Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

Fórum: Produção de material didático

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Dúvidas sobre a etapa 4? É aqui! -> Re: Dúvidas sobre a etapa 4? É aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 9 abril 2011, 19:55

Olá Leonardo! A noda da tarefa (Eu, arquiteto da informação) não saiu? pois, não vejo a minha.

abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Por que Marie morre? Vamos conversar sobre isso? -> Por que Marie morre? -> Re: Por que Marie morre?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 3 abril 2011, 15:21

Olha! Esse fórum me fez crescer mais do que a pergunta "por que morre?" tirei nota máxima na pergunta porque chutei certo.

Sinto muito em ter que falar o que vou falar, mas é preciso! Tem muitos alunos que ficaram neutros nessas e outras questões dessa disciplina (mesmo discordando com ela) para se preservar ou preservar alguém. Pois bem! Ninguém é obrigada a fala (...). Vejo aqui uma grande oportunidade para todos os estudantes, tutores, coordenadores a refletir e chegar à conclusão de que realmente essa disciplina valeu apena, pois é na diferença que podemos pesar na balança e reconhecer o que realmente esta certo ou errado.

Muito obrigado a todos, principalmente aqueles que se colocaram para dizer o que realmente pensam.
Educação à distância ou presencial é isso ai, como já dizia o nosso saudoso Paulo Freire. "Ha perguntas a serem feitas insistentemente por todos nos e que fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar”. FREIRE Paulo

Abraços, Eliane


Imagem abaixo: http://www.google.com.br/images


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Por que Marie morre? Vamos conversar sobre isso? -> Por que Marie morre? -> Re: Por que Marie morre?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 3 abril 2011, 14:34

Concordo com você José. Muito bem colocado.

abraços Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 1 abril 2011, 11:34

Obrigada Leonardo, adorei esse fórum!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Por que Marie morre? Vamos conversar sobre isso? -> Por que Marie morre? -> Re: Por que Marie morre?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 31 março 2011, 19:48

Olá Vilmar, adorei o post delegado/detetive,serve como reflexão.Seria muito mais interessante se a resposta "porque Marie morre?" Fosse sugestivae em um fórum, com avaliação por participação como nas outras disciplinas anteriores, e ao final tivesse uma conclusão eficaz do tutor.

Abraços, Eliane 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 31 março 2011, 17:21

Concordo com vocês Dan e Ana! Acredito que autonomia é algo que esta dentro de cada pessoa ou aluno. "Um livro de receitas caseiras não basta para uma cozinheira se ela não for atrás das "coisas" que ela vai precisar para fazer a comida”. Estou certa?. Tutor e professor, podem mediar unindo ideias que favoreça o "crescimento" do aluno.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 31 março 2011, 16:37

É exatamente isso Dan! E sabe por quê? Porque a arquitetura da informação das placas, não estava esquematizada de acordo com a informação que ela procurava , de forma que ela pudesse dar o desdobramento adequado.

Exemplo:

Imagine que você esteja procurando algo relacionado a anfíbios, então você abre o portal de um site que fala de vários assuntos ao mesmo tempo, tipo ig.com . Se você não estiver focado no que (continuação logo abaixo rsrs)

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 31 março 2011, 16:35

você quer e logo aparece uma gata com uma linda voz cantando “amigo clique aqui, amigo clique aqui...” rsrs. Nesse caso você corre o risco de se desviar do caminho como Alice.

Agora se você colocar no busca “anfíbios” você tem maior probabilidade de encontrar uma arquitetura esquematizada para o que você realmente quer voltado para um único tema.

Abraços, Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 30 março 2011, 23:17

O gato é um marketing que tem o objetivo desviar atenção de Alice.

