Atividade cooperativa
Como exercer a cidadania no ciberespaço?
Integrantes da equipe:
- Claudia Ferraz Marques da Costa
- Eliane Nogueira Pereira
- Rosana Silva -
Fundamentação Teórica:
Segundo SANTANA (2003), ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, à comunicação, à informação, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e do complexo organismo que é a coletividade, a nação e o Estado. Para que haja um bom funcionamento todos precisam dar sua parcela de contribuição.
O computador e as redes de comunicação se converteram em elementos fundamentais do processo de comunicação virtual, oferecendo ferramentas de trabalho, prestação de serviços, diversão, favorecendo relacionamentos, além de permitir acesso a um grande sistema de informações. Há várias ferramentas que viabilizam a comunicação entre as pessoas, tais como orkut, msn, twitter, facebook e muitos outros.
Estamos vivendo em um mundo conturbado em que a globalização e a internet, abriram grandes espaços para o uso adequado e inadequado dos seus seguidores. Ai encontra-se a necessidade dos professores, dos orientadores, das instituições mediarem seus alunos conscientizando-os dos direitos e dos deveres, que devem caminhar juntos na sociedade e que ser cidadão é; primeiramente estar informado dessas ações.
A internet é um meio de comunicação inclusivo, permite a expressão pública a todos os indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Por ser um meio de comunicação eficaz, que muitos têm acesso, torna-se uma excelente ferramenta para a propagação do que seja exercer a cidadania e o professor pode ser o canal para que essas ações ocorram. Sendo assim, nessa atividade o blog será um meio de interação coorporativa que subsidiara na construção dessa tarefa.
Observação: Para a realização dessa tarefa o Tutor deverá se orientar através do passo a passo, disponível no anexo.
Área de conhecimento: Interdisciplinar
Público alvo: Alunos EAD do oitavo e nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio.
Objetivo geral:
- Essa atividade visa conscientizar não só os alunos, mas, todas as pessoas que tem acesso à internet de como podemos fazer uso de uma ferramenta como instrumento de aprendizagem de forma a lutar por nossos direitos e deveres.
- Necessidade de ampliar o uso das ferramentas do computador e da internet, no espaço escolar, como processo de ensino aprendizagem.
Objetivo específico:
- · Entender a iniciativa, o senso de equipe, o aperfeiçoamento da percepção de mundo como elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional no que tange a cidadania.
- · Estimular a cooperação e colaboração.
- · Entender a crítica como forma de conhecimento.
- · Perceber que a construção da competência linguística e tecnológica é uma forma de vencer o preconceito em relação à capacidade discursiva do locutor.
- · Compreender a importância de exercer a cidadania.
- · Perceber que é possível utilizar a tecnologia para exercer a cidadania, através da web, blog, Orkut, etc.
- · Fazer com que os alunos entendam que existem variadas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que trata de um mesmo tema ou assunto.
Estratégia Pedagógica
Material didático:
- Texto base formato pdf: http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm
Texto complementar 1- formato pdf: www.cienciasecognicao.org/pdf/v11/m317144.pdf
Texto complementar 2- formato pdf: http://www.tre-ac.gov.br/maiscidadao/Download/cartilha.pdf
Material didático opcional:
- · Pesquisa via internet e outros textos que o aluno tenha acesso.
Conteúdo:
- · Comentários do fórum e dos textos de diferentes gêneros postados no blog.
Recursos e ferramentas de interação utilizada pelo grupo
- Computador com acesso a internet
- Plataforma moodle
- Fórum
- Blog gratuito
- Tutores de apoio
Metodologia:
- Montar 11 grupos de 2 a 4 membros, de acordo com o número de alunos no grupo todo.
- Cada grupo de alunos ficará responsável para postar em uma página do blog. O tema escolhido pelo grupo, e orientado pelo tutor deverá ter relação com o tema principal (Exercendo a cidadania no Ciberespaço).
- Um dos grupos ficará responsável para personalizar a página principal do blog do jeito que acharem melhor, considerando o tema do blog em pauta, se utilizando de imagens, filmes, músicas, links, etc. Este grupo deverá acolher sugestão pertinentes e possível de se aplicar, de colegas dos outros 10 grupos.
- A atividade acontecerá em três etapas, cada etapa consta de uma semana com sustentação do texto base e textos complementares do material didático indicado acima. Observação: O material didático deverá estar disponível na plataforma para os alunos.
Tarefa a ser realizada pelo grupo nas etapas (relacionadas na metodologia acima)
- Primeira semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: O que significa o exercer a cidadania e Como estão distribuídos os poderes no Brasil e quais são os direitos e deveres de cada cidadão nos tempos de eleição politica?
- Segunda semana: discussão de todo o grupo no fórum com a seguinte questão: Como exercer a cidadania no ciberespaço e quais ferramentas, programas de software, objeto de aprendizagem, entre outros, podem ser usados para o exercício da cidadania?
- Terceira semana: Elaboração da atividade de texto nas páginas do blog pelos 11 grupos.
Produto final:
- · Um blog cooperativo onde todos podem ter acesso e fazer comentários.
Avaliação:
Na avaliação será observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados levando-se em conta:
- A forma de identificar o sentido denotado de vocabulário utilizado em seguimento de um texto.
- Coerência do tema com tema principal.
- Participação do aluno nos quatros fóruns de discussões. (Fórum da primeira semana, fórum da segunda semana, fórum de cada grupo separado e fórum do grupo todo).
- Elaboração do texto no blog.
- Construção do home - página do blog .
Conclusão
De acordo com Referenciais de qualidade para Educação Superior a distancia, “o uso inovador da tecnologia aplicado à educação, e mais especificamente, à educação a distância deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento”.
