Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

25 de set. de 2011

Ambientes virtuais e mídias de comunicação-Texto 2


1.     Avaliação da interface: Site, Clube do Professor
Segundo a preposição de Manuel Castells (2003), “a comunicação digital deve constituir de três elementos básicos: navegabilidades, objetividades e visibilidades”. È partindo desse principio que de modo um tanto sucinto, analiso a interface do site, Clube do Professor.

2     . Organização da informação proximidade e afastamento

Figura 1.2  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
Essa interface logo de imediato chama a atenção pelo tema (Clube do Professore), pois, trata-se de um convite em apenas três palavras e tem como objetivo, criar espaço educacional na Internet brasileira, onde professores e estudantes desse ramo posam trocar experiências, informações sobre: eventos, cursos, assuntos educacionais e novidades envolvendo essa classe.
Figura 1.3  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
O site Clube do Professor possui um conjunto de informação ligado ao nome do site e todos os conteúdos são voltados para educação. Itens e informações que não estão relacionados encontram-se em caixa diferentes, próximas a outras caixas com objetivos também relacionados, como por exemplo, os temas transversais.
A organização da caixa de recursos educacionais encontra-se em forma de lista, com um tema abaixo do outro o que facilita a procura desejada.
Figura 1.4  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
As caixas de textos são separadas por cores como, verde claro, para propagandas pertinentes ao assunto, branco para jogos e atividades, preto que direciona a outras pesquisas e azul para a lista dos principais conteúdos do site.

2.1 Informações da organização e contraste
O contraste do site Clube do Professor se destaca mais pela as figuras de imagem da informação, uma das desvantagens é que, a fonte de tamanhos das palavras principais não são tão diferenciada e sim parecida no tamanho com exceção a parte de marketing.

2.2 Equilíbrios simétricos e assimétricos
Os elementos da pagina do site, são devidamente alinhadas oferecendo assim uma ligação visual com outros elementos da pagina. A simetria do design desse site, com certeza pode provocar no estudante interesse para pesquisa, pois, não existe texto centralizado permitindo o estudante uma visualização ampla do espaço do site, quando existe texto muito grande na pagina principal, pode acontecer do estudante muitas vezes se prende no texto deixando de perceber outras riquezas de detalhes, ou então desanimar por causa do tamanho do texto. No entanto a tendência é de quando o estudante se cansar da leitura a tendência é fechar o site sem mesmo ter explorando outros locais do mesmo site.
2.3 Simplicidades: A meta do projeto da pagina
A página principal do site Clube do Professor não é uma pagina simples, o tema e a meta é oferecer outras pesquisas co relacionadas, porém, permite visualizar outros portais com outras interfaces simples como, por exemplo, o link (portal educacional), hospedada na pagina do site, nele você encontra uma lista separada em duas colunas que te leva em outros portais de seu interesse. 
O que é de mais interessante no site, é que nele não existe excesso de “lixo amadorístico” (apenas um) que chama a atenção para o envio de e-mail e esse se encontra de forma bem discreta ao final da interface da página.

2.4 Eficiência
O site Clube do Professor é eficiente ao tema proposto, apesar de não ser um tema de pagina principal simples, você pode ser direcionado aos seus interesses para outros portais de dawlord rápido. Uma das eficiências da pagina principal esta nesta caixa representada abaixo, o qual oferece pesquisa na web, idioma (o que é muito importante!). Repare que na faixa preta, destacam-se por palavras em branco, fóruns, grupo de pesquisa, listas, teorias, instituições, associações e portais educacionais, com esses grupos de palavras lado a lado, facilita o retorno e a procura.
Figura 1.5  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
2.5 Usos de padrões: redução de custo cognitivo
Este site possui os padrões mais comuns encontrados em um site que é o tema e a caixa de pesquisa do próprio site ou web, histórico, favoritos e email. A interface do site não é mudada para que o usuário não se perca no que já esta acostumada reduzindo os custos cognitivos.