A Alice é o aluno diante das diversidades de informações. Ela procura por um caminho nas placas da arvore, de repente ela é atraída pelo som e imagem do gato. Ela deu um duplo clique nele rsrs

A arvore é a arquitetura da informação

Pode ser também:

O gato é o orientador ou tutor

A Alice é o aluno

A árvore é o material didático

Abraços Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum livre -> Um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta: “Deus criou tudo o que existe?”
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 30 março 2011, 20:55

De modo concreto, não podemos pensar que a construção do conhecimento é entendida como individual. O conhecimento é produto da atividade e do conhecimento humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste em agir com intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação.

http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm

Após receber o comentário do Everton sobre a originalidade desse artigo, achei melhor não retirá-lo, mas sim, deixar a seu critério acreditar se essa idéia partiu de Einstein ou não e se ela lhe serve de algum modo. A mim, o que vale aqui, não é a autoria do mesmo, mas sim seu conteúdo. "Faço minhas essas palavras (Eliane)"

Deus criou tudo que existe?

Alemanha
Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?”
Um aluno respondeu valentemente:
“Sim, Ele criou.”
“Deus criou tudo?”
Perguntou novamente o professor.
“Sim senhor”, respondeu o jovem.
O professor respondeu,
“Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse:
“Posso fazer uma pergunta, professor?”
“Lógico.” Foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
“Professor, o frio existe?”
“Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”
O rapaz respondeu:
“De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. “Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”
“E, existe a escuridão?”
Continuou o estudante.
O professor respondeu: “Existe.”
O estudante respondeu:
“Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
A luz pode-se estudar, a escuridão não!
Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.
A escuridão não!
Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?
“Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
“Senhor, o mal existe?”
O professor respondeu:
“Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”
E o estudante respondeu:
“O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
Deus não criou o mal.
Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.
“É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…
Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
E ele respondeu:
“ALBERT EINSTEIN.”

http://www.evoluindo.org/espiritualidade/deus-existe

Eu gostei, se você também gostou comente.

Abraços Eliane
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 30 março 2011, 02:07

Continuando:

No filme a arvore possui informações avulsas e mostra uma espécie de marketing representado pelo gato que faz com que Alice desvie o olhar para as placas e siga a ele. No Wikipédia, Alem de caixa de explicação expandida e caixa de informação avulsa o Wikipédia possui uma caixa ênfase que correlata informação importante, mas todos voltados para o mesmo assunto.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 30 março 2011, 01:37

Olá Leo e colegas,
A arquitetura de informação do Wikipédia tem uma organização estrutural de acordo com cada tema. Eu não posso começar falando de comida e terminar falando de moda de sapatos na mesma interface do programa Wikipédia, mas posso fazer o desdobramento da informação dentro do mesmo assunto. No filme a situação é diferente, as placas na arvore são como um site com varias rotas de informações diferente que te da opção de escolher que caminho tomar.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 15:30

Ok Dan, Tinha ficado na dúvida, mas, valeu apena, sua expectativa com certeza foi alcançada não somente eu, mas, acredito todos os colegas tiraram proveito.

abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Ouvidoria -> Avaliações e Atividades -> Re: Avaliações e Atividades
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 15:07

César,

Tive a mesma impressão que o colega acima colocou, mas, de um modo geral isso é, em todo o conteúdo da aula, o fato "porque Marie morre" foi de menos pra mim. Xi, já vi que não é pegadinha mesmo!


abraços, Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Ouvidoria -> Avaliações e Atividades -> Re: Avaliações e Atividades
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 12:10

Oi Kerley, Fiquei impressionada em relação a sua colocação, pois, pensei a mesma coisa eu também tenho impressão que tudo não passa de uma pegadinha.

abçs
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 00:24

Dan,

É fundamentalmente importante saber sobre seu público, seus conhecimentos prévios, seus interesses e motivações para a formulação da aula, isso evita a incoerência e suas conseqüências.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 00:23

Dan,

Realístico em um único módulo? Vai depender do objetivo da aula, na maioria dos casos sim.
Preciso de uma pausa ou de suplementos do materiais com outras atividades e recursos? Com certeza, isso ajudara o aluno ir em busca de outros caminhos para chegar a resolução do problema ou o que se espera que ele alcance, no entanto será como um grande estimulo

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 28 março 2011, 00:21

Dan, Não sei se entendi mas, vou tentar te responder:

A idéia do fórum precisamos nos perguntar? Qual é o meu objetivo? Sim, Ao lançar uma aula ou um projeto fica sem sentido com a falta de objetivos tanto para quem planeja como para quem vai estudar o assunto.

