Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

7 de out. de 2011

Ambientes virtuais e mídias de comunicação - Texto 3






Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 3


Aluna: Eliane Nogueira Pereira

Pólo: Itapecerica da serra



Design, interface nas atividades e tarefas

Que os meios digitais devem possuir uma ótima interface e design para aguçar a curiosidade e interesse do aluno é fato. O conteúdo de um programa ou ferramenta digital é muito importante na atualidade, no entanto, nos dias atuais, temos que ter maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, para nortear projetos e planos de aula envolvendo as TCS. E é pensando nessa Epistemologia que faremos essa atividade.



Conteúdo:



·         Vídeo 1 - Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação Clique aqui ou http://www.youtube.com/watch?v=hFFhtodEVjs&feature=related  





Fagulha: - Cortella diz; que a tecnologia é ferramenta. (e vai mais fundo dizendo), Eu não tenho uma escada para ficar parado nela, ela serve para ir a algum lugar. Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. As pessoas ficam aprisionadas pela questão da tecnologia. É possível dar uma boa aula sem o uso da tecnologia? Sem dúvida nenhuma. É possível dar uma aula melhor ainda com o uso da tecnologia? Sem dúvida. Só que eu preciso saber dar aula. (CORTELLA, 1995). Você irá realizar a tarefa abaixo, pensando no que diz Cortella a respeito da tecnologia, mais precisamente em design, interface para a criação de atividades inovadoras, criativas e que sejam realmente pertinentes para o aluno que ira participar de sua aula.

 (CORTELLA. Mario, Sergio. Pg.35, 1995).

Tarefa

Para a realização dessa tarefa primeiramente você deverá ler o texto da aula 1,  e assistir o vídeo 2 (Interface interativa em EAD) esse vídeo poderá te ajudar em alguma idéia, lembrando que, sua idéia poderá sim ou não ter relação com o conteúdo do vídeo. Depois:

Crie uma atividade de aprendizagem interativas voltados para alunos EAD, usando um dos elementos mostrado no vídeo 2 (Interface interativa em EAD). Na sua atividade deve conter:

·         Justificativa
·         Objetivo
·         Estratégias
·         Conclusão

Para essa tarefa use no máximo 3 paginas, letra TNR 12, espaço 1.5, margens 2 cm e enviado em formato pdf.




Fórum:

Depois de assistir o vídeo 1 (Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação) e com apoio do texto 1,  participem desse fórum respondendo a seguinte questão:

Pedagogicamente falando: que características a interface e o design devem ter, para que o aluno tenha uma participação ativa em um curso EAD? E Como deve ser o processo de ensino-aprendizagem voltado nos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação para que seja de fato pertinente no processo de ensino/aprendizagem?


Chat:

Qual a sua opinião como aluno/usuário sobre o ambiente virtual de aprendizagem no quesito identidade visual do design de tarefas e atividades? Alem de responder essa pergunta você também poderá levantar outras questão inerente ao assunto.


 Mídia: Vídeos do you tube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser copiar trechos dos textos, cite o nome da autora.

(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.