2.6 Navegação
A navegação deve ajudar os usuários a responder às três perguntas fundamentais: Onde estou? Onde estive? Aonde posso ir? Acredito que esse site nos da essa possibilidade.
3.    Outros requisitos
O portal Clube do Professor oferece cadastro para que os professores ou estudantes possam se associar e interagir com os objetivos do site e não pede documentos pessoais como RG e CPF, o que é uma questão de segurança para os associados. O mesmo ensina o usuário que não possui e-mail a fazer um email oferecendo direcionamento.
Ao fazer o cadastro o usuário tem a opção de colocar ou não o endereço pessoal O site também disponibiliza um link (colaborador@clubedoprofessor.com.br), para quem deseja ser um colaborador do site, o legal é que a colaboração não é feita com doações de dinheiro e sim a cooperação de outras idéias e criatividade dos associados.
Na interface principal, outros pequenos quadros de interface oferecem recursos para feira de ciências, atividades  de jogos educativos, temas transversais, projetos, recursos educacionais, recursos diversos, invente aqui, conteúdos digitais  etc. No entanto  é um  briefing para HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) das TICs que esta de acordo com o público alvo.
Figura 1.6  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)
Uma das coisas que Não gostei encontra-se, no layout desse site, veja na imagem abaixo que o espaço em brando encontra-se na lateral esquerda, acredito que um layout nas duas laterais iria ficar mais interessante com relação à estética de design e conforto visual.
Figura 1.7  Homepage do site: Clube do professor (1997-2010)



Referências

Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, Os negócios e a sociedade. Ria de Janeiro, Jorge, Zahar Editora.
Site, Clube dos Professores, disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/, acessado 23/04/11


Ambientes virtuais e mídias de comunicação-Texto 1

Qual a importância do design didático hoje no ensino?


Introdução
Levando-se em consideração que a sociedade almeja uma escola comprometida com a busca de uma sociedade justa, capaz de desenvolver nos jovens habilidades, conhecimentos e atitudes funcionais ao mundo do trabalho, da produção, e ao desenvolvimento econômico, buscando uma educação de qualidade, com vista à construção coletiva e o reconhecimento da importância da EAD. Vemos-nos diante da necessidade de tirar as ideias criativas do papel ou do pensamento e colocá-los em prática para que haja de fato a inovação na educação. Uma das maneiras de concretizar essa ação pode ser definida ou encontrada em designer didático e já que estamos na era da informática, a qual nos oferece milhares de caminhos como imagem, áudio, cores..., temos mesmo é que trabalhar para por em pratica a criatividade buscando como uma das fontes o design didático.


Desenvolvimento

Para uma boa idéia em designer didático é preciso duas concepções básicas:
·         Criatividade 
·         Indagação
 A criatividade por uma questão de lógica deve fazer parte da vida de todo educador, pois, ser educador, exige ser criativo e ser criativo pode fazer muita diferença não somente na escola, mas, no mundo. Ser criativo é permiti-se crescer como pessoa e como profissional e a indagação nos leva a uma sucessão de fatos nas quais, encontramos efeito, problemas e soluções.  
É evidente e não há como evitar que a globalização influencie e modifique os planos culturais do Brasil e do mundo, Contudo, temos observado que, o que acontece fora da escola, ainda não pertence ao mundo da escola, apesar dos esforços de alguns professores, dos novos currículos, dos novos livros e dos materiais pedagógicos inovadores, ainda há uma distancia muito grande entre a realidade da escola e ao mundo das tecnologias isso normalmente ocorre pelo medo de arriscar.
Ken Robinson em suas palestras sobre criatividade comenta que, precisamos perder o medo de arriscar, pensando apenas no erro.  Precisamos um pouco da pureza dos pequeninos a fim de nos libertarmos de nossas ''prepotências’’, com certeza a observação do comportamento delas tem muito a nos ensinar.
Nas sociedades, industrializadas, a crise generaliza-se a todos os setores da sociedade e a educação sofre como nunca a pressão da mudança profunda e em alguns casos permanente. No mundo tecnológico atual, temos como novidade a ser aperfeiçoada a educação a distancia concretizadas através da TICS, isso explica o porquê é tão importância discutir essas abordagens,

A inovação é, pois, uma mudança deliberada e conscientemente assumida, visando uma melhoria da ação educativa através da pesquisa, da ação para transformação. Não aceitar o mundo como imutável é o primeiro passo e desafio de alguém que quer exercer um trabalho de transformação”. 
 (FREIRE, Paulo, BETTO, Frei... 1994 pg. 16).

Todo educador consciente sabe que a globalização, automaticamente modifica as fontes de conhecimento e exige maior entendimento tanto tecnológico como cientifico, e o caminho mais curto para o ajuste técnico/cientifico no meio educacional é a conscientização do que é ser de fato educador no mundo moderno e ser educador no mundo moderno é também reconhecer a importância do design didático como inovação e criatividade que seja capaz de modificar os meios.






