Descrição das características de usabilidade (facilidade de uso, facilidade de aprendizagem, navegabilidade, manual dos usuários e outras) que a plataforma Moodle tem que facilitam a interação do aluno/usuário.
Como diz um dos textos complementar, a colaborativa através de um conjunto variado de mecanismos e ferramentas[i], nos traz muitas vantagens sendo o moodle a principal ferramenta para estudante EAD.
As características são muitas; os fóruns, o chat e a forma como estão organizados, facilitam muito as interações com outros usuários da plataforma, além de oferecer oportunidade de trocar experiência de modo interdisciplinar e oportunidade de reavaliar os conceitos estabelecidos por cada aluno e preestabelecidos por nos, usuário.
O Guia de suporte e informação para o uso do moodle é um dos mais preciso, pois, nos da instrução importantes quanto ao uso das ferramentas, sem precisar ter o trabalho de entrar em contato pessoal para tratar desse assunto, ou ficar trocando e-mail para resolver esse mesmo assunto, por se encontra adequadamente na primeira pagina, facilita a visualização e utilização.
O cronograma de disciplinas permite preestabelecer os estudos das próximas aulas, também nos da oportunidade de saber os dias de inicio e términos das atividades. Esse quadro ficaria ainda melhor, se tivesse uma terceira coluna com os subtítulos que serão abordados. Como no exemplo abaixo:
Oferta de disciplinas - Turma 2010
Disciplina: 04/08 – 13/10/2010 Trancamento: 25/08 – 31/08/2010 | Fundamentos EAD | 2. Ambientes virtuais (plataforma moodle) |
O perfil de cada usuário torna a plataforma muito melhor, trazendo a sensação para o aluno de não estar sozinho, além de permitir que o aluno saiba um pouco do perfil de cada colega do seu grupo e de outros grupos. Nesse mesmo quadro, tem o link que abre todas as mensagens postadas por nos aluno, permitindo autoavaliação e Análise de nossa participação.
O uso adequado e coerente da plataforma moodle, com certeza auxiliar na EAD, porem, sabe-se que existe perguntar fastidiosas a serem respondidas e cada um de nos somos sujeito colaborativos nessa ação, pois, a impossibilidade só existe na não tentativa das práticas. PEREIRA, Eliane Nogueira (2010)
Referências:
[i] A Prática Interdisciplinar em Programas de Educação a Distância num Cenário de Novas Tecnologias da Informação e
Comunicação Teresinha Quadros, Joberto S. B. Martins
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