Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Forum: Gestão de curso a distancia

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 6 -> Fórum temático 6 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 6 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 4 setembro 2011, 14:09

Oi Nany!
Se tratando de monografia temos que ter sim a presença participativa do tutor ou professor orientador, pois envolvem outras coisas como, normas da ABNT, técnicas,..., e não depende só de conhecimento. Tive o mesmo problema que você com minha monografia minha orientadora não respondeu nem se quer um e-mail meu para tirar dúvidas, o duro é depois você tirar uma nota boa e ter que colocar o nome do orientador que foi 100% ausente. Isso realmente é muito chato

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Avaliação -> Fórum de avaliação - Grupo 10 -> Re: Fórum de avaliação - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 3 setembro 2011, 21:09

Essa disciplina apresentou muito para mim em todos os aspectos:
  1. Políticas públicas para EaD; Foi excelente, é um assunto muito importante, buscar o conhecimento nessa área é colaborar com a possibilidade de melhorias na educação.
  1. Gestão acadêmica; Adorei! Mas, achei muito pouco tempo para me integrar com todos os tipos de processo de gestão.
  1. Gestão financeira e operacional; Foi importante para mim, porque eu tinha uma idéia errada quanto aos gastos dos cursos EAD em pólos. Como disse Caetano Veloso: “não me envergonho de mudar de idéia, porque quem muda de Ideia pensa, e eu gosto de pensar”.
  1. Gestão de equipes multidisciplinares; É um assunto que sempre deve ser falado em todos os grupos, pois se trata de democratização. “E se não misturarmos as ideias difícil será encontrar um ponto de equilíbrio tanto para o pensar, quanto para os grupos”. (Any Nogueira 2011).
  1. Gestão de polos de apoio presencial; Seria necessário se o curso fosse obrigatoriamente presencial. No nosso caso; eu mudaria esse tema para – Diversificação de estratégias e formas de trabalho nos processos educacionais para favorecer a aprendizagem dos alunos.
  1. Estudos de casos: Sempre importante fazer um estudo de casos, pois, encontramos sempre uma novidade.
nota 100 de 100 para a disciplina e o cordenador da disciplina.

(2) avaliar seu tutor:
O que falar da tutora se não dizer que ela fez valer o que eu sempre acreditei; que é possível avaliar e mediar com coerência sem prejudicar ninguém, respeitando as idéias e o jeito próprio de cada um, uma pessoa disposta a orientar e ao mesmo tempo aprender... Elaine você foi ótima, volta na próxima disciplina rsrs.
Nota 100 de 100 para tutora Nanny

(3) se avaliar.
Gosto de ser autodidata e por isso optei por essa modalidade de curso.Aqui "falo o que sinto e o que penso" sem medo de estar enganada, pois através do meu engano descubro a verdade onde ela existe. (Any Nogueira 2011), pois o "Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância." (Confúcio)
Sou dedicada nas pesquisas propostas aqui, pois se trata do meu próprio interesse. Às vezes “eu sou uma tartaruga para situar das idéias proposta aqui, mas, Kahlil Gibran disse que: "Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos."rsrs (Kahlil Gibran).
Elaine e Mário Olivero - Coordenador da Disciplina Desejo tudo de bom!
Abraços e muito obrigada!
Any Nogueira

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 6 -> Fórum temático 6 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 6 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 3 setembro 2011, 18:57

Valter! Você conseguiu explicar em poucas palavras o que tentei explicar em muitas.Concordo inteiramente com você em relação ao seu post acima.Valter de Almeida Gomes [ANdia210] - [APdia210] - sexta, 2 setembro 2011, 19:35.