Preciso que meus alunos estejam habilitados a fazer quando terminarem de estudar o material? Sim, caso contrario, não houve entendimento da proposta.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 27 março 2011, 22:24

Olá Miriam, concordo com você, seguindo essa linha de raciocínio é que o aluno poderá se desdobrar através de multiplicidade de informação e buscar por si mesmo a informação.

abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 24 março 2011, 21:19

olá Leonardo e Grupo,

Tanto aluno como o “arquiteto da informação” , pode alcançar autonomia através da renovação de suas idéias. Não devemos esquecer que; “quem ensina aprende mais, quem aprende ensina mais e o aluno precisa aprender a aprender e o professor precisa aprender a reaprender sempre”. Na mídia impressa, o maior problema enfrentado pelo aluno é a falta de “espaço” para agir como aluno interlocutor da linguagem escrita, fazendo o uso de suas próprias idéias e conhecimentos. 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 24 março 2011, 20:40

Hena, acredito que o “arquiteto da informação” pode melhorar sua construção não cometendo os mesmos erros do passado, ele deve criar novos possibilidades, descartar hipótese até acertar o alvo na construção de mídias impressas.

abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum - Autonomia do aluno e Arquitetura da Informação -> Autonomia do aluno e arquitetura da informação -> Re: Autonomia do aluno e arquitetura da informação
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 24 março 2011, 20:19


Realmente Dan, pois nem sempre as informações são entendidas da forma que o “arquiteto da informação” deseja, ou nem sempre o “arquiteto da informação” entende de forma a valorizar a contribuição do aluno. Uma das maneiras de valorizar a contribuição do aluno é um estudo analítico da ação do aluno diante do fato. Essa atitude levará o aluno a entender que sua contribuição foi valorizada. Assim como nos estudos científicos, ninguém pode descartar uma hipótese sem antes avalizá-los minuciosamente.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Dúvidas? É por aqui! -> Re: Dúvidas? É por aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 20 março 2011, 00:33

Ok!

obrigada!

Fiquei em dúvida so por causa desse "azinho" que esta entre a palavra (inclua) e (resposta) abaixo. rsrs. Então eu vou tirar esse azinho rsr

• Inclua a resposta comentada da atividade que você elaborou.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Dúvidas? É por aqui! -> Re: Dúvidas? É por aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 19 março 2011, 00:24

Oi Leonardo!

Com relação a atividade "charada no alvo" não entendi a seguinte colocação.

• Inclua a resposta comentada da atividade que você elaborou.


1 - É para colocar a resposta da minha atividade e comentar?

2 - É para fazer referência com a resposta comentada na aula 3?

3 - Nenhuma das duas alternativa?

Obrigada! aguardo resp.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 17 março 2011, 23:59

Quantidade não é qualidade, e a dificuldade não deve ser de acordo com cada aluno e sim com o nível do curso. Com relação à distribuição de dificuldades, pode ser linear do fácil para o mais difícil, ou modo espiral, desde que atinja o objetivo proposto e de acordo com o nível do curso. 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 março 2011, 23:59

d) contextualizada, mas sem espaço para o registro de resposta.
Dependendo do objetivo; Entenderia que a situação me obriga a ser eficiente, hábil, ágil e eficaz. Em outros casos o registro seria mais organizado, se tivesse espaço adequado para realização da tarefa.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 março 2011, 23:50

c) motivadora, mas com solicitação de registro de resposta desestimulante; “Imagine que você esteja em uma competição de ciclismos onde você pode escolher a melhor bicicleta para essa corrida, porem, seu instrutor te obriga a correr com a pior bicicleta, por ele ACHAR que, aquela seria a melhor”. Nesse caso, a principio sentir-me-ia frustrada, mas, faria a tarefa, pelo simples fato de querer tentar chegar ao meu alvo, sem contar que, a situação se tornaria a um tanto desafiadora.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 março 2011, 23:14

b) desafiadora, mas com grau de dificuldade extremamente alto;
Nesse caso; “Seria como revista coquetel de nível dificílimo, na mão de quem só conseguiria completar as cruzadinhas do nível muito fácil” Eu me cansaria e desistiria.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 março 2011, 23:08