Conclusões
           O design didático é importante por ser capaz de nos oferece a partir da nossa intencionalidade o desejo de desenvolver nos ambientes educacionais, aulas que sejam de fato funcionais, e de modo a identificar estratégia de aprendizagem e programar-la dinamicamente nesses ambientes.
            O professor que busca modificar seu ato pedagógico, quando percebe que esta sendo “inconveniente” o seu método de ensino e que não há possibilidade de transformar com liderança e obter resultados satisfatórios,  podem buscar através do design didático, da criatividade a inovação, porque “Quem forma se re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. FREIRE. Paulo.
          O designer didático esta no centro das ciências humanas, ciência da informática e ciência da administração, sendo assim, é possível que cada educador, cada aluno, na escola presencial ou EAD, descubra formas de investir nos projetos de criatividade e inovação.  É preciso encontrar através do indagar, uma forma de construir planos e projetos pedagógicos, que expresse e de importância as novas tecnologias no sentido geral e o designer didático é um desses caminhos.


Referências:


FREIRE, Paulo. (Pedagogia da autonomia pág. 23)

FREIRE, Paulo, BETTO, Frei... 1994 pg. 1.

24 de set. de 2011

Produção de material didático impresso

Tema: Atividade interdisciplinar no ensino fundamental I: quais as possibilidades em uma aula?

Público alvo: Alunos do curso de Pedagogia e Normal superior

Meta: Mostrar que é possivel fazer o uso de mais de uma  disciplina simultaneamente  em uma única atividade no ensino fundamental I em material impresso.


Objetivo: Fazer com que os alunos do curso de pedagogia e normail superior:

  • Entendam que é possivel trabalhar  aividades para seus alunos, de forma interdisciplinares mesmo que esse seja em material impresso.

  • Defina a importancia de trabalhar, atividades que possam fazer o aluno do ensino fundamental I; relacionar,  interpretar dados, ideias e  informações representados de diferentes forma para tomar decisões e infrentar situações problemas da vida real.



Vamos saber um pouco mais:




Interdisciplinaridade

Visando a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas reivindicavam um ensino mais sintonizado com as questões de ordem social, política e econômica da época.
A interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber.
No Brasil, a mesma chegou ao final da década de 60, exercendo influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/91. Desde então, sua presença é marcante no cenário educacional brasileiro, principalmente com a nova LDB, nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998).
A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as barreiras das disciplinas, mas para isso, integrar conteúdos não é suficiente. É preciso ter uma atitude e postura interdisciplinar; uma atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento.
A metodologia do trabalho interdisciplinar implica em integração de conteúdos, passa de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento, superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
A interdisciplinaridade pressupõe uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante, onde o conhecimento individual anula-se frente ao saber universal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA - BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação, Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Brasília: Ministério da Fazenda, 2002.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, 4ª Ed. Campinas: Papirus, 1994





Para que você possa entender melhor a meta dessa atividade, veja no exemplo abaixo, uma atividade elaborada pela professora Eliane Nogueira Pereira,  para os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamentel I, e vejam como é possivel realizar uma atividade interdisciplinar  em material impresso para EAD ou presencial.



Tema: corrida de São Silvestre


Meta: Fazer com que o aluno perceba que é importante saber relacionar,  interpretar dados, ideias e  informações representados de diferentes forma para tomar decisões e enfrentar situações problemas


Público alvo: alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I.


Objetivo:  Analizar a aprendizagem do aluno no campo aditivo em situações problemas, e no campo geografico, ambos representados por mapas e texto informativo.



Leia o texto a seguir.



Corrida de são silvestre
Figura tirada do: http://www.google.com.br/imgres

Como você sabe, todo ano, no dia 31 de dezembro, acontece já a tradicional corrida de são silvestre. O percurso, de 15 quilômetros, se inicia e ensserra  na Avenida Paulista.
Tudo começou quando o jornalista Casper Libero, em 1924, assistiu em Paris a uma corrida noturna em que os competidores carregavam tochas durante o trajeto. Teve então a ideia de promover esse tipo de prova em São Paulo, e a meia noite de 31 de dezembro de 1924 foi disputada a primeira corrida de são Silvestre, homenageando o santo do dia. Essa prova já se repete a quase 8 decadas. 