Valter com relação a sua primeira pergunta, eu não vi que você já tinha dado um parecer. Mas parece que ha certa afinidade em nossas respostas. Será que entendi?
Abraços



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 6 -> Fórum temático 6 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 6 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 2 setembro 2011, 18:01

Olá Valter, Nanny, Vilma e colegas
As instituições públicas não têm interesse nesse segmento ou estão em declínio por conta de uma gestão deficiente? (Valter de Almeida Gomes [ANdia210] - [APdia210] - quarta, 31 agosto 2011, 22:43)
Não acredito que seja uma gestão deficiente, o fato tem ocorrido dessa forma devido o capitalismo acadêmico.
A maioria das universidades é privada, e obviamente por ser privada a abusos nas aberturas desse sistema sem nenhuma qualidade.
Acredito que para coibir os abusos das instituições de ensino ao ofertar cursos a distância, é preciso acabar com o capitalismo acadêmico. O capitalismo acadêmico age contra o ensino epistemológico, pois, ha uma definição de objetivos que provocam mudanças no conhecimento, diante desse fato tão visível, o crescimento desmedido de ofertas de educação a distancia e presenciais deve ser preocupante, pois, mexe com a qualidade do ensino/aprendizagem desses cursos.
Diante disso, a postura que o governo deve tomar, vai mais além de garantir que as normas para o credenciamento de abertura de novos cursos EAD sejam cumpridas. Acredito que o ideal seria uma atitude de modo que a desigualdade social não seja peneirada. Ao invés disso, uma das medidas seria levar pessoas aptas a determinados cursos para as universidades, independente de sua condição social ou econômica, para isso ser possível, é necessário que se ofereça mais cursos gratuitos e de qualidade.
Abraços
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 6 -> Fórum temático 6 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 6 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 2 setembro 2011, 17:46

Realmente Nany! Tem hora que o “cinto aperta”, principalmente quando temos pressa em sanar nossas dúvidas. Mas, às vezes nós mesmos construímos “nó” em nossas cabeças, depois que vamos interando-nos do assunto, vamos desamarrando o ”nó”, posso relatar exemplos que acontece nos fóruns das disciplinas. Tem aluno que só posta 4 ou 5 dias depois de lançado a pergunta da semana, e os motivos normalmente são esses: ou porque estão sem inspiração, ou desmotivado, ou cansadinho ou porque não entendeu nada , e somente depois de acompanhar os postes dos colegas é que começa a clarear as ideias. Entende?
E no final ficamos até surpreso com nossa interação e com o resultado do nosso trabalho! "E assim depois da tempestade vem a caumaria, e os pescadores mais uma vez conseguiram aprender (a autonomia da fé) com o mestre"!
Lembrando que é sempre importante o mediador deixar claro a justificativa, o objetivo e o alvo a ser atingido, com ajuda necessária para o aluno.
abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 6 -> Fórum temático 6 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 6 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 2 setembro 2011, 01:07

Há tempos a Universidade Federal de Itajubá vem desenvolvendo Pesquisas e metodologias para a Educação a Distância – EaD pela WEB.
As metodologias, no entanto, não se restringem aos recursos tecnológicos, ao contrário, focam os resultados da interação destes Recursos com a forma de aprendizagem das pessoas.
O principal objetivo é prover um aprendizado maior que no ensino presencial, já que explora maior interação entre os colegas e professores, mais até do que no ensino presencial, uma vez que lá, essa interação se restringe apenas a encontros nos intervalos e após as aulas. Nas metodologias desenvolvidas pela UNIFEI através da Profa. Lúcia Franco, programa-se, ao longo das aulas virtuais, algumas atividades, como por exemplo: dinâmicas, debates, jogos, simulações,competições entre outras que exigem participação e interação dos grupos e promovem discussões de temas que sejam suficientes para que, ao sairem do ambiente virtual já tenham refletido e construído seu conhecimento sobre o tema, atingindo assim, o conhecimento objetivado pela aula.
Hoje, a escola com aulas presenciais não consegue acompanhar o nível de informação que a maioria dos alunos já traz de casa, seja através da internet ou da televisão, provocando assim uma falta de interesse muito grande por parte dos alunos e dos próprios professores.