Olá Grupo!

a) lúdica, mas pouco desafiadora; Com exceção ao lúdico que movimenta o corpo físico; “Para mim seria como um jogo de dominó onde você deve contar mais com sorte do que estratégia de jogo, nesse caso eu prefiro o xadrez que é mais desafiador”
Por tanto, por se tratar de material impresso, eu faria a atividade por mera responsabilidade pessoal, porem seria maçante. Quando uma tarefa é desafiador, por mais que estejamos cansados sempre descobrimos algo diferente.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Dúvidas? É por aqui! -> Re: Dúvidas? É por aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 4 março 2011, 18:55

Dan Fechei e abri varias vezes e não consegui.

Leonardo e Dan obrigada por ter me mandado via e-mail
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Dúvidas? É por aqui! -> Re: Dúvidas? É por aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 março 2011, 23:42

Olá Leonardo! Não estou conseguindo abrir os textos das aula 3,6,7 e 8.Você pode me ajudar? Quando tendo entrar, só aparece uma tela preta.

desde ja agradeço

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 21:47

2 - No livro impresso deve conter o grau de expectativas que esta projetada a aula, sensibilidade almejada nos objetivos que fazem sentido para a vida no dia a dia. As Referências do vocabulário, são requisitos mínimos que o leitor vai adquirindo e enriquecendo a linguagem caminhando pelos livros, enfim desafios que aguce a curiosidade, para irmos alem do que se pede...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 21:44

1 – Ola Leonardo, O que me atrai em uma aula impressa é uma texto claro e objetivo com letras grandes, e poucas figuras de imagem bem distribuída no espaço do livro. Com quantidades certas de linhas de resposta e quando possível, exemplo do que se pede.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 20:50

Olá Débora!
Concordo plenamente com você, realmente Um texto deixa de ser claro quando acumula idéias em uma mesma frase ou até mesmo algumas situações. Em EAD, não podemos questionar as coisas como em uma aula presencial. Por isso a sua colocação é bem pertinente.
Abraços


Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 20:26

Dan!

Com relação as minhas colocações acima, como diz o Jean (Eliane fedbeck) é só mesmo um fedbeck para que me entendam rsrsr.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 20:18

Olá Dan! Adorei suas colocações acima. Uma das resposta do Leonardo nos faz refletir sobre um “mundo” que é muito diferente do nosso, e que muitas vezes pensamos que não existe, e pode acontecer de nós, nos “esbarrar ”com situações assim colocada pelo Leo (de pessoas que não tem acesso a nenhum tipo de tecnologia, alem de apenas livros impressos). Para essas pessoas um livro deve ser bem estimulante...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 2 março 2011, 19:43

Olá José! Tudo bem sim obrigada! O meu post aqui não se trata somente de dúvida, faz parte da minha resposta nesse país democrático. Pois a principio não me pareceu claro o que foi pedido, agora compreendi. Obrigada pela sua atenção.

abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 1 março 2011, 23:47

3-Diante da pergunta feita a Claudia com muita precisão, respondo:

Que a clareza textual é tudo para o aluno compreender a aula com material impresso.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 1 março 2011, 23:45

2 Depois você coloca

Claudia e Eliane, Lembrem-se que estamos discutindo somente atividades no material didático impresso sem a dependencia de um tutor, ok?

Só que; na fagulha cita ação do professor.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 1 março 2011, 23:44

1 Se eu fosse o aluno faria o que?

Eu como aluna protesto! (protesto= motivo)

Leonardo, você perguntou para Claudia ferraz
Como fazer o aluno se sentir parte do corpo através de uma atividade em um livro e sem o professor ao lado?