Agora, observe o mapa abaixo, o percurso e a trajetoria dos participante da corrida de São Silvestre. Depois faça a atividade a seguir.
Figura retirada do: 
http://www.google.com.br/imgres?q=mapa+do+percurso+da+corrida+de+s%C3%A3o+silvestre&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=kQc&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1295&bih=550&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=-vDOGhYzBw4k1M:&imgrefurl=http://www1.folha.uol.com.br/esporte/849356-conheca-o-percurso-da-corrida-de-sao-silvestre-em-video-feito-apos-14-mil-fotos.shtml&docid=S4FQULJ1Ez27mM&w=635&h=746&ei=cmR-TvT9Bs3PgAehkdxf&zoom=1&iact=hc&vpx=183&vpy=243&dur=145&hovh=243&hovw=207&tx=132&ty=206&page=2&tbnh=155&tbnw=132&start=21&ndsp=11&ved=1t:429,r:0,s:21


Atividade 1

A - As bolinhas vermelhas indicada no mapa representam os quilômetros de distância entre um lugar e outro. De uma bolinha a outra equivale a 1 quilômetro.  Observe que nesse mapa, o ponto de partida da corrida de São Silvestre, começa próximo ao túnel da Avenida Paulista, e termina no mesmo lugar. Quantos km são percorridos considerando o inicio da Avenida Paulista (visualizando da direita para esquerda), até o túnel próximo a Avenida Ipiranga?

R= _____________________________________________


B – O trajeto da corrida de São Silvestre passa por quantos bairros, e quais?

R= ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C – A Avenida Duque de Caxias é a travessa de uma Avenida a outra. Quais são elas?

R= _____________________________________________________________________________________


D- Os competidores da Corrida de são Silvestre percorrem Quantos quilômetros em todo percurso?

R = _____________________________


E – Avenida 23 de maio de acordo com o mapa  passa por qual bairro?

R = ____________________________



F - Como poderíamos diminuir o trajeto da corrida “cortando” aproximadamente 5 quilômetros e meio  o trajeto do caminho?

R=____________________________________________________________________________________


G – Sabemos que a corrida de São Silvestre acontece na cidade de São Paulo. Como essa tradição paulista chegou a São Paulo? Descreva em poucas palavras.

R = ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 





Resposta comentada:

Professores percebam que:
A situação descrita sobre a resposta comentada  abaixo, já era esperada pela professora Eliane  ou seja, a atividade foi planejada para que acontecesse dessa forma,  portanto, a situação é proposital para que a meta da atividade seja atingida.

Na questão A; o aluno pode responder que o percurso é de; 2 km,  ao invés de 3 Km, que é a resposta correta. Isso porque ele pode ter como referência o ponto de largada representada pelo numero 1, e não o começo da Avenida Paulista como sugere a questão.Pode acontecer também de os alunos colocarem 1 Km  como resposta, isso porque  alguns alunos podem não saber definir  que lado fica o lado direito e esquerdo.

Na questão B; o aluno pode pensar que o minhocão também é um Bairro e incluir na resposta, alem de não citar o bairro Patriarca e Sé, pois, ambos aparecem como praça, e podem não fazer relação praça/bairro. No entanto a resposta correta é;  7 bairros: Bela Vista,  Jardins, Liberdade, Higienópolis, Sé, Republica e Patriarca. 

Na questão C; o aluno poderá responder que as duas Avenidas que liga Duque de Caxias, são a Avenida. São João e a Avenida Ipiranga, só pelo fato de o mapa não apontar uma linha preta que liga a Avenida São João com a Avenida  Rio Branco. No entanto a resposta correta é;  Avenida São João e Avenida Rio Branco.

Na questão D; O aluno pode responder que o percurso total da corrida é de14 km, e não 15 km, pelo fato de ser o final da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio para quem pretende chegar a Avenida Paulista.

Na questão E; o aluno pode pensar que o bairro liberdade trata-se de uma cidade e provavelmente ele ira perguntar ao professor. A Avenida 23 de maio fica no bairro Liberdade.


Na questão F; o aluno pode responder que os participantes da corrida devem chegar até a praça d. Ernesto de Paula na Avenida Pacaembu. Isso porque ele pode contar o local da largada indicada pelo numero 1 até 6, que da 5 Km, e a resposta correta é cortar caminho pela Avenida Duque de Caxias, pode diminuir pouco mais de 5Km de distancia, (a resposta não pode ser exata porque o mapa não mostra quantos quilômetros tem a avenida Duque de Caxias).