Esse anexo acima corresponde ao mês de março de 2008, diante da informação acima eu me pergunto, se, de fato esses objetivos tem sido alcançado como o esperado nos dias de hoje na maioria dos processos de gestão de ensino na EAD ?
De fato esse projeto é muito interessante e nesses últimos anos tem dado resultados em muito cursos ofertados em EAD e deveria sim, fazer parte dos processos de gestão todas as universidades inclusive presenciais. Jovens e adultos esperam por criatividades desse modelo no ensino.
Quando um professor de ensino presencial pede para o aluno fazer um trabalho de pesquisa sobre um determinado conteúdo (por exemplo; meio ambiente sem lixo) de um livro “a moda antiga” é desestimulante para esse aluno.
Sendo diferente se o professor envolver nesse trabalho as tecnologias, como por exemplo; criação de vídeo, envolvendo grupos pequenos e grupos grandes. Os estudantes de hoje gostam de criar situações que envolve meios digitais, internet, mídias, etc.
Acredito no sucesso da pesquisa da Universidade de Itajubá e no retorno dessas perspectivas, pois, envolve; curiosidade, ousadia, criatividade e perspectivas da parte do aluno, e isso foi o ponta pé para o desenvolvimento da autonomia do aluno e o aumento da credibilidade da EAD .

Video da entrevista da Prof. Lucia Franco- Itajuba em foco.
http://www.ead.unifei.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127:entrevista-da-professora-lucia-franco-ao-canal-20&catid=49:entrevistas-e-depoimentos&Itemid=78


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 30 agosto 2011, 17:04

Continuando
Segundo a coordenação a presença no pólo não é obrigatória.
Prezada Eliane,
Como previsto em edital, o curso PIGEAD possui dois encontros presenciais.
O primeiro foi a aula inaugural, realizada nos dias 24/07 e 31/07, o próximo será a apresentação do Trabalho Final de Curso, no final do curso.
Havendo outros encontros presenciais, será comunicado na plataforma com antecedência.
Att
Priscila Lobo.
-------- Original Message --------
Subject:
Fwd: dúvida
Date:
Thu, 12 Aug 2010 11:47:48 -0300
From:
Suporte LANTE <suporte@lante.uff.br>
To:
Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância <pigead@lante.uff.br>
No entanto, como moro longe e trata-se de um polo não presencial, para mim basta o bom atendimento rápido e preciso por e-mail com o coordenador do pólo. “Mas, não devemos nos contentar com pouco quando é possível fazer mais”, Seria interessante o pólo trazer novidade com relação a UFF e UAB, como, noticia do dia, inscrições, vídeos, resoluções, etc.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 29 agosto 2011, 18:06

Nanny e colegas
De que forma o pólo poderia ser mais representativo em sua formação?
Sinceramente eu sou mais feliz aqui do que no curso do pólo presencial onde fiz pedagogia, mas, não significa que meu curso de pedagogia no pólo presencial foi ruim, ao contrario; foi ótimo. Mas há uma diferença muito grande em vários aspectos, como por exemplo; Aqui foi muito melhor, pois gosto de ser autodidata, e isso colaborou muito comigo. Às vezes perdemos muito tempo ouvindo o que nem sempre precisamos ouvir (mais) nos cursos presenciais, isso torna a aula bem maçante e aqui já vamos direto ao ponto que temos dificuldades, ganhando mais conhecimento sobre o que nos falta.
Realmente estou adorando, isso é visão ampla, é dar valor a tecnologia e as pessoas.Olha que legal:
  • Fazer a minha hora
  • Não ter que sair de casa;
  • Não correr risco na rua;
  • Não agüentar colegas chatos rsr;
  • Não ficar ouvindo repetições de professor;
  • Não deixar os meus filhos sozinhos;
  • Sentir que realmente estou aprendendo coisas novas. Isso é tudo de bom, não há outra forma.
  • [...]
Eu só queria que esses cursos EAD (que estão de acordo com as normas legais) fossem mais divulgados na mídia por autoridades maiores, para dar mais crédito e valor a essa modalidade de curso.

Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 27 agosto 2011, 22:47

Nanny, Beatriz e Claudia

É isso mesmo, ontem perguntei ao Dan, como sempre bem humorado me respondeu:

Dan Jessé Gonçalves da Mota [APise210] [ 26/08/11, 13:21]: hahahah então no pólo de Itapecerica tem uns bichos lá... Foi na 1ª aula inaugural. Tem esse galo lá sim e umas galinhas..rsrsr lante + naceo(galináceo)..kkkkkkk a junção dos dois nomes..

 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 25 agosto 2011, 17:27

Ola Nanny! eu tenho sim! não entendo porque não quer abrir! vou atualizar para ver...

Esse que você me mandou por último ja deu certo. Muito obrigada!

bjs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 24 agosto 2011, 23:57

Olá colegas!
Meu colega Ernesto fala de um assunto importante quanto a localização:

O que é legal é que o Polo é localizado em uma estrada bem centralizada. Tem acesso para moradores de várias regiões. Campo Limpo, Santo Amaro, Embu, Embu Guaçu, moradores da M'Boi Mirim e até Taboão da Serra. Da mesma forma, a região é servida de ônibus. O que pode atrapalhar um pouco é o transito, mas pela estrutura oferecida, isto é apenas um detalhe.
Ernesto Turnan, forum fundamentos EAD - (http://www.lanteuff.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=13992)

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 24 agosto 2011, 23:41


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 24 agosto 2011, 23:36

Nany!

Ao que me parece o galo mora lá. rsrsr
Quem pode responder melhor é a Beatriz ou Claudia, pois elas estiveram lá no mesmo dia em que o nosso colega Dan (autor da foto) esteve.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 5 -> Fórum temático 5 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 5 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 24 agosto 2011, 23:31

Olá Nany! Eu também estou na mesma situação do Valter, ainda não tive a oportunidade de comparecer ao pólo mas, pretendo ir um dia com certeza. Quando necessito, tenho recebido pronto atendimento via online do nosso coordenador Ricardo e não tenho do que reclamar...
Claudia e Beatriz! Ai esta o galo mascote de nosso polo.Eu queria tentar descobrir, porque o Dan deu o nome de lantenáceo rsrs. O que vocês acham? 



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 21 agosto 2011, 22:25

Claudia a resposta esta nesse video. Abraços



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 20 agosto 2011, 21:27


Alessandro Obrigada! Mas, fazer a sua parte é diferente de ser a parte concorda? Imagine um jogo de quebra cabeça onde uma das peças não se encaixa onde você quer que necessariamente ela se encaixe. Essa peça faz parte do jogo, mas não é a parte necessária. Temos que somar e não dividir, se eu termino a minha parte devo ajudar no encaixe de outras peças ai sim você estará sendo a parte da equipe e não só fazendo parte.

Outro exemplo: Imagine um lugar onde esta sendo construída uma casa de abrigo para crianças abandonadas. Você encontra três operários na construção daquela obra. Então você pergunta para o primeiro operário:
O que você esta fazendo? ele responde, misturando o cimento. Pergunta para o segundo operário: O que você esta fazendo? E este responde, assentando blocos. Enfim faz a mesma pergunta para o terceiro que te responde fazendo uma casa de abrigos para crianças abandonadas.
Qual desses operários demonstrou ser a parte que da construção da casa? Obviamente os outros dois operários faziam parte da construção, mas a resposta do último operário nos da uma idéia diferente de fazer parte e ser parte. Concorda?
Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 20 agosto 2011, 00:02

um grande exemplo de lider

Quero agradecer os colegas pelos vídeos postados aqui. Assisti todos e gostei muito de todos.Obrigada! Aqui vai um dos meus preferido.
 
