Reflexão sobre como e por que as concepções da educação e do currículo definem também os modelos de avaliação a serem adotados.
As concepções de educação e do curriculum define o modelo de avaliação a serem adotados porque se deve ter clareza dos problemas a serem enfrentados, pois, deve haver um diagnostico das situações reais para então gerar soluções e alternativas. O processo de ensino e aprendizagem é extremamente complexo, não sendo possível uma analise simplificada.
É importante ter a clareza que as intervenções das composições da educação do curriculum requerem reflexão das conciliações de cada uma delas nas instituições. As concepções devem ser um subsidio para educadores desenvolverem planos de ensinos adequados aos seus contextos, com princípios e objetivos da ação educativa, como por exemplo: que tipo de sociedade se deseja formar dentro desta instituição escolar acadêmica.
Objetivos gerais devem ser desdobrados em objetivos específicos que possam orientar as práticas nos sistema de comunicação, no material didático, nos grupos e equipes, na infra-instrutora de apoio, na sustentabilidade financeira e tudo que envolve a administração de gestão acadêmica. Daí a importância da avaliação.
A avaliação por sua vez, deve ser abordada como parte constitutiva do planejamento do curriculum. Pois, a avaliação prévia dos efeitos de uma ação oferece oportunidade de fazer uma seleção de solução ideal, uma estratégia implícita, que revelaria a intencionalidade das ações das concepções da educação e do currículo, não podendo ser isolado, pois, um é inerente ao outro. No entanto esse conjunto de ação entre a avaliação e curriculum, é uma questão de necessidade. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se quiser copiar trechos dos textos, cite o nome da autora.
(PREIRA. Eliane Nogueira 2010/2011). Plagio é crime...Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.