Essa pergunta é clara objetiva e fácil de entender quando se trata de material impresso, e é bem diferente da fagulha do fórum aqui apresentado, pois a fagulha não parece levar em consideração somente o material impresso.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Se eu fosse o aluno, faria o quê? -> Se eu fosse um ALUNO, faria o quê? -> Re: Se eu fosse um ALUNO, faria o quê?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 1 março 2011, 19:30

Olá colegas e tutor!

Falta de organização clareza e objetivos da aula são desanimador. Mas, o que desanima mais o aluno, é uma avaliação sem coerência e um professor inflexível que não aceita idéias e opiniões diferentes. Se a aula é oposta a essa situação a aula se torna maravilhosa, prazerosa e principalmente rica de informações.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Dúvidas sobre a etapa 2? Clique aqui! -> Re: Dúvidas sobre a etapa 2? Clique aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 27 fevereiro 2011, 13:58

Olá! Devo mandar a tarefa cinema moodle em PDF ou WORD?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Dúvidas sobre a etapa 2? Clique aqui! -> Re: Dúvidas sobre a etapa 2? Clique aqui!
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 23 fevereiro 2011, 19:28

Leonardo, na atividade cinema moodle pode excluir palavras que achamos não ser necessário ou temos que manter as 402 palavras?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 22 fevereiro 2011, 20:09

Para o autor desenvolver as cenas do filme ele precisa de meta, objetivo e estratégia, e para essas três ações, ele deve desenvolver o roteiro escrito para ser impresso para seus autores.
Para isso, deverá apresentar meios e técnicas para que ocorra o uso adequado da língua dentro do objetivo pretendido.
Com tutores de EAD não é diferente. Pois, isso significa levar em consideração os cincos elementos do texto. Nesse ultimo caso a “preocupação maior” deve ser com o aluno.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 20 fevereiro 2011, 22:33

A multiplicidade de conexões das cenas do filme, nos leva a eficacia da linguagem escrita.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 19 fevereiro 2011, 20:11

Claudia Ferraz,

Concordo plenamente que, se tratando ou Fazendo uma analogia com o material didático deve ser muito claro para não gerar dúvidas.A discrepância, muitas vezes enriquece o conteúdo passando do modo linear para o espiral, e é ai que entra visões diferentes sobre o mesmo assunto, como em um bom debate.


Abraço.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sábado, 19 fevereiro 2011, 16:04

Tutor e colegas!

A discrepância nesse caso nos leva a ter mais atenção e a observar melhor o que realmente acontece na cena do filme. Não generalizando, mas, normalmente a discrepância acontece quando não gostamos do filme ou então quando pré estabelecemos o que vai acontecer depois.

Em resumo: Falta de atenção

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 18 fevereiro 2011, 21:47

autodefesa pode ser ambíguo, porém cabivel em todas as cenas do filme.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 18 fevereiro 2011, 21:31

rsrs, Leonardo realmente você tem razão, não levei em conta o objetivo da aula, me empolguei!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 17 fevereiro 2011, 21:04

Carla Oliveira, Concordo contigo, Realmente Baurne é racional quando pede para Marie ir para a cabana e esperá-lo lá! Se acaso o plano de se jogar do carro depois da ponte desse certo, mas, não aconteceu como ele esperava, pois, Marie também é racional quando fala:
___Desse jeito isso nunca vai acabar!
Ele responde:
___Não temos escolha!
Ela então diz:
___você tem sim!.
É como se ela pensasse ou pedisse para ele jogar o carro no rio.

abçs.Eliane
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 17 fevereiro 2011, 20:24

Leonardo, Baurne acorda, Marie acorda logo depois com um olhar de preocupação, Baurne diz que esta bem e que é só uma dor de cabeça, ela coloca a mão na testa dele e diz que ele esta com febre, então ela atenciosamente molha um pano e coloca sobre ele.
Enquanto Baurne faz cuper na praia Marie folheia em um monte de papeis, informações ligadas a ele, isso é a atenção dela naquele momento, esta voltada somente para a vida dele.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 17 fevereiro 2011, 19:58

Leonardo, quais dos termos acima você se refere?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 fevereiro 2011, 20:55

Exato Shelley, obrigada!
abçs

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 16 fevereiro 2011, 20:52

Olá Shelley!