A sociedade almeja uma escola comprometida com a busca de uma sociedade justa, capaz de desenvolver nos jovens, habilidades, conhecimentos e atitudes funcionais ao mundo do trabalho, da produção, e do desenvolvimento econômico, buscando uma educação de qualidade, com vistas à construção coletiva.
Este trabalho aborda como o professor reflexivo pode atuar e refletir sobre sua prática pedagógica e o trabalho coletivo. Com isso, certamente promoverá a produção de conhecimento mais útil e substanciais para a educação. Não basta que o profissional da educação seja um “reprodutor” de conhecimento é necessário ação e determinação para solucionar o problema enfrentado pela sociedade nas redes sociais de comunicação.
Bibliografia:
- web: http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm. Por JAIME PINSKY Historiador, doutor e livre docente pela USP e professor titular da Unicamp, é autor de vasta obra (acessado em 26/09/2010) as 7:30 h
- Web: http://www.tre-ac.gov.br/maiscidadao/Download/cartilha.pdf . acessado em 26/09/2010 as 20:00 h
- web:http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v11/m317144.pdf. Acessado em 26/09/2010 as 21:35 h
- FUNDAMENTOS da educação a distância, mídias e ambientes virtuais / Fernanda C. A. Campos ... et al.?. - Juiz de Fora: Editar, 2007. 48 p. ilust. REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Brasília,
- SANTANA, Marcos Silvio - O que é cidadania – Disponível em : www.advogado.adv. br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidadania.htm
- BARBOSA, B. Falta de informação limita participação popular. Cidadania na Internet. Rio de Janeiro, nov. 2003. Disponível em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp
- http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle??.pdf - acessado em 27/092010
- http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=13 - acessado em 27/ 09/2010
- http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0? acessado em 26/09/2010
- http://www.youtube.com/watch?v=gnJUqYeFRpE&feature=related - acessado em, 26/09/2010
- Referencial de qualidade do MEC, disponível em/;http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=10171 Acessado em 29/09/2010, 19:56 h
Anexos:
Para essa tarefa o Tutor deverá seguir os seguintes passos:
- Criar um blog, no blogspot ou blogger.
- Configurar para que somente o grupo escolar visualize o blog, até que esse seja finalizado, cabendo ao professor com autorização de todos os autores a decisão de liberar ou não para que o mundo tenha acesso.
- Colocar como tema na página principal do blog: (Exercendo a cidadania no ciberespaço).
- Escolha um modelo que mais combine com tema proposto na aula.
- Configurar o blog de modo que todos os alunos do grupo possam ter acesso, ser o autor e interagir. (Na configuração é possível adicionar até 100 autores)
- Sugestão: Pode-se disponibilizar uma “infinidade” de temas para que os alunos escolham um.
- O blogger, blogspot ou blog além da página principal, oferece mais dez páginas dentro do mesmo blog, sendo assim cada grupo será responsável por uma página para postar seus textos.
- Além dos fóruns onde serão feitos as discussões das questões propostas, o tutor devera criar mais 12 fóruns via plataforma, um para cada grupo discutirem suas ações das atividades de textos e outro para orientar, mediar e esclarecer dúvidas de todos os grupos para a realização dessa tarefa.
- O tutor devera disponibilizar o link do endereço do blog na plataforma moodle e nos fórum de atividades também da plataforma, para que os alunos possam ter facilidade de acesso.
Passo a passo de como criar um blog no blogspot, clique ou acesse o link abaixo:
Passo a passo de como convidar autores (alunos) para atividade cooperativa no blog.
- Acesse o site www.blogger.com
- Faça o login e clique entrar.
- Depois de dar um click no enter, irá aparecer um painel que contem o link com o nome (configuração), click nesse nome.
- Aparecerá uma nova janela, na parte superior destacados com a cor azul tem um link com o nome (permissões) clique nesse nome.
- Nessa nova janela aparecerão dois quadros um para adicionar autores e o outro, leitores. Clique em adicionar autores e coloque o endereço de e-mail dos alunos que serão convidados a tralhar no blog. Clique em (convidar) para que seus alunos recebam o convite por e-mail e aceite – no segundo quadro abaixo configure como achar melhor. (seria melhor liberar para todos somente depois que certificar se o blog esta coerente e sem erros gramaticais)
Passo a passo de como criar novas paginas no blog:
- Acesse o site www.blogger.com.
- Faça login e clique entre.
- Nessa nova janela clique em editar postagem.
- Novamente entrará uma nova janela, clique em editar pagina escrito de azul logo abaixo de configuração, entrará outra tela.
- Nessa tela clique em nova pagina pronto. (Repita todos esses procedimentos até completar as dez pagina, você pode colocar o nome do grupo no titulo da pagina junto com o tema escolhido por eles, exemplo: Grupo A: Como votar consciente nessas eleições).
Passo a passo de como editar no blog:
- Acesse o site www.blogger.com
- Faça login e clique em entre.
- Nessa janela clique em editar postagem, aparecerá todas as paginas dos grupos nessa mesma janela. (O aluno localiza seu grupo e clica em editar, pronto é só começar). O grupo que irão trabalhar no home pagina devem clicar em nova postagem e configurações.
Breves considerações: O que é moodle ? e o que é blog?
Moodle -Existem várias plataformas de Educação a Distância, também conhecidas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), e o Moodle é uma das mais utilizadas atualmente. No Brasil, várias instituições adotam esse ambiente nos seus projetos de EAD.
http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle?.pdf
Blog – é uma página web atualizada frequentemente de acordo com o assunto e artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados, pode ser bem amplos ou sucintos.
http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0?
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(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.