nogueira |
| Olá G 14! Tarefa 1 A) As ações que o tutor deve cumprir primeiramente, estão nos princípios básicos da educação, ter conhecimento da lei a respeito da a educação a distancia, programas e ações da Seed, a LDB (Leis de diretrizes e base) e os referenciais do MEC.
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1 |
| Patricia! que bom que gostou do vídeo do Ken! assim como o Frederico, o Alex a Renata e todos os outros, pelo menos por aqui poderemos lutar juntos contra os "sargentões" que existem por ai... |
| Frederico, Claudia Marcia, Alex, Maria Tereza, Victor, Carla Oliveira, Dan, Tutora Cíntia é claro! e todos os colegas!
O Dan e eu; e acho que mais alguém citou no chat ontem, a questão do medo de se expor para exercer sua função com autonomia, A Carla fala aqui nesse fórum, que a educação é como uma arte em resposta ao poste do Victor. E de fato é! Mas, é uma arte interrompida por alguém ou alguma coisa. O Frederico diz: (toda vez que busquei este espírito no meio acadêmico, ou fui bombardeado pela direção que cobrava métodos convencionais ou fui bombardeado pelos alunos que aguardavam uma relação forma). Frederico! Eu passei e continuo passando por essa situação e acredito que a maioria dos colegas aqui passam ou já passaram por essa experiencia...
Como Claudia Marcia postou: É importante lutar para fazer a diferença na nossa prática educativa, sempre! E Alex diz; Acho que não devemos desanimar nunca!
Eu acho (não gosto dessa palavra acho! Rsrsr) que chegou o momento certo para eu enviar esse vídeo que complementa o nosso debate, pois, Ken Robinson, também fala de uma forma bem humorada de educação e criatividade. Vale apena assistir. http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w
Abraços, Eliane
| Olá Vilma! gostei da sua indicação essa trecho abaixo me chamou atenção:
"Diante disso, surge a emergência de efetivos posicionamentos que busquem repensar tal estrutura vivenciada, de maneira séria e comprometida com o futuro da humanidade. Torna-se imperioso re-pensar as tecnologias e construir teorias e posições alternativas capazes de denunciar a prática terrivelmente exploradora e violenta da atual versão da sociedade em rede (CASTELLS, 2001)." Estou de acordo com esse pensamento...
bjs
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. S. Paulo: Paz e terra, 2001
|
| É, realmente esse galo virou o mascote do polo de Itapecerica da Serra! e o culpado é o Dan rsrs. Muito interessante o poema do galo... |
| Olá grupo!
Contribuição da etapa 3:
Conforme a tabela da evolução da Educação a Distância de Pimentel,
1999, que leva em consideração a; geração textual, geração analógica e a geração digital, nos
mostra que ambos são fontes de apoio para tutores e alunos na construção da autonomia.
Ref: PIMENTEL, M. G., 1999. Conceituando Educação a Distância, Monografia submetida à disciplina“Tópicos Especiais em Aplicações para
Internet” do Mestrado de Informática – UFRJ, Rio de Janeiro, novembro. |
| Olá grupo!
Para as ações do tutor em um ambiente de aprendizagem ao que se refere a etapa 2, (Interatividade) Os referencias do MEC reforça esse assunto dizendo que “ o princípio da interação e da interatividade é fundamental para o processo de comunicação e devem ser garantidos no uso de qualquer meio tecnológico a ser disponibilizado. Tendo o estudante como centro do processo educacional, um dos pilares para garantir a qualidade de um
curso a distância é a interatividade entre tutores e estudantes”.
REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA, educação superior a distacia disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12777%3Areferenciais-de-qualidade-para-ead&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&Itemid=865 |
|
Olá Cíntia! Na terefa 4 é para seguir o esboço deixado na bibliotéca? ( painel_acoes_tutor_esboco.doc)
Ainda não entendi o objetivo desse esboço e acredito que essa não é uma dúvida somente minha...
bjs |
|
Só para simplificar vou dar minha nota dessa forma:
10 = Ótimo 09 = muito bom 08 = bom 07 = regular 06 = ruim 05= péssimo
· A proposta da disciplina: 10 · A organização do ambiente: 10 · A funcionalidade das ferramentas disponíveis: 10 · A qualidade do Texto Base: 8 · A qualidade dos textos complementares e dos vídeos: 9 · A adequação desses materiais aos temas propostos: 10 · A qualidade das atividades propostas : 10 . A atuação da tutora: 10 · A atuação dos alunos participantes: 9 – 9 fato de alguns colegas não responderem os postes no qual foram citados por mais de uma vez os seus nomes, acho que não custa dizer: obrigada, ok, mas, veja bem... · A clareza das orientações dadas ao longo da disciplina:10 · O quanto a disciplina contribuiu para o avanço dos seus conhecimentos:10 · O processo de avaliação:10 · O tempo disponível para a disciplina. 10
Talvez alguns pontos negativo devem ter passado despercebido por mim, mas, é inevitável que algumas coisas deixem a desejar em qualquer situação da vida, e com esse novo sistema de aprendizagem não é diferente, por isso é importante essa medida de autoavaliação, tando do sistema de ensino, como de si mesmo, a partir disso é possível tomar decisões para que melhore.
Obrigada! Feliz natal a todos |
| Olá grupo!
Chegamos ao final de mais uma etapa...
Vilma! gostei da sugestão acima...vou pegar uma carta.
Feliz natal e prospero ano novo a todos vocês!
Tento enviar imagem e não consigo, porque será?
bjs |
| Eu também agradeço a todos pela contribuição, tenho aprendido muito com cada um de vocês.
abraços para tutora Cíntia e colegas! |
| Rita, sua colocação é bem autentica, essa é a realidade a qual não podemos fugir, de fato o ambiente de aprendizagem enriquecido de estímulos intelectuais, com conteúdos contextualizados e o trabalho em equipe leva a autonomia de modo significativo.
bjs |
| Solange, Gostei! Essas abordagem que você colocou é muito importante mesmo...eu também fui por esse caminho.
bjs |
|
|
|
|
|