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 19 agosto 2011, 23:39

Se você fosse um gestor de equipes multidisciplinares de EaD, que estratégias adotaria para manter a equipe coesa e falando a mesma língua?

Fazer parte de uma equipe é bem diferente de ser a parte de uma equipe. No entanto se eu fosse uma gestora de equipes multidisciplinares de EaD, em primeiro lugar eu tentaria ser a parte da equipe e não uma parte. Ser parte é fazer da minha participação um desenvolvimento de consciência critica e promove a participação aceitando o fato de que ela transformará as pessoas, antes passivas e conformistas, (em pessoas ativas e criticas. Penso que se alguém não esta disposto a dividir o “poder de um gestor” é melhor não iniciar um movimento de participação., já que todos precisam estar afinados" e um grupo afinado é um grupo que dança a mesma música, e para dança a mesma música é preciso observação nos passos a seguir, construir e (descartar hipótese se for preciso). A Liderança de nível (Inspiração) é a mais eficiente, no qual o líder raramente precisa dar ordens, pois o grupo integrado com os objetivos sabe para onde ir. São exemplo Jesus, Buda, Maomé, Confúcio etc.

O aprendizado de novas habilidades é a maior experiência adquirida e são importantes fatores nessa atitude de otimismo, que entretanto não leva a nenhuma ilusão sobre o progresso da empresa”. [...] “Qualquer programa de desenvolvimento de líderes é longo e caro. O sucesso das empresas, porém, dependerá sempre da liderança, de uma liderança que somente poderá nascer da fé no valor do indivíduo, da confiança no futuro do país, no estímulo à iniciativa individual [...] que todos os problemas serão solucionados, por mais intrincados que possam parecer. (PENTEADO, 1996, pag 234)
 
 
 
 

Fonte: PENTEADO, J. R. W. Técnica de chefia e liderança. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1969. 

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 19 agosto 2011, 23:24

Para facilitar a resposta da minha pergunta:
Níveis de liderança segundo Penteado, Jose Roberto Whitaker
Liderança coercitiva = Emprega medo e a intimidação ...
Liderança distributiva = Limita-se em somente distribuir tarefas ...
Liderança educacional = Baseia-se na idéia de que o líder pode ser preparado e, depois de pronto, sua maior responsabilidade será de prepara outros lideres...
Liderança Inspiração = é a mais eficiente, no qual o líder raramente precisa dar ordens, pois o grupo integrado com os objetivos sabe para onde ir. São exemplos Jesus, Buda, Maomé, Confúcio etc.

Fonte: PENTEADO, J. R. W. Técnica de chefia e liderança. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1969.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 19 agosto 2011, 21:35

Pergunta:

Toda equipe necessita de um líder?
Entre os níveis de liderança abaixo: Qual a melhor liderança pra você? E por quê?
1 - Liderança coercitiva
2 - Liderança distributiva
3 - Liderança educacional
4 - Liderança Inspiração
Fácil rsrs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 4 -> Fórum temático 4 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 4 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 19 agosto 2011, 20:54

Resposta ao Alessandro:

Creio que o caminho seja, questioná-lo e valorizar a ação ideológica dessa pessoa, ja que, conforme você mesmo o disse, ele é dedicado, interessado e comprometido e esta em sintonia com o grupo, (um grande ponto positivo!) talvez ele tenha uma ideia diferente e precisa de oportunidade de expressa-lo. O dialogo é melhor caminho entre o gestor ou lido grupo nesse momento.

Abraços



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 16 agosto 2011, 17:33


Olá Fátima! Na verdade é muita informação para pouco tempo de estudo e analise mais detalhados dos fatos!