A questão G; obriga o aluno a refletir através da releitura (enfatizando essa informação que trata da tradição paulista que é a corrida de São Silvestre).




Voltando ao nosso propósito; responda a questão abaixo:



1 - Quais disciplinas são possíveis de ser usada nessa atividade acima elaborada pela professora Eliane Nogueira? De um exemplo para cada disciplina que você indicar, contando de que forma poderá ser usada (resposta pessoal).




2 – Para você; qual foi a intenção da professora Eliane ao elaborar a atividade?




Resposta comentada da questão 1

Apesar de a resposta ser de modo pessoal. É bem possível que os alunos de pedagogia e normal superior respondam que, as disciplinas que podem ser usadas na atividade acima (corrida de São Silvestre) sejam somente, Geografia e matemática, por falar de números, quilômetros, bairros e avenidas.
O desafio é mostrar que, é possível também encaixar nessa atividade, História, português, artes e educação física.
  • Em português pode ser trabalhados, por exemplo, Nomes próprios e abreviações.
  • Em História, é possível trabalhar as tradições paulistas, parte da historia da cidade de São Paulo.
  • Em artes, considerando que cinema também é arte, que envolve imagem, som, cores, (...) você pode relacionar o jornalista Casper Líbero a rádio Gazeta, pode comentar com os alunos que na rua da consolação,  fica o Cine Belas Artes, que em várias oportunidades, na Praça Marechal Deodoro, os grandes ídolos do Cine Belas artes passaram por ali. Uma rica lembrança do final dos anos 60. Alem de pedir para que os alunos façam desenhos relacionados ao conteúdo que pode ser abstrato ou não.
  • Em educação física, o professor pode falar (entre outras coisas) do ato de correr, quais os benefícios e malefícios.



Resposta comentada da questão 2:

A intenção da professora é atingir a meta e o objetivo apresentada antes de iniciar a atividade.
Meta: Mostrar que é possivel fazer o uso de mais de uma  disciplina simultaneamente  em uma única atividade no ensino fundamental I em material impresso.

Essa resposta faz com que os estudantes de Pedagogia e Normal superior, entendam que o objetivo dessa atividade é também atingir a meta e o objetivo, para que ele mesmo possa definir como deve nortear[i] seu trabalho quando estiver atuando como professor.





 Autora das atividades: Eliane Nogueira Pereira

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 1

O ambiente interativo de aprendizagem e as relações interpessoais

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/285/moddata/assignment/2195/4156/tarefa_4_Eliane_Nogueira_Pereira.pdf?forcedownload=1

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 2

Paineis de ações do tutor no ambiente iterativo de aprendizagem:

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/285/moddata/assignment/2193/4156/tarefa_3_eliane_Nogueira_Pereira.pdf?forcedownload=1

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 3

Interatividade, tutoria e as relações interpessoais no ambiente de aprendi
http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/285/moddata/assignment/2191/4156/tarefa_2ElianeNogueiraPereira.pdf?forcedownload=1