Réplica do seu comentario:

Não é somente esse tipo de autodefesa que estou me referindo, autodefesa em todos os sentidos; isso é, estou substituindo expressões por uma só palavra sem alterar o sentido.

abçs,

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 15 fevereiro 2011, 22:08

Leonardo,

Concordo com o Dan e Raquel que Marie era atenciosa; porque demonstrava preocupação com a saúde de Baurne. Curiosa; no sentido de fazer seleção visual de pontos importantes nos papeis que ela olhava. Excelente motorista; porque era rápida e precisa.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 15 fevereiro 2011, 19:58

Réplica:

Concordo com o Dan e Raquel a respeito de Marie. Porem havia por de trás de tudo um grande interesse de saber do passado de Baurne, não sei se por boa ou má causa.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FORUM - Qual é a identidade de Bourne? -> Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne? -> Re: Clique aqui e participe do fórum: Qual é a identidade do Bourne?
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 15 fevereiro 2011, 19:40

Baurne

Autodefesa

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
Fórum livre -> Blog interativo (exercendo a cidadania no ciberespaço)
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 9 fevereiro 2011, 20:02


Estou procurando voluntários para ser autor no blog exercendo a cidadania no ciberespaço, você poderá postar o que quiser desde que contribua com algo positivo para a sociedade, ou, anexar copias de textos vídeos imagem desde que tenha o endereço da fonte de origem para ser consultado, para que não seja caracterizado como plagio, (nesse caso você será autor do espaço e não do texto copiado e anexado). O blog permite colocar até 100 autores, imagine o quanto isso pode ajudar os internautas... Para receber o convite e ter acesso para postar eu preciso de seu endereço de email, ou então envie email para edukares2008@hotmail.com dizendo que quer contribuir. http://cidadaniaaqui.blogspot.com/p/o-amor-constroi.html


Obrigada Beijinhos Eliane



Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quarta, 9 fevereiro 2011, 00:44

Leonardo, quando citei figuras de imagem no texto acima, pensei em algo que pudessem ser impresso pelo aluno, não sabia que nessa aula não podia pensar em tecnologia, diante dos comentários dos outros colegas. Será que somente eu estava equivocada? Mas agora estou tentando imaginar se nesses novos tempos é possível viver como nos tempos passados EAD sem tecnologia sabendo das possibilidades de uso! (Apesar de saber que existem até hoje EAD que não tem acesso a essa tecnologia de hoje) É bem complicado né! Gostei do seu desafio...

Obrigada

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 8 fevereiro 2011, 18:53

Leonardo, como assim não ha alunos em conjunto.Não entendi.Coloquei gupo EAD como o nosso.
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - terça, 8 fevereiro 2011, 10:31

Oi Leonardo, eu também não consigo abrir a aula 3 e 4, esta sendo enviado mensagem de erro.Não precisa me responder, sei que esta verificando pelo que o Dan falou, é só para ficar ciente.

Obrigada

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 7 fevereiro 2011, 21:46

Atendendo a pedidos:

Paródia (Atirei o pau no gato) Vamos brincar com as consoantes


Vamos brincar com as consoante tes

Que é muito to

Interessante te

As consoante te, não é vogal au au

Não entra o A, não entra E, não entra o I, não

entra o O e nem o U u u



2º parte Opcional:

Hoje eu vi uma consoante te, dando a mão ão ão para
a outra tra tra

A professora Ra logo viu viu viu, ela chamou, ela chamou, ela chamou de encontro consonantal tal tal


É isso ai! agora é só cifrar e cantar com as crianças.
Eliane Nogueira

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - segunda, 7 fevereiro 2011, 21:35

Olá pessoal! Reformulando a estratégia da Hena
Hena usou estratégia da curiosidade para aguçar o interesse do aluno, depois comentários com todo o grupo. Em um grupo de EAD, poderia utilizar-se de figuras de imagens utilizando a caixa e os objetos da suposta caixa. Os alunos poderiam comentar sobre o que quer dizer cada imagem, postando no fórum. Depois o tutor concluía a aula mostrando seu objetivo, e comentando se os alunos atenderam ou não a expectativa esperada por ele.

