Textos com todos direitos autorais reservados. Para copiar trechos dos textos abaixo, ou, textos inteiros, (que não sejam citações de outros autores) é necessário citar o nome da autora. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010- 2011).

Plagio é crime... Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

17 de set. de 2011

Sistema de rutoria de cursos EAD - texto 4

Painel de Ações do Tutor num ambiente Interativo de Aprendizagem




             A nova tecnologia no ambiente educacional vem a cada dia ganhando mais  espaço nas escolas,  uma das grandes novidades nesses últimos tempos são os cursos educacionais feitos através da internet, mais conhecido como curso EAD (Educação a Distancia).  Apesar desse novo método de ensino apresentar significativamente como sendo um bom método no processo educativo, ainda há uma enorme discussão em torno desse assunto, principalmente a respeito das ações do tutor nesse ambiente de aprendizagem, das relações interpessoais e construção da autonomia do aluno. Na concepção de cada agente desse processo educativo, o que pode mudar nessas ações num ambiente interativo de aprendizagem, são as formas apresentadas de conceitos, de como se da esse processo, até que seja consolidada uma estrutura realmente adequada e eficaz para esse novo métodos de ensino.  Ainda assim, por se tratar de um processo continuo e que esta em constante transformação,  os conceitos em torno desse assunto  talvez nunca seja único, isso é, pode haver sempre uma nova discussão em torno desse assunto, obviamente haverá sempre perguntas pertinentes a serem respondidas.
            Apesar de não haver uma definição exata para que tutores norteiem a interatividade e o processo de ensino aprendizagem nesse ambiente, as ações que o tutor deve cumprir primeiramente, estão nos princípios básicos da educação, ter conhecimento da lei a respeito da a educação a distancia, programas e ações da Seed, a LDB (Leis de diretrizes e base) e os referenciais do MEC.
            Um dos grandes desafios não só na EAD mais em qualquer modalidade de ensino, é que tutores e professores de fato, constitua por meio da proposta pedagógica, espaço e tempo, para que o aluno tenha realmente uma aula motivadora interagindo ações que leva necessariamente ao crescimento individual e coletivo. Um ambiente onde as formas de expressão ocupam lugares de privilegio no contexto pedagógico. Segundo Myrtes. Alonso e Sonia Algretti (2003), O fato de as relações aluno-professor serem mediatizadas pelos recursos tecnológicos, (...) não significa eliminar ou subestimar a interação pedagógica, mas, condicioná-la a um novo tipo de ambiente; e são os cuidados que se tem com esses dois elementos, interação e ambiente, que definem a qualidade da Educação à distância.
            Para concluir; a reflexão é um fator fundamental não só para os tutores, mas para todos os envolvidos no processo educacional e tudo que se refere o presente contexto aqui apresentado, pois, tal processo permite o movimento da busca, da interrogação, da indagação, para uma compreensão mais apurado do assunto, através de leitura, pesquisa, busca de habilidades e competências para atualizar os conhecimentos sobre o assunto em pauta. A reflexão pode levar a eficácia e a eficácia por si só, faz com que o tutor faça um mapeamento da sua atuação em todas as situações como mediador, interlocutor e   orientador para  sistematizar e organizar o processo de ensino, promovendo consequentemente um melhor processo de ensino aprendizagem.




Referencias Bibliográficas:



ALONSO, M e ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores
a distância. In: VALENTE, J. A., PRADO, M. E. e M. E. ALMEIDA, M.E.(Org). Educação a
distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Texto base – Sistema de Tutoria de curso a Distancia. Leila Medeiros, Margarete Macedo, Sérgio Amaral  e Vera Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser copiar trechos dos textos, cite o nome da autora.

(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.