17 de set. de 2011

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 4

Painel de Ações do Tutor num ambiente Interativo de Aprendizagem




             A nova tecnologia no ambiente educacional vem a cada dia ganhando mais  espaço nas escolas,  uma das grandes novidades nesses últimos tempos são os cursos educacionais feitos através da internet, mais conhecido como curso EAD (Educação a Distancia).  Apesar desse novo método de ensino apresentar significativamente como sendo um bom método no processo educativo, ainda há uma enorme discussão em torno desse assunto, principalmente a respeito das ações do tutor nesse ambiente de aprendizagem, das relações interpessoais e construção da autonomia do aluno. Na concepção de cada agente desse processo educativo, o que pode mudar nessas ações num ambiente interativo de aprendizagem, são as formas apresentadas de conceitos, de como se da esse processo, até que seja consolidada uma estrutura realmente adequada e eficaz para esse novo métodos de ensino.  Ainda assim, por se tratar de um processo continuo e que esta em constante transformação,  os conceitos em torno desse assunto  talvez nunca seja único, isso é, pode haver sempre uma nova discussão em torno desse assunto, obviamente haverá sempre perguntas pertinentes a serem respondidas.
            Apesar de não haver uma definição exata para que tutores norteiem a interatividade e o processo de ensino aprendizagem nesse ambiente, as ações que o tutor deve cumprir primeiramente, estão nos princípios básicos da educação, ter conhecimento da lei a respeito da a educação a distancia, programas e ações da Seed, a LDB (Leis de diretrizes e base) e os referenciais do MEC.
            Um dos grandes desafios não só na EAD mais em qualquer modalidade de ensino, é que tutores e professores de fato, constitua por meio da proposta pedagógica, espaço e tempo, para que o aluno tenha realmente uma aula motivadora interagindo ações que leva necessariamente ao crescimento individual e coletivo. Um ambiente onde as formas de expressão ocupam lugares de privilegio no contexto pedagógico. Segundo Myrtes. Alonso e Sonia Algretti (2003), O fato de as relações aluno-professor serem mediatizadas pelos recursos tecnológicos, (...) não significa eliminar ou subestimar a interação pedagógica, mas, condicioná-la a um novo tipo de ambiente; e são os cuidados que se tem com esses dois elementos, interação e ambiente, que definem a qualidade da Educação à distância.
            Para concluir; a reflexão é um fator fundamental não só para os tutores, mas para todos os envolvidos no processo educacional e tudo que se refere o presente contexto aqui apresentado, pois, tal processo permite o movimento da busca, da interrogação, da indagação, para uma compreensão mais apurado do assunto, através de leitura, pesquisa, busca de habilidades e competências para atualizar os conhecimentos sobre o assunto em pauta. A reflexão pode levar a eficácia e a eficácia por si só, faz com que o tutor faça um mapeamento da sua atuação em todas as situações como mediador, interlocutor e   orientador para  sistematizar e organizar o processo de ensino, promovendo consequentemente um melhor processo de ensino aprendizagem.




Referencias Bibliográficas:



ALONSO, M e ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores
a distância. In: VALENTE, J. A., PRADO, M. E. e M. E. ALMEIDA, M.E.(Org). Educação a
distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Texto base – Sistema de Tutoria de curso a Distancia. Leila Medeiros, Margarete Macedo, Sérgio Amaral  e Vera Ribeiro

Fundamentos de EaD Tarefa 4

Atividade cooperativa
Como exercer a cidadania no ciberespaço?

Integrantes da equipe:
  • Claudia Ferraz Marques da Costa
  • Eliane Nogueira Pereira
  • Rosana Silva - 


Fundamentação Teórica: 

Segundo SANTANA (2003), ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, à comunicação, à informação, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e do complexo organismo que é a coletividade, a nação e o Estado. Para que haja um bom funcionamento todos precisam dar sua parcela de contribuição.
O computador e as redes de comunicação se converteram em elementos fundamentais do processo de comunicação virtual, oferecendo ferramentas de trabalho, prestação de serviços, diversão, favorecendo relacionamentos, além de permitir acesso a um grande sistema de informações. Há várias ferramentas que viabilizam a comunicação entre as pessoas, tais como orkut, msn, twitter, facebook e muitos outros.
Estamos vivendo em um mundo conturbado em que a globalização e a internet, abriram grandes espaços para o uso adequado e inadequado dos seus seguidores. Ai encontra-se a necessidade dos professores, dos orientadores, das instituições mediarem seus alunos conscientizando-os dos direitos e dos deveres, que devem caminhar juntos na sociedade e que ser cidadão é; primeiramente estar informado dessas ações.
A internet é um meio de comunicação inclusivo, permite a expressão pública a todos os indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Por ser um meio de comunicação eficaz, que muitos têm acesso, torna-se uma excelente ferramenta para a propagação do que seja exercer a cidadania e o professor pode ser o canal para que essas ações ocorram. Sendo assim, nessa atividade o blog será um meio de interação coorporativa que subsidiara na construção dessa tarefa.

Observação: Para a realização dessa tarefa o Tutor deverá se orientar através do passo a passo, disponível no anexo.


Área de conhecimento: Interdisciplinar



Público alvo: Alunos EAD do oitavo e nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio.



Objetivo geral:
  • Essa atividade visa conscientizar não só os alunos, mas, todas as pessoas que tem acesso à internet de como podemos fazer uso de uma ferramenta como instrumento de aprendizagem de forma a lutar por nossos direitos e deveres.
  • Necessidade de ampliar o uso das ferramentas do computador e da internet, no espaço escolar, como processo de ensino aprendizagem.