Abraços
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 16 agosto 2011, 17:24

Simone! por via de lógica é bom acreditar que não estamos sozinhas! mas, eu preferia não acreditar nessa situação, eu uso mais a tecnologia em casa do que na escola pois a tecnologia na escola esta igual a imagem abaixo (para enfeite) rsrs



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih6YRyiUymW5fUTzVo15TjCn9zmhT-sbV23FuQGnolV4wJkd4FWtEHXmkYEkKoUtzAp7D-FPMKF8LgU7WTq1FnyQqp0BQCn40unUqXMcWyaEBzkrnYVJuc7Myyra5Fq7RT_f2wlbEz1w/s400/inven%C3%A7%C3%B5es+torneira+com+e-mail.JPG

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 16 agosto 2011, 17:10

Olá Maria Emilia! Não sei se seu poste domingo, 14 agosto 2011, 17:44 esta direcionado a mim ou a Elaine, pois, tem muitos colegas chamando a Elaine de Eliane...
Mesmo assim vou tentar te responder conforme eu entendi,.. Embora o Capitalismo acadêmico muitas vezes atrapalhe a qualidade de ensino, as políticas públicas não pode desprezar a EAD e nem desprezar o PNE, pois cabe a cada processo tomar contar de forma cabíveis e não prejudiciais a nenhum dos lados.
Abraços!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 14 agosto 2011, 15:36

Nanny!
Como diz a colega Renata G. Moreira: tudo irá depender da característica dos cursos tanto presencial quanto online, pensando no quesito qualidade um curso online pode superar gastos de um presencial e vice-versa. (Renata G. Moreira) Conforme vamos pesquisaram e analisando; o assunto torna-se surpreendente, pois, nem tudo é como imaginamos. É interessante saber que a troca dessas informações tem realmente nos favorecido a novos conceitos quanto ao assunto representado. Uma visão "superficial" pode realmente nos enganar e manter conceitos preestabelecidos...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 13 agosto 2011, 19:57

Olá Patrícia! Seu poste (sexta, 12 agosto 2011, 18:26) esta relacionado com EAD virtual on line né? Nesse caso concordo com você! Porém, existe EAD que o aluno se desloca para o pólo e as vezes o gasto pode ser maior que o presencial da própria universidade, imagine uma universidade com vários pólos espalhado em diversos lugares, onde o aluno freqüenta todos os dias, esses pólos são alugados e tem gastos com águas, luz, material didático, tutores etc.
Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 11 agosto 2011, 23:14

Débora, Claudia e demais colegas: adorei a colocação de vocês, essa citação que a Debora postou não tem como contestar é a realidade de hoje e não da para entender como tem gente que resiste às novas tecnologias. Desculpe-me o jeito empírico dessa colocação! Mas, “fico pasma com a indiferença de alguns colegas de trabalho em relação as novas tecnologia, as vezes cinto que estou sozinha e andando contra a maré no meu ambiente de trabalho
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 11 agosto 2011, 19:57

Continuando...

A EAD antes da era da internet tinha um gasto muito maior que nos tempos atuais com , por exemplo; com a confecção de material didático e correio nos curso por correspondências, anos depois veio o radio fone (um tanto sindicalista) que obviamente tinha um custo maior para a instituição e que conseqüentemente faliu, logo depois veio projeto minerva conveniada a fundação Padre Anchieta e a partir da década de 1980 ouve um grande avanço com o uso do computador pessoal e, enfim, em 1990 a internet começa abranger grandes e novas oportunidades e possibilidades. As universidades virtuais e cooperativas que junto com a tecnologia mudou a vida de estudante e demandas das universidades. Pensando nisso podemos perceber que é uma luta antiga por oportunidade de estudo de acordo com o mercado brasileiro.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum Temático 3 -> Fórum da semana 3 - Grupo 10 -> Re: Fórum da semana 3 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 11 agosto 2011, 19:53

Olá meninas!
Ainda sou Leiga nessa questão em EAD e Presencial, mas, imagino que seja da forma como as minhas colegas colocam acima . A relação custo a longo prazo versus alunos "alcançados" é razão suficiente para a escolha da modalidade EaD?. Talvez não seja essa a razão o que pode atrair o aluno para o EAD, são aspectos fundamentais como; flexibilidade de tempo e espaço, e tecnologia, proporcionando oportunidade para que o próprio aluno organize sua agenda da melhor maneira possível, sem ter que obrigatoriamente abrir mão de outras coisas tão importante quando ao curso no qual ele atua. Acredito que a razão financeira fique em segundo plano não deixando de ser também importante.