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 6 fevereiro 2011, 16:02

Leonardo!


Como réplica, escolho a aula da Hena Levi, readaptava, para as crianças da Ed. Infantil e fundamental I a caixa chamativa chamaria de caixa do tesouro, colocaria objetos de forma a contar montando uma história, com vários objetos dentro dela, conforma contava a história iria tirando o objeto um a um, depois pediria para que eles escrevessem a história com suas próprias palavras, esse se tornaria o material impresso. O que vocês acham da idéia? Pode ser Leonardo?


Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 6 fevereiro 2011, 01:39

Olá Chistiam! Que bom que esta nesse grupo! Obrigada pela dica! vou verificar.
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 6 fevereiro 2011, 01:33

Patrícia, Miriam, Claudia e Dan, Que bom que acharam interessante essa aula, de fato a música e quaisquer instrumentos musicais chamam muita atenção das crianças e jovens. Acho importante que, quem tem habilidades com música deve tirar proveito em sala de aula, pois, como disse a Miriam; essa estratégia, a música e os instrumentos musicais, têm ficado muito de lado, é preciso resgatar tudo isso.
Dan Tenho certeza que irá aprender sim, pela internet é um método muito bom.
Patrícia e Cláudia! Vão em frente que não vão se arrepender! Patrícia Se quiser te passo a paródia que fiz.
Abraços a todos
Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - domingo, 6 fevereiro 2011, 01:04

Olá Vilma! Eu também fico muito feliz de ve-la por aqui.

Bejos, Eliane

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 4 fevereiro 2011, 20:21

Ok Leonardo obrigada!

Mas eu sempre usei o Mozilla Farifox, inclusível nas disciplinas anteriores.

abraços

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - sexta, 4 fevereiro 2011, 14:51

Olá Leonardo! Porque a caixa de texto do fórum não aparecem mais os links de formatação? Também não marca a quantidade de palavras. Nas outras disciplinas que fiz aqui, tinham caixa de formatação, dessa vez não esta me dando essa opção. Você conhece o motivo?
Obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 fevereiro 2011, 23:42

Leonardo, Tentei novamente abrir a aula 2 e dessa vez deu certo, obrigada!
 
Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 fevereiro 2011, 23:34

Olá caros colegas! Muito prazer em revê-los, um abraço a todos.Obrigada Leonardo!



Bom para começar nossa aula: Lembro-me certa vez eu estava trabalhando com alunos da 1º serie no reforço escolar fora do horário de aula normal, eles estavam tendo muitas dificuldades de aprender a diferença entre vogal e consoante já estávamos quase no final do ano e eles ainda não sabiam diferenciar um do outro. Então tive uma idéia fiz uma paródia da música “atirei o pau no gato” cifrei, levei o violão e cantamos muito na sala de aula, naquele mesmo dia eles aprenderam e nunca mais esqueceram, foi muito bom, desse dia em diante sempre quando posso, uso o violão para ensinar no ensino fundamental I, mesmo nas aulas mais complexas para os alunos...

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 fevereiro 2011, 20:35

Leonardo! quando tento abrir a aula 2, não aparece nada, somente uma tela escura, isso faz parte da aula? rsrs Ou ainda não esta disponível?

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS -> Re: Clique aqui para tirar suas DÚVIDAS
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 fevereiro 2011, 19:24

Olá Leonardo os relatos é para ser colocado no fórum Estratégias de Ensino ou é um trabalho para ser enviado em PDF?
Obrigada!

Imagem de Eliane Nogueira Pereira [APise210]
FÓRUM - ESTRATÉGIAS DE ENSINO -> Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino -> Re: Clique aqui para participar do Fórum Estratégias de Ensino
por Eliane Nogueira Pereira [APise210] - quinta, 3 fevereiro 2011, 19:14

Olá Leonardo! Olá José Alencar! Prazer em “conhece-los”! De volta das férias, nem sei por onde começar..., mas vamos lá! Tudo de bom pra nos!
Eliane