Objetivo específico:
  • · Entender a iniciativa, o senso de equipe, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange a cidadania.
  • · Estimular a cooperação e colaboração.
  • · Entender a crítica como forma de conhecimento.
  • · Perceber que a construção da competência linguística e tecnológica é uma forma de vencer o preconceito em relação à capacidade discursiva do locutor.
  • · Compreender a importância de exercer a cidadania.
  • · Perceber que é possível utilizar a tecnologia para exercer a cidadania, através da web, blog, Orkut, etc.
  • · Fazer com que os alunos entendam que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema ou assunto.


Estratégia Pedagógica




Material didático:

Material didático opcional:
  • · Pesquisa via internet e outros textos que o aluno tenha acesso.


Conteúdo:
  • · Comentários do fórum e dos textos de diferentes gêneros postados no blog.
Recursos e ferramentas de interação utilizada pelo grupo
  • Computador com acesso a internet
  • Plataforma moodle
  • Fórum
  • Blog gratuito
  • Tutores de apoio

    Metodologia:
    1. Montar 11 grupos de 2 a 4 membros, de acordo com o número de alunos no grupo todo.
    2. Cada grupo de alunos ficará responsável para postar em uma página do blog. O tema escolhido pelo grupo, e orientado pelo tutor deverá ter relação com o tema principal (Exercendo a cidadania no Ciberespaço).
    3. Um dos grupos ficará responsável para personalizar a página principal do blog do jeito que acharem melhor, considerando o tema do blog em pauta, se utilizando de imagens, filmes, músicas, links, etc. Este grupo deverá acolher sugestão pertinentes e possível de se aplicar, de colegas dos outros 10 grupos.
    4. A atividade acontecerá em três etapas, cada etapa consta de uma semana com sustentação do texto base e textos complementares do material didático indicado acima. Observação: O material didático deverá estar disponível na plataforma para os alunos.



    Tarefa a ser realizada pelo grupo nas etapas (relacionadas na metodologia acima)
    1. Primeira semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: O que significa o exercer a cidadania e Como estão distribuídos os poderes no Brasil e quais são os direitos e deveres de cada cidadão nos tempos de eleição politica?
    2. Segunda semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: Como exercer a cidadania no ciberespaço e quais ferramentas, programas de software, objeto de aprendizagem, entre outros, podem ser usados para o exercício da cidadania?
    3. Terceira semana: Elaboração da atividade de texto nas páginas do blog pelos 11 grupos.


    Produto final:
    • · Um blog cooperativo onde todos podem ter acesso e fazer comentários.


    Avaliação:
    Na avaliação será observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados levando-se em conta:
    • A forma de identificar o sentido denotado de vocabulário utilizado em seguimento de um texto.
    • Coerência do tema com tema principal.
    • Participação do aluno nos quatros fóruns de discussões. (Fórum da primeira semana, fórum da segunda semana, fórum de cada grupo separado e fórum do grupo todo).
    • Elaboração do texto no blog.
    • Construção do home - página do blog .




    Conclusão
    De acordo com Referenciais de qualidade para Educação Superior a distancia, “o uso inovador da tecnologia aplicado à educação, e mais especificamente, à educação a distância deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento”.
    A sociedade almeja uma escola comprometida com a busca de uma sociedade justa, capaz de desenvolver nos jovens, habilidades, conhecimentos e atitudes funcionais ao mundo do trabalho, da produção, e do desenvolvimento econômico, buscando uma educação de qualidade, com vistas à construção coletiva.
    Este trabalho aborda como o professor reflexivo pode atuar e refletir sobre sua prática pedagógica e o trabalho coletivo. Com isso, certamente promoverá a produção de conhecimento mais útil e substanciais para a educação. Não basta que o profissional da educação seja um “reprodutor” de conhecimento é necessário ação e determinação para solucionar o problema enfrentado pela sociedade nas redes sociais de comunicação.