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 10 agosto 2011, 17:23

Pegando carona no poste da Claudia:

Nanny! Desejo melhoras para você e sua filha. Deus seja a graça na sua vida!

Abraços

Fórum ::: Conversa fiada -> Grupo 10 - Conversa fiada! -> Re: Grupo 10 - Conversa fiada!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 9 agosto 2011, 19:55

Oi Eliel! tudo bem? desculpe a demora de te responder!

Obrigado por me seguir no blog! Seu link de segui não esta ativado, não consegui entrar.
Da uma olhadinha la, depois me fale.

Abraços.

Fórum ::: Fórum Temático 2 -> Fórum temático 2 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 2 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 6 agosto 2011, 18:26

Processo colaborativo:

Olá tutora e colegas! O processo colaborativo é um desenvolvimento de trabalho integrado entre os agentes em prol de um desenvolvimento cooperativo.
 
Processo colaborativo:

Olá tutora e colegas! O processo colaborativo é um desenvolvimento de trabalho integrado entre os agentes em prol de um desenvolvimento cooperativo.

A colaboração no trabalho é bastante importante. Só assim conseguimos trabalhar diferentes perspectivas num mesmo trabalho e conseguir aprofundá-lo melhor. Com uma colaboração no trabalho conseguimos: * Maior eficiencia; * Maior aproveitamento dos recursos existentes; * Divisão de tarefas; * Aproveitamento de diferentes perspectivas e pontos de abordagem; * Conseguimos aproveitar as diferentes valencias de cada pessoa e área; * Olhar critico; * Revisão constante. Fonte: http://twiki.fe.up.pt/bin/view/PESIMCI1011/DebateNaAulaDe12OUT2010
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 2 -> Fórum temático 2 - Grupo 10 -> Re: Fórum temático 2 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 5 agosto 2011, 00:34

Ok! Então escolho gestão da colaboração.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 5 agosto 2011, 00:27

Bom Nany ! consegui abrir esse segundo texto que você me enviou em gloogdoc, vou esdudar atraves dele.

Obrigada.Bjs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 5 agosto 2011, 00:11

Oi Nany não sei o que esta acontecendo, ja restalrei meu computador, ja atualizei e não consegui descobrir o problema.
Esse que você mandou também não quer abrir. A mensagem que aparece quanto tento abrir é essa: (Existe um
erro ao abrir este Documento. este visualizador não pode descriptografar este documento).Mas os outros da tarefa anterior abre normalmente.
Bom vou tentando descobrir o problema aqui...

Obrigada pela sua atenção! abraço.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 4 agosto 2011, 20:08

Olá Elaine! ainda não consigo abrir, é enviado uma mensagem de erro, os outros texto do mesmo formato esta abrindo normalmente.

Obrigada. Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fale com seu tutor! -> Grupo 10 - Fale com seu tutor! -> Re: Grupo 10 - Fale com seu tutor!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 3 agosto 2011, 22:17

Olá Elaine! não estou conseguindo abrir o texto da segunda etapa da aula, ele abre mas, só tem uma tela azul sem texto. O que deve estar acontecendo?

Obrigada 
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 1 agosto 2011, 20:58

Cláudia, Patrícia, Nany e demais colegas
obrigada por reforçar o comentário de que nós e a escola podemos fazer a diferença.

Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 31 julho 2011, 19:45

Compartilhando
 
 
 
 
 
 
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 31 julho 2011, 19:01

Nany eu também gosto que me chamem de Any!
Eu estava assistindo o canal nova geral na TV, quando passou um comercial muito interessante:
Hora do casamento a noiva é conduzida até o noivo, o celular dele toca, ele atende e do outro lado é a vendedora da loja de aliança dizendo para ele que as alianças que ele havia encomendado estavam prontas, rsrs. Moral: O que é para a vida toda, não se faz de qualquer jeito, e se tratando de políticas para EAD a inovação é o próprio sistema, cabe a própria instituição investir em divulgação desses cursos com apoio do próprio aluno, hoje é tão fácil, a mídia digital é uma grande aliada para que coloquem tudo isso em prática. O próprio nome da instituição pode fazer diferenças para a propagação e com elas boas conseqüências a começar com a valorização desse sistema. Como diz no video indicado acima; a solução da escola esta dendro da própria escola
Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 31 julho 2011, 12:15

Fátima com certeza! Se cada um de nós fazer a sua parte desmistificando o conceito errôneo do tange a EAD e o governo deixar de priorizar mais pobre ou mais rico dando prioridade a capacidade justa de cada um a EAD passará a ser de fato o que se espera na realidade.
abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 29 julho 2011, 21:24

Uma política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico, do Sistema UAB; seria a Democratização e propagação desse sistema de ensino em todos território nacional de forma clara, com incentivo e condição de infra-estrutura. “EAD não pode continuar parecendo como uma sombra ou fantasma quase invisível”.A globalização e a tecnologia tem condições de assegurar essa possibilidade, é uma questão de bom senso e visão de futuro.
A EAD é uma alternativa indispensável para os avanços das soluções educacionais que visam democratizar o acesso ao ensino, elevar o padrão de qualidade do processo educativo e incentivar o aprendizado ao longo da vida. Para o efetivo uso desse modelo condições de infra- estrutura, inovações e metodologias são necessárias (Campos, Santos e Braga, 2003)
Abraços, Eliane Nogueira
Ref. CAMPOS, F. C. A., SANTOS, N. e VILLELA, R. M. M. B., 2003. Ontologia de Domínio e Desenvolvimento Baseado em Componentes. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Leopoldo, Brasil.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 29 julho 2011, 20:50

Renata, tutora e colegas!
Realmente você tem razão Renata, tudo vai do interesse político do governo. Sabemos que a maioria dos profissionais da educação não são efetivos. Muitos das propostas do governo quanto aos cursos superiores da EAD e presenciais, são oferecidos somente para os efetivos, isso porque eles sabem que é a minoria, sendo assim, não terão prejuízo financeiro e a conseqüência sobra para a qualidade da educação brasileira. Os professores PBE I, por exemplo, são os mais prejudicados, pois, praticamente não existe concurso para essa categoria, como querem que sejam efetivos se não lhes dão oportunidade não é? Essa é uma situação que precisa urgentemente ser mudada.

Abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Fórum Temático 1 -> Fórum temática 1 - Grupo 10 -> Re: Fórum temática 1 - Grupo 10
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 29 julho 2011, 20:36

Olá Raquel!
Você tem razão, a maioria das pessoas não conhece esse sistema de estudo, e os conhecem não dão credibilidade, eu mesmo achei esse curso por acaso na net, achei o edital e me interessei pelo curso, mas, quando meus colegas professores me perguntam a respeito desse curso demonstram certa desconfiança quanto a qualidade e credibilidade. Concordo que essa modalidade deve ser mais propagada.
Abraços 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum ::: Apresentação dos Participantes -> Fórum de apresentação - Grupo 10! -> Re: Fórum de apresentação - Grupo 10!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 27 julho 2011, 19:57

Olá Elaine e colegas! Sou Eliane pedagoga, dou aula no ensino fundamental I, sou apaixonada por crianças. Amo as novidades digitais voltadas para o bem de todos, pena que nesse meio nem tudo é bom, procuro sempre aproveitar as tecnologias digitais para o meu crescimento profissional e pessoal, e é com essa convicção que estou nesse curso.