    Bibliografia:
    • web: http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm. Por JAIME PINSKY Historiador, doutor e livre docente pela USP e professor titular da Unicamp, é autor de vasta obra (acessado em 26/09/2010) as 7:30 h
    • Web: http://www.tre-ac.gov.br/maiscidadao/Download/cartilha.pdf . acessado em 26/09/2010 as 20:00 h
    • web:http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v11/m317144.pdf. Acessado em 26/09/2010 as 21:35 h
    • FUNDAMENTOS da educação a distância, mídias e ambientes virtuais / Fernanda C. A. Campos ... et al.?. - Juiz de Fora: Editar, 2007. 48 p. ilust. REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Brasília,
    • SANTANA, Marcos Silvio - O que é cidadania – Disponível em : www.advogado.adv. br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidadania.htm
    • BARBOSA, B. Falta de informação limita participação popular. Cidadania na Internet. Rio de Janeiro, nov. 2003. Disponível em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp
    • http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle??.pdf - acessado em 27/092010
    • http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=13 - acessado em 27/ 09/2010
    • http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0? acessado em 26/09/2010
    • http://www.youtube.com/watch?v=gnJUqYeFRpE&feature=related - acessado em, 26/09/2010
      Anexos:
      Para essa tarefa o Tutor deverá seguir os seguintes passos:
      1. Criar um blog, no blogspot ou blogger.
      2. Configurar para que somente o grupo escolar visualize o blog, até que esse seja finalizado, cabendo ao professor com autorização de todos os autores a decisão de liberar ou não para que o mundo tenha acesso.
      3. Colocar como tema na página principal do blog: (Exercendo a cidadania no ciberespaço).
      4. Escolha um modelo que mais combine com tema proposto na aula.
      5. Configurar o blog de modo que todos os alunos do grupo possam ter acesso, ser o autor e interagir. (Na configuração é possível adicionar até 100 autores)
      6. Sugestão: Pode-se disponibilizar uma “infinidade” de temas para que os alunos escolham um.
      7. O blogger, blogspot ou blog além da página principal, oferece mais dez páginas dentro do mesmo blog, sendo assim cada grupo será responsável por uma página para postar seus textos.
      8. Além dos fóruns onde serão feitos as discussões das questões propostas, o tutor devera criar mais 12 fóruns via plataforma, um para cada grupo discutirem suas ações das atividades de textos e outro para orientar, mediar e esclarecer dúvidas de todos os grupos para a realização dessa tarefa.
      9. O tutor devera disponibilizar o link do endereço do blog na plataforma moodle e nos fórum de atividades também da plataforma, para que os alunos possam ter facilidade de acesso.



      Passo a passo de como criar um blog no blogspot, clique ou acesse o link abaixo:


      Passo a passo de como convidar autores (alunos) para atividade cooperativa no blog.
      1. Acesse o site www.blogger.com
      2. Faça o login e clique entrar.
      3. Depois de dar um click no enter, irá aparecer um painel que contem o link com o nome (configuração), click nesse nome.
      4. Aparecerá uma nova janela, na parte superior destacados com a cor azul tem um link com o nome (permissões) clique nesse nome.
      5. Nessa nova janela aparecerão dois quadros um para adicionar autores e o outro, leitores. Clique em adicionar autores e coloque o endereço de e-mail dos alunos que serão convidados a tralhar no blog. Clique em (convidar) para que seus alunos recebam o convite por e-mail e aceite – no segundo quadro abaixo configure como achar melhor. (seria melhor liberar para todos somente depois que certificar se o blog esta coerente e sem erros gramaticais)
      Passo a passo de como criar novas paginas no blog:
      1. Acesse o site www.blogger.com.
      2. Faça login e clique entre.
      3. Nessa nova janela clique em editar postagem.
      4. Novamente entrará uma nova janela, clique em editar pagina escrito de azul logo abaixo de configuração, entrará outra tela.
      5. Nessa tela clique em nova pagina pronto. (Repita todos esses procedimentos até completar as dez pagina, você pode colocar o nome do grupo no titulo da pagina junto com o tema escolhido por eles, exemplo: Grupo A: Como votar consciente nessas eleições).


      Passo a passo de como editar no blog:
      1. Acesse o site www.blogger.com
      2. Faça login e clique em entre.
      3. Nessa janela clique em editar postagem, aparecerá todas as paginas dos grupos nessa mesma janela. (O aluno localiza seu grupo e clica em editar, pronto é só começar). O grupo que irão trabalhar no home pagina devem clicar em nova postagem e configurações.


      Breves considerações: O que é moodle ? e o que é blog?

      Moodle -Existem várias plataformas de Educação a Distância, também conhecidas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), e o Moodle é uma das mais utilizadas atualmente. No Brasil, várias instituições adotam esse ambiente nos seus projetos de EAD.
      http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle?.pdf
      Blog – é uma página web atualizada frequentemente de acordo com o assunto e artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados, pode ser bem amplos ou sucintos.
      http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0?